fbpx

Tembo é um jogo de plataforma 2D, publicado pela Sega e desenvolvido pela Game Freak, responsável pela franquia Pokémon da Nintendo. O jogo foi lançado em 21 de julhode 2015.

História

Conforme a descrição do jogo na Live: “Shell City é colocada em estado de emergência após o ataque das forças da PHANTOM. Enquanto o National Army se esforça para conter a PHANTOM, o General Krenman percebe a tarefa que tem em mãos e recorre à única coisa que pode salvar a Shell City: um elefante apreciador de justiça e amendoins conhecido como… TEMBO THE BADASS ELEPHANT!”

Tembo The Badass Elephant Panel

O Jogo

No jogo controlamos Tembo, o elefante “bonzão” que tem seu visual inspirado no Rambo. Ele fica responsável por salvar Shell City e para isso precisará destruir todos os inimigos, salvando os reféns mantidos pelos vilões.

Cada fase conta com um número de inimigos que precisam ser derrotados, assim como reféns esperando para serem libertados. Claro que fazer o número correto de inimigos e reféns não é necessário para terminar as fases, apenas para aqueles que buscam achievements.

Começamos o jogo em uma missão de treinamento, um tutorial, onde todos os golpes são explicados com imagens e obstáculos. Os controles são bem simples, tendo apenas 3 botões de ação e o analógico de movimento, mas isso não deixa a tarefa mais fácil.

Tembo The Badass Elephant Uppercut

Podemos pular, planar por pouco tempo, correr, dar um gancho com a tromba, dar uma “bundada”, pular e rolar para atacar, dar um chute deslizando, jogar água nos inimigos, girar e criar um escudo de água enquanto corremos.

Para realizar esses movimentos, é necessário uma combinação de botão + analógico. Aqui que é o momento do pequeno problema. Apertar para baixo enquanto estiver pulando fará com que Tembo dê a “bundada”. Se você pular e acabar apertando para baixo, a ação é feita na hora, o que pode resultar em dano ou morte em alguns momentos, como por exemplo, quando estiver pulando um buraco e apertar para baixo. Tembo automaticamente irá dar a “bundada”.

Os controles são bem sensíveis e no calor do momento é possível fazer ações indesejadas, mas vamos nos acostumando conforme passamos pelas fases.

Tembo The Badass Elephant Dash

Tembo é “Badass” com aparência de Rambo, mas ele não é tão resistente. Temos uma barra de vida que acaba com 5 golpes, independente se for um soco, uma bola de fogo ou até mesmo um pisão dos inimigos. Isso dificulta muito em momentos que temos que enfrentar diversos inimigos.

Além da barra de vida, temos a barra de água, que é o que Tembo consegue carregar. Logo abaixo é mostrado a quantidade de potes de Pasta de Amendoim (PB – Peanut Butter), que são as vidas do Elefante. No meio da tela, na parte de cima, é mostrada a quantidade de inimigos que derrotamos / total de inimigos. Além disso, toda vez que resgatamos um refém, uma contagem aparece do lado esquerdo informando quantas e quais pessoas salvamos.

Para encher esses potes de Pastas de Amendoim, Tembo precisa coletar amendoins durante as fases. Uma vez coletado 300 amendoins, ganhamos um pote cheio (uma vida). Além dos amendoins unitários, as fases contam com caixas de amendoins e com amendoins gigantes que valem 50 unidades.

Tembo The Badass Elephant Losing a Life

As fases contam com checkpoints que valem apenas enquanto temos as vidas. Se perdemos todas, usamos um continue e voltamos do começo. Para recuperar vida, Tembo conta com caixas de maçã espalhadas pelos cenários.

Cada inimigo tem um “valor” para essa contagem, assim como quando resgatamos um refém.No caso de veículos, é necessário matar também o piloto, para que a contagem dê certo.

Tembo The Badass Elephant Pinball

Visual

O visual do jogo é bem inspirado em jogos de plataformas famosos. Ele é bem colorido, cada cenário conta com diversos objetos, tanto no plano principal, quanto no fundo da tela.

Nessa parte visual que o jogo tem um bom destaque, pois ele é uma grande homenagem aos jogos de plataformas. Podemos ver vários elementos que são impossíveis de não relacionar a outro jogo.

Tembo The Badass Elephant Canon

Tembo tem uma corrida que lembra Sonic; um pulo planado em que ele balança as pernas assim como Yoshi e Luigi; os canhões que jogam Tembo para outro lugar e lembra os barris de Donkey Kong; mestres que disparam projéteis que enchem a tela de cor assim como os jogos de “navinha”, e até mesmo o gancho pode ser uma menção a Ryu e Ken de Street Fighter.

Tembo The Badass Elephant Park

Conclusão

Tembo The Badass Elephant consegue trazer uma certa nostalgia dos jogos de plataforma, com suas diversas homenagens visuais e controles relativamente simples.

O jogo tem uma duração bem curta, sendo possível finalizar em 5 horas, dependendo da habilidade e paciência de cada jogador. Além disso, as conquistas pedem um esforço bem grande, em particular a de 99 potes de Pasta de Amendoim, ou seja, conseguir 99 vidas, sem morrer.

Para os caçadores de conquistas, essa em específico demanda muito tempo e paciência, pois será necessário repetir a mesma fase por umas 2 ou 3 horas.

O jogo não conta com nenhum bug. O único problema que encontramos é a primeira tela de loading, que demora muito para carregar.

Tembo consegue atrair quem gosta de jogos de plataforma, mas se você não for daqueles que fazem 100% do jogo, dificilmente voltará a jogá-lo novamente.

O jogo custa R$ 29,00 na Live e para quem se interessar e quiser testar, pode baixar a demo.

 

Selo_compre_em_promocao

 

Compartilhar.

About Author

Apaixonado por jogos desde a época do NES. Filmes, séries, quadrinhos e mangás também são outras paixões. Jogo de tudo sem haterismo, mas com preferência da Microsoft. Viciado em Gears of War, que me fez entrar para o Lado Verde com meu querido e amado 360 e logo depois o poderoso ONE.

Powered by keepvid themefull earn money