fbpx

De acordo com a Newzoo – uma companhia dedicada a estudar e relatar dados sobre o mercado global de jogos – a Microsoft é a fabricante de consoles de maior sucesso, em termos de lucros vindos de jogos. O relatório, baseado em estatísticas, mostra a Microsoft com um lucro de aproximadamente $2.7 bilhões de dólares na primeira metade de 2015, ficando atrás apenas da empresa chinesa de jogos para PC, Tencent. Lembrando que a primeira metade do ano foi a baixa temporada para a Microsoft, somente após Julho vieram os grandes lançamentos para o Xbox One, como: Rare Replay, Gears of War: Ultimate Edition, Forza Motorsport 6, Halo 5: Guardians, e logo mais Rise of the Tomb Raider e Fable Legends.

Esses números são baseados pelo ano do calendário, e não pelo ano fiscal das empresas. Portanto é normal aparecer alguma discrepância entre os valores relatados nesses diferentes relatórios. Nos casos da Microsoft e da Sony, não são adicionados os lucros das vendas de seus consoles propriamente ditos, apenas dos jogos vendidos neles, sejam eles físicos ou digitais (adquiridos na Xbox Live ou na PSN).

Em 2013, a Microsoft se manteve no ranking como a mais bem sucedida na área de consoles, apesar das quedas no lucro durante a segunda metade do ano: devido ao lançamento falho do Xbox One – na época sobre a supervisão do antigo presidente Don Mattrick. Mas surpreendentemente o começo do ano de 2014 foi liderado mais uma vez pela empresa do Xbox, sofrendo apenas algumas quedas no meio do ano. Já 2015 parece ser o ano de ouro da empresa, com as notícias das vendas espetaculares de Rare Replay, Forza 6, Gears of War: UE e agora Halo 5: Guardians, a empresa deverá se manter por cima do começo até o fim.

Relatório de lucratividade com jogos durante o ano de 2013

O próximo ano não deve se diferenciar tanto do que estamos vendo agora, com vários exclusivos de peso chegando ao Xbox One graças à direção de Phil Spencer – o atual presidente da divisão do Xbox na Microsoft – e à sua visão de investir pesado em jogos exclusivos para a plataforma. Apenas em 2016 nós teremos Quantum Break, ReCore, Gigantic, Crackdown 3, Scalebound e Gears of War 4, além da vasta coleção de jogos do Xbox 360 que entrarão na retrocompatibilidade do Xbox One, uma funcionalidade que será lançada agora no final de 2015 mas que irá crescer mesmo durante 2016.

Você pode encontrar os números em mais detalhes na página da Newzoo.

Compartilhar.

About Author

Gamer desde criança, na época em que possuía um Master System III. Adoro jogos com uma história que te faz pensar após a diversão, como Bioshock, Alan Wake e Halo.

Powered by keepvid themefull earn money