fbpx

Nesse fim de semana, a Microsoft pode comemorar mais um aniversário da sua divisão de games. Mais precisamente no dia 22 de novembro de 2005 era lançado na América do Norte o Xbox 360, era o segundo console da Microsoft no mercado de games, o console que foi um sucesso absoluto de vendas e elevou a marca Xbox a um novo patamar.

360

Em 22 de novembro de 2005 a Microsoft lançava o Xbox 360. Dessa vez o Xbox 360, chegava ao mercado para competir com PlayStation 3 e Nintendo Wii. Neste ponto, o serviço Xbox Live foi altamente melhorado e contou com um nível gratuito de subscrição, bem como a capacidade de transmitir conteúdo de PCs, streaming de música, programas de TV, e muito mais através dos serviços Xbox Música e Xbox Video. O console acumula um total de 84 milhões de vendas sendo o sexto vídeo game mais vendido da história.

O Xbox 360 trouxe grandes melhorias e novidades que influenciaram com força o mercado de games, veja como muitas delas mudaram para sempre a vida dos jogadores:

  • Xbox Live

A Xbox Live surgiu no primeiro Xbox, em novembro de 2002, um ano depois que o console Xbox original foi lançado na América do Norte. Isso permitiu que os jogos fossem  jogados online com uma conexão de banda larga. Foi a primeira rede de consoles que conectou pessoas de todo mundo em partidas multiplayer. Por isso a Live foi uma divisora de águas: não era apenas jogar online, mas pra fazer amigos. A possibilidade de criar contatos e bater papo via console era meio surreal naquela época.  Mesmo não sendo uma criação do Xbox 360, foi nele que a rede se consolidou e se transformou na grande referência que é hoje em dia. A cultura de jogos multiplayer cresceu e se fortaleceu com a Xbox Live, e também se tornou um incentivo para fugir na pirataria, já que para aproveitar o  online de jogos de peso como Call of Duty, Halo, Gears of War e outros não era possível com mídias piratas. Entrar nas partidas com uma mídia pirata poderia acarretar no banimento da conta do jogador. Ou seja, quem optou pela pirataria perdeu o grande carro chefe do Xbox 360.

  • Conquistas e Gamerscore

Um símbolo dos Xbox 360 foi a criação das conquistas e do sistema de Gamerscore. A Microsoft teve a ideia de criar prêmios para proezas específicas realizadas dentro de um jogo, esse prêmio recebeu o nome de Conquistas e cada uma delas possui um valor que recebeu o nome de Gamerscore.  Foi assim que começaram disputas no mundo todo para conseguir o topo dessa numeração. As conquistas e gamerscore ficam vinculadas a conta do jogador na Xbox Live e é comum a comparação e disputas dessas estatísticas entre jogadores do mundo todo. Atualmente o jogador com a maior pontuação mundial é o Stallion83, e no Brasil o grande conquistador é o ArnaldoDK.

O sistema é um grande sucesso, com conquistas insanas e que incentivam muito jogadores a gastarem ainda mais tempo em um jogo que poderiam terminar mais rápido, isso aumenta o fator replay de muitos jogos. A popularidade do sistema fez com que a concorrente Sony, implementasse um sistema praticamente igual, os troféus.

  • Kinect

O Xbox 360 recebeu no ano de 2010 um acessório novo: o Kinect. O periférico chegou com sua tecnologia de sensor de movimento, permitindo aos jogadores controlar e interagir com seu conteúdo usando apenas o corpo e a voz. O acessório trouxe vida e diversão de uma maneira impressionante com seus jogos de dança e esportes, fizemos um artigo com os jogos mais interessantes lançados para ele.

  • Controle

O controle sem fio para o Xbox 360 possui um design ergonômico e confortável, oferendo muita flexibilidade, precisão controle e qualidade. Ele também pode ser usado no PC. Foi considerado por muitos, durante muito tempo o melhor controle já criado para os games. Seu sucessor, o controle para o Xbox One, chegou ao mercado para manter e elevar o nível já existente e trouxe mais de 41 melhorias ao já celebrado controle do Xbox 360.

  • Jogos indies e digitais

A loja de jogos no Xbox 360, expandiu os horizontes de jogadores e desenvolvedores. Nela era possível comprar sem sair de casa, seja com seu cartão de crédito ou com a moeda criada pela Microsoft, chamada de Microsoft Points. Além disso, foi criada a linha Live Arcade, onde jogos menores e de estúdios inciantes poderiam ter seu espaço, se antes eles estavam restritos ao PC, agora eles possuiam uma nova plataforma para apresentar seus jogos.

  • Fabricação no Brasil

Em 2011, o Xbox 360 passou a ser fabricado no Brasil, o que trouxe uma redução de preço do console e até mesmo na queda dos preços dos jogos exclusivos. A marca Xbox tem crescido no Brasil nos últimos anos. O Xbox 360 e o Xbox One são fabricados no país e a empresa está mostrando sempre seu empenho em agradar a comunidade brasileira, em uma entrevista na BGS Larry Hyrb, o Major Nelson, disse “É um mercado muito, muito importante para nós [o brasileiro]. Não vamos parar de investir. Infelizmente não pude ir até aí, mas não se enganem: estamos investindo. Eu digo que o gamer brasileiro é um dos mais importantes do mundo“.

Apesar de grandes novidades e conquistas, nem tudo foi bom para o Xbox 360. O hardware do aparelho apresentou problemas que geraram as famosas três luzes vermelhas no lugar das quatro verdes no botão power do console. Essa iluminação indicava uma falha generalizada na placa-mãe do videogame, inutilizando seu uso. O problema resultou em um custo de mais de US$ 1 bilhão para a Microsoft, entre a reposição de aparelhos, consertos e até mesmo o envio dos X360 queimados para as assistências técnicas.

A Microsoft decidiu lançar o Xbox Slim em 2010, com tamanho reduzido, novas formas de refrigeração e um design modificado. O novo aparelho não apresentou as mesmas falhas de hardware de seu antecessor.

Foi uma jornada e tanto para o Xbox 360, ele ainda não foi descontinuado pela Microsoft e ainda recebe suporte, atualização e jogos. Mesmo como o Xbox One no mercado de games à dois anos, ele permanece recebendo um final de história que respeita toda sua trajetória e a inventividade que trouxe para a família Xbox. Ele ainda vai viver por muitos anos, seja nos lares dos apaixonados por seus consoles seja através da retrocompatibilidade do Xbox One,  que vai fazer com os jogadores, mesmo que em sua plataforma mais nova, ainda joguem os bons jogos do vitorioso Xbox 360.

Parabéns Xbox 360!!

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money