fbpx

Quando foi anunciado o jogo pela The Odd Gentlemen confesso que fui tomado pelo sentimento de nostalgia, já que King’s Quest foi o primeiro jogo que joguei em meu PC XT, e ainda com monitor monocromático/fósforo verde e em disquete 5 1/4″. Tratava-se de um Adventure com uma interface baseada em comandos/ações via palavras digitadas, por exemplo digitava-se OPEN DOOR para abrir a porta, GET WALNUT para pegar as nozes. Este gênero marcou a década de 80, com várias franquias da própria Sierra: King’s Quest, Police Quest, Hero’s Quest, Leisure Suit Larry entre outros. Posso afirmar que meu conhecimento na língua inglesa deu-se muito jogando estes jogos com um dicionário ao lado. Nesta época não existia internet, e muitos dos puzzles eram resolvidos em conversas no colégio com amigos que também jogavam. Ótimos tempos, sei que sou velho mesmo 😉

King's Quest I - 1983
King’s Quest I (1983) – Graham em sua aventura atrás dos tesouros para o Rei Edward

O jogo original contava a busca de Sir Graham, um cavaleiro a serviço do rei Edward, pelo reino de Daventry pelos tesouros mágicos que o fariam tornar-se Rei. Os três tesouros são: uma arca cheia de ouro, um espelho mágico e um escudo mágico.

King’s Quest já passou por alguns remakes feitos inclusive por fãs, o último deles feito pela AGD (Anonymous Game Developer) encontra-se disponível gratuitamente para PC, nela incluíram uma nova interface (Point-and-Click), melhorias nos gráficos, vocalização e muito mais.

O jogo atual teve o aval da Roberta Willians, criadora de vários jogos da série e demais títulos da Sierra. A ideia foi fazer uma releitura (reboot) da aventura de Graham, divida em 5 capítulos + Epílogo, sendo narrada por ele mesmo para a sua neta Gwendolyn. A voz de Graham é feita por nada mais que Christopher Lloyd (Dr. Emmett “Doc” Brown da trilogia De Volta para o Futuro), e com um elenco de primeira linha:  Wallace Shawn, Tom Kenny, Josh Keaton, Maggie Elizabeth Jones, and Zelda Williams.

KingQuest-Title

A interface foi adaptada para os tempos atuais e parecendo-se mais com os Adventures point-and-click. Assim como nos jogos anteriores da série, a aventura é recheada de Puzzles para avançar na história, e foram introduzidas diversas ações QTE (Quick Time Events). Gráficos extremamente bem trabalhados deram uma linda ambientação com cenários e sonorização maravilhosos.

KingQuest_001
Cena inicial do jogo a caminho do poço misterioso.

King's Quest Light at Well
Descendo ao fundo do poço, aonde virão muitas aventuras.

O movimento do Graham é feito pelos controles analógicos ou direcionais, há um botão para ação e outro para acessar o inventário. Se você nunca jogou um jogo de Adventure antes, você pode ter alguma dificuldade em se ambientar, aqui vão algumas dicas para obter êxito:

~ Olhe em TODOS LUGARES. Mesmo se você já esteve lá antes, volte e certifique-se que não esqueceu nada! Você poderá se surpreender.
~ Fale com TODOS. Mostre a eles todos seus itens do inventário, faça todas as perguntas e preste atenção nas respostas.
~ Use seus itens em TUDO que você possa interagir.

Não há becos sem saída, se você não sabe como avançar no jogo, faça a lista acima e você descobrirá como avançar.

O primeiro episódio conta como Graham conseguiu pegar o Espelho Mágico e como conseguiu ganhar o torneio de cavaleiros para ter acesso ao Rei Edward. O torneio é divido em três competições: Força (Strenght), Agilidade (Speed) e Inteligência (Wit). Há 3 métodos de resolver os desafios, utilizando Sabedoria (Wisdow), Compaixão (Compassion) ou Bravura (Bravery).  Tem duração por volta de 12 horas e vale muito a pena em se aventurar no reino de Daventry. O segundo episódio já encontra-se disponível e não vejo a hora de pintar uma promoção para comprar a temporada completa.

Veja a galeria de fotos e os trailers do jogo

Conclusão:

Se você curte jogos de aventura com puzzles não deixe de jogar essa releitura do clássico King’s Quest. Foi feito um excelente trabalho pela The Odd Gentlemen. Muitas tiradas cômicas, puzzles de raciocínios lógicos e de interpretação, personagens carismáticos e interessantes, cenário maravilhoso e narração de primeiríssima qualidade.

 

Entenda nossas notas

Entenda nossas notas.

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money