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Análise: Killer Instinct 3ª Temporada

Mais uma temporada chega ao reboot de Killer Instinct trazendo 8 novos personagens para a briga, crossplay entre Xbox One e Windows 10, balanceamentos e mais.

Novos personagens

Kim Wu, Tusk, Árbitro (Halo), e Rash (Battletoads) são os primeiros personagens a serem lançados; com outros dois personagens de identidades já confirmadas: a vampira Mira e o demônio Gargos. Sabemos do boato que General RAAM (Gears of War) será mais um dos personagens convidados a ser adicionado à lista de lutadores, mas não podemos confirmar. Quem será o oitavo personagem – e se General RAAM realmente chegará à Killer Instinct – ainda são incógnitas que só serão reveladas nos próximos meses.

Nova tela de seleção de personagens

Apesar de serem anunciados 8 personagens, assim como as outras duas temporadas anteriores de Killer Instinct seria provável que um nono personagem secreto ainda faça sua aparição, como Omen e Shadow Jago fizeram. Mas vamos aos personagens já liberados:

Árbitro: Vindo do universo de Halo, o Árbitro aparece para enfrentar suas batalhas em Killer Instinct. Apesar de parecido com Thel ‘Vadam esse não é exatamente o mesmo personagem dos jogos de Halo, esse novo lutador está aqui para representar a posição de Árbitro como os guerreiros implacáveis que são.

Para quem é fã de Halo, devo dizer que ficará satisfeito em utilizar a Carabina Covenant, granadas de Plasma, o dispositivo de camuflagem Covenant e a Espada de Energia para destruir seus oponentes em Killer Instinct. O Árbitro é um lutador de velocidade mediana, com combos variados e capacidade de causar um bom dano se não for parado por um combo breaker. Ao ligar seu instinto o Árbitro utiliza mais um equipamento do seu jogo original: o Escudo de Energia, podendo absorver o dano de projéteis e lhe dando uma maior longevidade.

Kim Wu: “Uma estudante e artista marcial, Kim Wu é a herdeira do Espírito do Dragão. Convocada pelo monge guerreiro Jago para combater Gargos e seus asseclas, Kim lidera uma resistência feroz.”

Kim Wu é uma lutadora para quem gosta de agilidade. Ela tem um estilo de luta bem fácil de aprender a jogar, dando voadoras, piruetas e poderosos golpes de nunchaku que abrem combos sem maiores complicações. Ela é capaz de gerar espíritos de dragão com um de seus finalizadores de combo, podendo usá-los posteriormente para cancelar golpes e executar breves investidas no ar. Seu instinto regenera novos espíritos de dragão de tempos em tempos além de lhe permitir utilizar o Canhão de Dragão, um projétil que causa dano ao adversário.

Rash: “Sem Rainha Sombria por perto e cansado de todos os ‘speed runs’ de seus jogos clássicos, Rash chegou à festa do Killer Instinct, decidido a causar suas próprias confusões insanas.”

Direto de Battletoads, passando por um portal interdimensional e chegando à Killer Intinct, Rash é o personagem mais excêntrico do jogo até agora, e também o mais fácil de usar. Chutes, botinadas, ganchos de direita e esquerda são combados facilmente com o aperto repetitivo dos botões de soco e chute fracos. Com o seu instinto ligado, Rash pode chamar sua moto para explodir no adversário e lhe salvar de situações complicadas. Com movimentos bizarros e a provocação mais engraçada do jogo, Rash é definitivamente o maior troll entres os lutadores.

Tusk: Tusk apareceu originalmente em Killer Instinct 2, lançado em 1996, e volta agora como um personagem jogável da terceira temporada do reboot.

Típico lutador grande, forte e lento. Para quem gosta desse estilo (estou incluso aqui), Tusk é um personagem ótimo. Sua grande espada lhe concede um bom alcance, sendo uma das coisas a compensar sua lentidão, mas a real vantagem dele está em seus pontos de deflexão – eventos desencadeados quando Tusk realiza golpes pesados com sua espada. Se o oponente o atacar no exato momento em que o ponto de deflexão estiver ativo este ficará atordoado, possibilitando Tusk a acertar o golpe e começar o seu combo. Já seu instinto lhe permite cancelar qualquer golpe especial em outro golpe, drenando parte de sua barra de instinto.

Melhorias Gráficas e Balanceamento

Além da adição dos novos personagens, o jogo de luta passou por uma evolução como um todo. Cada personagem já existente foi balanceado, com várias mudanças que afetam desde o dano causado por eles quanto à velocidade que certos golpes são executados. Também foi adicionado ao menos um golpe/movimento/instinto novo para cada lutador. Outra diferença notável é a melhoria gráfica, envolvendo nova iluminação dinâmica e tecnologias de reflexão para os cenários. Vocês podem conferir a comparação gráfica do jogo antes e depois da 3ª Temporada abaixo:

Tons ainda mais sombrios e personagens levemente redesenhados marcam a 3ª Temporada

O objetivo das novas tecnologias gráficas empregadas foi a de devolver um tom mais sombrio ao jogo, um traço imperativo na 1ª Temporada mas que se perdeu do jogo nas atualizações do ano passado. Essas mudanças mostram como a Iron Galaxy tem aproveitado bem o jogo como uma plataforma baseada no lançamento contínuo de atualizações, balanceamentos e escutando o público para saber o que pode ser melhorado.

Novas Adições

Começando por uma grande funcionalidade: o crossplay entre jogadores de Killer Instinct do Xbox One e do Windows 10 já está disponível. Com o lançamento da 3ª Temporada foi lançada a versão do jogo para Windows 10, possibilitando você a acessar seu perfil com todos os seus dados e personagens tanto no Xbox One quanto no PC, oferecendo-nos a opção de jogar na plataforma que bem entendermos e contra jogadores de ambas as plataformas (você pode desativar essa opção se preferir e duelar apenas contra jogadores do Xbox One ou do Windows 10).

Um novo modo – denominado Senhores da Sombra – será lançado antes do final da temporada. A ideia é a de fazer com que jogadores tenham mais conteúdo para aproveitar quando não estiverem jogando online ou com amigos. Senhores da Sombra misturará elementos de vários modos diferentes como história, arcade, ranked e incluirá elementos até mesmo de jogos roguelike. Seu maior objetivo será derrotar Gargos, você deverá escolher um personagem como seu principal e realizar uma jornada reunindo aliados e itens poderosos para derrotar seu inimigo. Mais detalhes serão informados quando o modo for lançado oficialmente.

Talvez a adição que mais chamou a atenção do público foi a chegada dos personagens convidados. O Árbitro e Rash são lutadores que encaixaram muito bem no jogo, e abrem a possibilidade de vários personagens icônicos da Microsoft também serem introduzidos. Eu sou totalmente a favor do Xbox One ter seu jogo de luta cheio de referências às suas franquias mais memoráveis.

Rash celebra a Rare com o capuz do Conker, bermudas do Banjo e mochila da Rare

Pontos fracos

Um problema recorrente de Killer Instinct ainda não resolvido é a lentidão referente à inicialização do jogo e à navegação de menus. Enquanto o jogo roda fluidamente e à 60 fps durante as partidas (mesmo com o abundante número de partículas na tela) isso não é o que acontece ao abrir o jogo;  e navegar por alguns menus, tornando essas atividades um pouco desgastantes. Esse é um ponto que merece receber uma boa atenção da Iron Galaxy.

Outro ponto fraco é o fato de partidas locais não identificarem o segundo jogador com uma conta da Xbox Live, não permitindo o player 2 subir o nível do seu perfil e nem acumular conquistas. Esse é outro erro de Killer Instinct, afinal coop de sofá está entre uma das melhores atividades que um videogame pode lhe proporcionar e merece que ambos os jogadores aproveitem ao máximo.

Edições

A edição “Combo Breaker“* da 3ª temporada está bem em conta, custando R$39 e lhe concede todos os 8 novos lutadores; enquanto a edição “Ultra“* está por R$79 e além do mesmo conteúdo da “Combo Breaker” também lhe garante os modelos retrôs de cada personagem com suas respectivas roupas, cores e acessórios exclusivos, além de 18.000 KI Gold para gastar no futuro modo Senhores da Sombra. Foi criada também a edição “Suprema“*, por R$119, que trás todo o conteúdo já lançado de cada temporada, com a exceção de Shadow Jago.

*Todas essas edições são digitais, não existindo sua versão física para venda.

Conclusão

A terceira temporada de Killer Instinct chega para melhorar o jogo, sem dúvida alguma, a lentidão nos menus é algo a ser melhorado mas não consegue diminuir a diversão da partida e o prazer de acertar um combo completo. Os personagens convidados ampliam os horizontes de até onde Killer Instinct pode chegar. O balanceamento deu uma sobrevida aos personagens antigos, lhes dando novas mecânicas para não serem ofuscados pelos lutadores novos, e o futuro modo Senhores da Sombra parece – no mínimo – interessante. É um jogo que não deve ser ignorado pelos fãs de luta.

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