fbpx

Styx: Master of Shadows é um projeto da desenvolvedora Cyanide Studios e totalmente voltado para o público que adora títulos com foco na furtividade, e o estilo é explorado de maneira intensa e muito desafiadora nesse jogo. A jornada de Styx, um Goblin sem escrúpulos e que acorda preso em uma torre e com sua mente totalmente confusa já mostra desde o início que iremos viajar por uma narrativa bem diferente.

A história acompanha as aventuras de Styx, que é intitulado como o primeiro Goblin do mundo, e que apesar de ter perdido suas memórias ele possui uma obsessão em sua cabeça confusa: roubar o coração da Árvore do Mundo, uma planta gigantesca trancafiada na Torre de Akenash, que é a fonte de uma substância poderosa , chamada Ambar, que confere a Styx habilidades poderosas e distintas. Como não possui poder físico, Styx usa ao máximo suas habilidades de assassinato e furtividade, aproveitando cada brecha para pegar seus inimigos pelas costas. Como podemos perceber, o protagonista de Styx: Master of Shadows está longe de ser um herói, ele possui uma moral duvidosa, não é nada simpático e sempre ficamos em dúvida sobre seus reais objetivos. O enredo é bem simples, mas ainda possui uma vertente política ao apresentar uma suspeita de que uma aliança entre humanos e elfos esteja ocorrendo, os dois maiores inimigos dos Goblins.

A jogabilidade de Styx: Master of Shadows é totalmente em terceira pessoa e os controles funcionam muito bem, o problema aqui fica por conta dos ângulos da câmera que muitas vezes assumem posições muito ruins e que estragam grande parte do gameplay. O que diminui esse problema são os tamanhos das fases, que são enormes e muito bem desenvolvidas para enaltecer a furtividade, então você acaba esquecendo da câmera estranha. Styx: Master of Shadows é um jogo voltado 100% para a furtividade, feito para os amantes do gênero. De maneira que o ideal é passar sem ser detectado pelos inimigos, ou você será esmagado nos combates, pois Styx é extremamente frágil, e os combates corpo-a-corpo não são incentivados, pois os inimigos são infinitamente mais fortes que o Goblin. O lado bom é que com o uso do Ambar Styx pode fazer uso de poderes especiais que ajudam a passar pelos inimigos de maneira mais tranquila, como, por exemplo, criar um clone de si mesmo para distrair os guardas e até ficar invisível por breves períodos de tempo.

Styx: Master of Shadows é um jogo bem difícil, mesmo em sua dificuldade normal, você sempre precisará buscar os caminhos mãos diversos para não ser detectado e para tal você irá escalar os lugares mais ermos e difíceis, sendo que isso requer muita precisão, já que essa escalada não é automática como acontece, por exemplo, em Assassin’s Creed, Styx não possui movimentos pré-programados para chegar em pontos específicos, ele depende da sua precisão em acertar os lugares. A premissa da jogabilidade é simples, de um típico vá de um ponto ao outro do mapa e faça alguma coisa específica, mas isso deve ser feito da maneira mais furtiva possível e o jogo te dá diversas opções de como fazer isso, a escolha é sua.  Mas a descoberta do melhor caminho é muito difícil e a cada mapa aumenta a dificuldade de conseguir passar despercebido pelos inimigos. Sem falar que os recursos de poções de Ambar e cura são extremante escassas.

Como já percebemos o combate corpo-a-corpo é totalmente desleal e deve ser evitado a todo custo em Styx: Master of Shadows, caso isso ocorra as chances de você ser derrotado são gigantes, o sistema é simples mas extremamente desbalanceado para o nosso Goblin, você irá precisar clicar no momento certo, quando o botão aparecer na tela para que aconteça o contra-ataque, mas não e nada fácil defletir os golpes e muitas vezes os inimigos estão em maior número o que torna impossível a vitória. Dessa forma, só resta a Styx tentar fugir e buscar caminhos alternativos e como os mapas são gigantes isso pode se tornar cansativo bem rápido.

Graficamente, Styx: Master of Shadows se apresenta muito bem, ainda mais por se tratar de um jogo independente e com poucos recursos, os cenários são muito bem detalhados e com escolhas de design muito inteligentes para favorecer o Stealth, personagens bem elaborados e uma iluminação dos ambientes incrível, que faz o sistema de stealth brilhar ainda mais. A furtividade do jogo só fica prejudicada algumas vezes com bugs que acontecem principalmente com os corpos dos inimigos eliminados, que muitas vezes atravessam paredes e o chão, fazendo você ser detectado, e já vimos que ser detectado em Styx: Master of Shadows é bem problemático.

Styx: Master of Shadows é extremamente competente no que ele se propõe a ser: um jogo de stealth puro. Ele pune severamente quem não seguir essa linha de jogabilidade e apresenta um nível de dificuldade elevadíssimo em suas missões. A história te envolve e possui reviravoltas muito interessantes e bem encaixadas dentro do universo do jogo, que está muito bem representado nos belíssimos ambientes criados. O jogo peca com bugs que estragam a jogabilidade e fazem com que a experiência furtiva se perca algumas vezes. Mesmo assim acompanhar a jornada duvidosa e debochada de Styx é bem interessante e apesar da dificuldade punitiva do jogo, você vai querer saber o desfecho de tudo aquilo que está acontecendo.

Styx volta em 2016 com Styx: Shards of Darkness e prova que a as aventuras do Goblin fizeram sucesso.

https://www.xboxpower.com.br/entenda-nossas-notas/

Entenda nossas notas.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money