fbpx

Desde o início do ano vários rumores e confirmações vem aparecendo acerca da geração atual de consoles e seus possíveis sucessores. A Nintendo já confirmou que seu próximo console, de codinome NX, será lançado próximo ano em 2017; a Sony também confirmou que irá lançar brevemente o chamado PlayStation 4 Neo – uma versão levemente mais poderosa de seu atual PS4; e existe agora os rumores da Microsoft estar trabalhando em um novo Xbox – um poderoso console capaz de acompanhar os PCs. Será que não estaria cedo para isso?

Veja bem, o Xbox One ainda não fez nem seu aniversário de 3 anos e ele já estaria para receber na família um novo irmão muito mais potente que ele? Rumores falam sobre um console capaz de atingir 10TeraFLOPS! Certo, espera, o que seriam FLOPS? Bem, FLOPS são operações de ponto flutuante por segundo, e servem para indicar a performance de uma máquina. Com 10TFLOPS o novo Xbox seria mais rápido que a Titan X da NVidia, por exemplo, e pelo menos de 5 a 6 vezes mais rápido que as especificações vazadas do PS4 Neo. Mas seria mesmo possível que a Microsoft consiga dar um salto tão grande? Eu diria que não tão grande assim, mas quando questionado sobre o PS4.5 (vulgo, PS4 Neo) e os planos para um Xbox One no mesmo estilo, Phil Spencer falou que não estava interessado em fazer um “Xbox One e meio” – uma versão um pouco mais potente do Xbox One.

xbox-one-point-five

“Não sou fã do Xbox One e meio. Se vamos seguir em frente, quero que seja em números grandes. Não sei nada sobre os rumores que andam por aí, mas compreendo a motivação das outras equipes quanto a isto. Para nós, a nossa caixa está muito bem. Está cumprindo seu papel, podemos confiar nela e os servidores estão se comportando bem. Se vamos seguir em frente com algo, como disse, quero que seja uma mudança substancial para as pessoas – uma melhoria.” – Phil Spencer, presidente da Xbox.

A citação acima dá um pouco de veracidade ao rumor relacionado ao grande poder de processamento de um próximo Xbox. Entretanto, a continuação da afirmação desmerece o rumor de que um substituto para o Xbox One estaria tão próximo. Apesar disso, uma fonte não oficial – da página x-rays – insiste que o novo Xbox será revelado em um evento poucos dias antes da E3.

Na minha opinião, construir um console agora muito mais potente que os de seus concorrentes é um passo lógico para a Microsoft nesse momento. Com o NX e o PS4 Neo já batendo na porta, o Xbox One pode acabar ficando esquecido e para trás. É certo que um novo Xbox manteria o mesmo sistema operacional do Xbox One – continuando a universalidade do Windows 10 – e permitiria construir jogos para os dois consoles sem comprometer a biblioteca de quem não estiver disposto a pagar de novo por uma nova máquina (afinal, nós brasileiros sofremos com os impostos e muitos não teriam vontade de comprar um novo console tão cedo, mas esse poderia não ser um problema lá fora, fazendo uma nova versão do console valer a pena).

-bo--two-2

Design criado pela visão de um fã sobre o Xbox “Two”

Um novo Xbox – com especificações bem mais potentes que os da concorrência – sendo vendido com perdas iria ofuscar qualquer outros novos consoles. “Ser vendido com perdas” significa vender cada console mais barato do que o seu custo de produção. A Microsoft já fez isso com o seu primeiro Xbox e a empresa possui capital de sobra para fazer isso de novo agora, e levar a sua plataforma para o topo. As chances de sucesso seriam ainda maiores se acrescentarmos os indícios sobre esse sucessor se tratar de um console modularizado.

A história sobre um Xbox modularizado tem suas raízes em comentários de Phil Spencer do início desse ano. Por modularizado quer-se dizer que ele seria mais parecido com um PC, onde você pode aumentar o poder de processamento do seu console adicionando peças novas, permitindo que esse console dure uma quantidade incrivelmente maior de tempo no mercado sem ficar ultrapassado – acompanhando a evolução dos PCs, por exemplo. Se o Xbox 360 passou 8 anos como o principal console da Microsoft, esse novo modelo poderia durar uns 15 (não me citem aqui, este é apenas um chute em cima de um rumor).

xbox-one-controller-open

Para aqueles preocupados com a ideia de ter que entender de hardware para poder usufruir das vantagens de um novo Xbox com peças separadas, Phil Spencer explica que essa modularização não seria algo complicado como em um PC, pois isso acabaria com toda a simplicidade e conforto que aqueles que preferem consoles procuram, e Spencer sabe disso. Apesar de não dizer quais são seus planos verdadeiros, Spencer indica que a adição de peças ao console seria algo fácil e acessível a qualquer um.

“Não é como se eu fosse enviar um conjunto de chaves de fenda com cada console vendido” – Phil Spencer.

Essas afirmações já são o suficiente para saber que o departamento do Xbox dentro da Microsoft já tem ideias bem firmadas sobre o sucessor do Xbox One. Mas nada disso indica que ele seria anunciado esse ano. Poderíamos estar para receber apenas a notícia de um modelo slim do Xbox One – uma versão compacta do console, semelhante as que o Xbox 360 recebeu – e mesmo a versão slim tem seus rumores, como o que diz que esse modelo não virá com um leitor de blu-ray e possuirá sua biblioteca de jogos sendo exclusivamente composta pelos jogos digitais da Xbox Store.

Com aproximadamente 1 mês até a conferência da Microsoft na E3, não falta muito até sabermos a verdade.

Fontes: vg247, X-Rays Insider, Eurogamer

Compartilhar.

About Author

Gamer desde criança, na época em que possuía um Master System III. Adoro jogos com uma história que te faz pensar após a diversão, como Bioshock, Alan Wake e Halo.

Powered by keepvid themefull earn money