fbpx

Sempre tive vontade de escrever um artigo sobre o Aprendizado que os Games trazem para a nossa vida, vejo muito na TV e jornais falando os malefícios que os games trazem para uma Criança ou Individuo, jogos como GTA, Assassin’s Creed, Diablo, entre outros são citados algumas vezes, até injustamente, por motivos culturais e religiosos, sendo que existem outros tipos de mídia que não ganham o mesmo destaque. Venho aqui tentar dar meu ponto de vista e mostrar algumas coisas que para mim  mostraram ser muito úteis na minha vida, desde criança sou Gamer, minha família sempre teve aquele dia de domingo em que todos se reuniam para jogar um Campeonato de Fifa, Enduro, e Jogos de Verão – os Games fazem isso, unem Pai e Filho, as vezes até a Mãe, pois minha Mãe, mesmo sem ter muita habilidade, costumava jogar conosco.

Agora vou citar alguns jogos e o que pode se ganhar de Conhecimento ou Aprendizado, na minha opinião, quem quiser pode comentar no post e trocaremos experiência:

acunityparis1

Agora vai o Terror da Hipocrisia na TV: Assassin’s Creed, apenas por causa do jogo ter o tema de Assassino. Como se não houvessem novelas com temas de assassinato, reportagens o dia inteiro mostrando atrocidades, e sim se você deixa seu filho assistir esse tipo de conteúdo e critica um jogo como esse, meu amigo você é um pouco hipócrita.

Sem tacar muito fogo, pois vou tomar algumas pedradas com esse tipo de artigo, vamos o que eu acho de Conhecimento que se pode ter ao jogar essa Saga. O jogo não se trata somente de Assassinatos, temos uma rica história, cada jogo mostra um período histórico diferente – Revolução Industrial, Era de Ouro da Pirataria, Período da Renascença, Revolução Francesa, Revolução Americana, entre outros – toda a Arquitetura da época é detalhada fielmente. Personagens históricos como Leonardo da Vinci, Barba Negra, Abraham Lincoln, e Napoleão Bonaparte são mostrados como poucos livros ou filmes puderam citar, a mistura de ficção e realidade faz uma viagem no tempo cultural, coisas que não vemos nos livros de história nos tempos de escola. Ciência, arquitetura, sociologia e história – tudo rico em detalhes (apesar de algumas diferenças em relação aos fatos, pois se fez necessário para incluir a ficção da rivalidade entre Assassinos e Templários).

Max and The Curse of Brotherhood, quem nunca brigou com o irmão? Todos nós temos em comum o fato de sermos seres-humanos, temos opiniões diferentes, personalidades diferentes, e as vezes um pouco de egoísmo. Esse jogo mostra muito desse sentimento na infância, em que você tem ele voltado, principalmente, contra seu irmão ou irmã, mesmo que no fundo vocês se amem, pois são uma família, e família é isso: nos tempos de dificuldade quem vai estar ao seu lado são eles, esse  jogo de uma forma bem simples passa essa mensagem, o amor de irmãos. Max pode ter raiva de compartilhar sua vida com seu irmão mais novo, mas isso não quer dizer que ele não vá se arriscar para salvá-lo.

Max-The-Curse-of-Brotherhood-xbox-one

 

Resident Evil, aí você me pergunta por que em um jogo de Survival Horror você aprenderia algo? Meu caro colega,  aprender a se salvar em um apocalipse Zumbi é bom, mas quebrar a cabeça para resolver os Puzzles é o meu ponto aqui, isso aumenta – e muito – o seu raciocínio lógico. Vários jogos como Silent Hill, The Evil Whithin, Tomb Raider, Uncharted  e Batman Arkham Saga utilizam dos quebra cabeças e forçam o jogador a pensar para resolver os enigmas dentro do jogo. Eu chegava a me preparar com lápis e papel para armar jeitos de passar daquelas partes complicadas.

Image16

Age of Empires/ Civilization, jogos que são de estratégia mas que ensinam Matemática. Tudo é questão de recursos, misturado a estratégia, e isso não faz parte da Matemática? você aprende como seria uma economia de uma civilização e como investir e em que investir, jogos desse tipo são legais e ensinam esses tipos de coisa sem forçar muito, joguei muito na minha infância. Aprendi sobre culturas diferentes, sobre história, Civilization então nem se fala da uma aula de história da humanidade.

154971_sid_meier_s_civilization_iii_play_the_wor

Agora levanto a questão, qual jogo te ensinou algo de útil sem mesmo você perceber? Coloque nos comentários , e você  concorda ou discorda da lista acima.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money