fbpx

Ori And The Blind Forest, produzido pelo Moon Studios, desenvolvedora independente afiliada ao Microsoft Studios chamou a atenção de todos ao ser apresentado na E3 de 2014 com sua arte diferenciada e seu estilo marcante. Esse jogo mereceu todo o hype criado em cima dele, é uma obra prima!! Ele é graficamente exuberante, com uma narrativa emocionante e com uma jogabilidade desafiadora. E mereceu cada elogio recebido, pois se trata de um jogo primoroso, que não deve nada aos melhores produtores do ramo.

O jogo te cativa a cada cantinho do mapa que é gigante e cheio de detalhes lindos, puzzles inteligentes e estruturas que desafiam a nossa habilidade ao máximo. Não se enganem com o jogo, pois apesar desse aspecto lindinho, ele é bem desafiador e te leva ao limite. O jogo segue uma crescente na dificuldade, que culmina em uma fase final extremamente difícil e desafiadora, prepare-se para arrancar os cabelos e ter que respirar fundo por muitos momentos. Essa última fase quase me fez esquecer que Ori é um jogo fofo!

A história conta a trajetória de Ori, um espírito materializado que foi adotado por Naru, e que passaram a viver na floresta encantada. Porém a Floresta estava ficando doente e eles enfrentaram escassez de comida e água que culminaram com a morte Naru. Ori ficou sozinho, mas decidiu espantar a tristeza e tentar salvar a floresta. Já nesse início o jogo já consegue te prender e cria uma conexão instantânea entre jogador e narrativa.  Ori and the Blind Forest nada mais é que uma bela história de amor, que mostra o que podemos fazer para salvar e proteger aqueles que amamos. Os jogo possui uma estrutura que solta as informações aos poucos, mantendo o nosso interesse durante toda a aventura que nos faz passar por um turbilhão de emoções. São muitos momentos tensos e reveladores, reviravoltas impressionantes e muuuuita emoção. Esse é o típico jogo que faz muitos jogadores se emocionarem e chegarem às lágrimas.

Os gráficos, que são desenhados à mão, são uma verdadeira obra de arte, são perfeitos, fluidos e de encher os olhos. Toda a beleza artística do jogo faz de Ori And The Blind Forest um dos jogos indies mais bonitos já feitos. O jogo entrega cenários, personagens e inimigos ricos em detalhes, jogabilidade fluida, detalhes de partículas na tela impressionantes, os efeitos de iluminação também estão incríveis.

A trilha sonora arrepia! Ela dá o tom certo ao game, seja em momentos mais tensos quanto naqueles mais tristes ou felizes. Gravada no auditório da Ocean Way, em Nashville, nos EUA, a orquestra produziu uma trilha que nos passa emoções no momento certo. As melodias nos envolvem e emocionam durante todo o gameplay. O jogo possui raros momentos de diálogos, que são narrados pelo espírito da floresta, que usa uma linguagem própria criada para o jogo. Não se preocupem que tudo está devidamente legendado em português, então você não vai perder nada dessa história incrível.

A jogabilidade é digna dos melhores metroidvanias do mercado. Ela flui bem e responde bem aos comandos. Ori And The Blind Forest é um jogo de plataforma 2D que lembra jogos como “Metroid” e “Castlevania: Symphony of the Night”. Se trata de um Metroidvania com muita exploração, desafios que demandam precisão, fases interconectadas recheadas de itens  escondidos e que precisam que o jogador conquiste alguma habilidade que ele ainda não possui para prosseguir. O jogo também possui uma árvore de habilidades bem interessante e grande. Preste bastante atenção onde vai gastar seus pontos de habilidade. Você conquista esses pontos juntando uma certa quantidade de experiência que você adquire explorando a floresta e achando segredos e ao derrotar inimigos. Esses pontos te permitem adquirir melhorias que irão te ajudar muito em suas aventuras pela floresta encantada.

Só para avisar para o povo não se enganar com o visual lindinho do jogo, e achar que é fácil, se prepare para muitas fases complicadas e que te farão quebrar a cabeça. As fases seguem em uma crescente na dificuldade e te forçando a usar simultaneamente cada vez mais as habilidades que você adquiriu durante a jogatina. Uma novidade do jogo e que te ajuda a não ter que voltar tanto nas fases toda vez que morrer (e isso vai acontecer muito!!!) é o seu sistema estratégico de saves.  Ori pode usar sua energia espiritual para criar checkpoins em qualquer ponto estável do mapa, dessa forma o jogador pode decidir pnde colocar esse ponto analisando os desafios que terá adiante.

O Jogo tem um boa duração, que pode ir de 10 a 14 horas, dependendo da habilidade e hábito de exploração do jogador. Durante essas horas de gameplay Ori And The Blind Forest te presenteia com uma obra de beleza sem igual, que te desafia e te emociona sem se tornar arrastada, mas também não é curta demais, o jogo possui o timing perfeito.

Uma dica: Ao terminar ao jogo, me deparei com uma notícia estarrecedora, o jogo não possui new game +, ou seja, se voê não fez algo durante o gameplay, vai ter que correr atrás começando do zero. Deixei algumas besteirinhas para fazer depois pensando que daria para acessar novamente depois da conclusão, mas não dá, só começando do zero.

Ori And The Blind Forest  entra na categoria daquele tipo de jogo que marca o jogador e dá a sensação de satisfação ao explorar cada canto de um mapa tão lindo e com uma arte tão encantadora. Ele te traz uma sensação inexplicável de alegria ao avançar em cada fase e ao vencer cada desafio. Esse é típico jogo que merece e deve ser jogado por todo jogador, e se você ainda não teve a oportunidade e a honra de se aventurar com Ori na Floresta encantada, faça isso o quanto antes!

Entenda nossas notas!

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money