fbpx

Além do rumor do lançamento do Xbox One slim esse ano, a mesma fonte que falou com a Kotaku e fontes que falaram com a Polygon fazem afirmações sobre um novo Xbox e que seu lançamento poderia acontecer em 2017. Esse novo console tem o codinome Scorpio, e seria ele a versão mais poderosa da plataforma da Microsoft.

Esse novo console faria parte do “Projeto Helix”, que visa unificar as plataformas do Xbox e do Windows 10. Essa unificação já foi declarada previamente por Phil Spencer e sua equipe do Xbox, e se tornou clara desde o ano passado quando anunciaram Halo Wars 2, ReCore e Sea of Thieves tanto para Xbox One quanto para PCs com Windows 10. Outras fontes de dentro da indústria de desenvolvimento de jogos confirmam que a Microsoft tem passado a ideia de lançar seus próximos jogos em ambas as plataformas.

72b77623-a4ef-4815-b4fd-3a7887d8bc15

Os rumores levam a crer que a Microsoft também pensa em diminuir o tempo entre os lançamentos de seus consoles, colocando versões mais potentes de seu console no mercado em períodos menores que 7~8 anos, mas sempre com o cuidado de permitir que os jogos lançados funcionem tanto nos modelos novos do console quanto nos antigos – assim como acontece com os smartphones, por exemplo – até certo ponto. Desse modo quem possuir um console mais antigo continuará aproveitando os jogos que saírem para os consoles mais avançados. A ideia de lançar hardwares com maior frequência pode acabar com a ideia de “gerações” de console e já vinha sendo inferida por Phil Spencer, quando ele mencionou que pretendia que o próximo console da Microsoft fosse capaz de acompanhar a evolução da tecnologia como os PCs fazem.

“Eu olho para o ecossistema em que os consoles existem e eu acho que devíamos ser capazes de ter mais iterações das capacidades do hardware. (…) O que estou dizendo é que quando acontecem inovações de hardware eu quero ser capaz de adotar isso nos consoles, e disponibilizá-las sem precisar esperar de 7 a 8 anos para as coisas acontecerem.” – Phil Spencer

A chegada repentina do Scorpio pode ser explicada pela, também súbita, informação que a Sony estaria para lançar uma nova versão mais poderosa do seu PS4. Desse modo o anúncio e lançamento do novo Xbox pode ter sido acelerado. Mais informações já confirmariam que o Scorpio possuiria uma GPU mais avançada que a do Xbox One, sendo capaz de rodar jogos com resolução 4K e seria tecnicamente compatível com o Oculus Rift, trazendo jogos de realidade virtual para o console. O que faz sentido já que a Microsoft fechou uma parceria com a Oculus recentemente – o que resultou na inclusão do controle do Xbox One em cada unidade vendida do óculos de RV.

oculus-rift-review-9

A Microsoft também parece ter cansado de ficar atrás da Sony quando o assunto é capacidade do hardware, e está apostando alto na desenvoltura do Scorpio. Para efeito de comparação, a Polygon fez uma tabela que mede a potência dos consoles atuais e dos rumores das novas máquinas. O Scorpio sai na frente com 6 teraflops de potência, contra 1.32 do Xbox One e 4.14 do PS4 Neo (teraflops indicam a quantidade de operações que a máquina consegue executar por segundo).

Untitled

Para quem não pretende trocar de console tão cedo, não precisa ter medo de faltar jogos. Os rumores afirmam que os jogos que lançarem no futuro rodarão tanto no Xbox One quanto no Scorpio. Do mesmo modo, novas versões do console sempre rodarão os jogos mais antigos, para que você não perca jogo algum da sua coleção caso decida trocar seu Xbox por um modelo mais novo.

“Nós podemos nos sentir efetivamente mais próximos do PC, onde eu ainda posso olhar para trás e jogar meus jogos antigos de Doom e Quake que eu costumava jogar anos atrás, mas eu ainda posso experimentar os melhores lançamentos de jogos em 4K que saírem e ter minha biblioteca sempre comigo,” diz Spencer. “Inovação de hardware acontece a medida que a inovação de software é capaz de tirar vantagem dela e eu não terei que pular uma geração e perder tudo que eu joguei antes.”

Mais uma vez, estamos falando de rumores. Nada disso é 100% de certeza, a E3 2016 já está chegando e logo tudo isso será esclarecido. Para ficar por dentro de todas as informações importantes sobre o Xbox que forem anunciadas E3 – do dia 13 de Junho até o final do evento – basta conferir a Xbox Power.

Compartilhar.

About Author

Gamer desde criança, na época em que possuía um Master System III. Adoro jogos com uma história que te faz pensar após a diversão, como Bioshock, Alan Wake e Halo.

Powered by keepvid themefull earn money