fbpx

Mass Effect 2 teve a árdua missão de manter o interesse dos fãs do primeiro jogo e fazer a franquia crescer. Missão que foi cumprida com sucesso pela Bioware. O jogo começa exatamente do ponto onde o primeiro jogo terminou, mas Sheppard se vê em uma situação complicada, depois de várias surpresas que ocorrem logo no início desta segunda aventura. A principal delas é que nosso comandante se vê associado ao grupo Cerberus, um movimento extremista que é acusado de várias ações terroristas, muito bem financiado por um sujeito misterioso conhecido apenas como Illusive Man. A sua nova aliança não é muito bem vista pela galáxia, e somos obrigados a recomeçar do zero e montar uma nova equipe.

Importando seu save

Não se preocupe, pois, todas as suas escolhas e trajetória do primeiro jogo podem ser importadas para Mass Effect 2. Quem conhece os games das Bioware sabe bem como as consequências dos nossos atos dentro do universo de suas narrativas possuem grande peso. Essas escolhas afetam a reputação de Sheppard, o rumo de algumas conversas e o retorno de velhos conhecidos do primeiro Mass Effect. É muito recompensador reencontrar os antigos companheiros e saber como suas vidas estão e como eles reagem ao novo aliado de nosso herói e comandante.

História

Já no começo do jogo estamos envolvidos em uma grande batalha que supostamente ceifa a vida de Sheppard, mas a Cerberus, consegue encontrar seus restos mortais e decide reconstruí-lo. Ao acordar somos encarregados de investigar o desaparecimento de várias colônias humanas e um novo e misterioso inimigo que surge. Illusive Man acha que deve ser um problema relacionado aos antigos inimigos de Sheppard: os Reapers, que estão trabalhando com uma raça chamada The Collectors. Constantemente ficamos em conflito entre o desprezo pelos métodos questionáveis da Cerberus e do seu líder o The Illusive Man, mas também a gratidão por termos sido trazidos de volta à vida.

O corpo de Sheppard foi reconstruído pelo misterioso Lazarus Project da Cerberus que custou milhões e foi criado especialmente para o protagonista. Quando renascemos, o jogo nos dá a oportunidade de customizar a aparência, classe e a personalidade do nosso personagem. A história está muito interessante, ainda mais complexa e cheia de nuances polêmicas. Os novos personagens são muito bem desenvolvidos e poder rever os antigos companheiros também é muito recompensador. No primeiro jogo as side quests eram muito fracas, que não traziam muito incentivo ou interesse em terminá-las, as tramas eram desconexas e os cenários extremamente repetitivos. Já em Mass Effect 2 elas brilham com força, com tramas muito inteligentes e estruturas variadas. Agora elas são tão interessantes quanto a linha de narrativa principal. A história está numa crescente exponencial, os acontecimentos são fortes, os reencontros emocionantes e a trama está bem desenvolvida, te prendendo do começo ao fim.

Jogabilidade

A jogabilidade de Mass Effect 2 está extremamente melhor em relação ao seu antecessor. A mira refinada alia-se ao esquema de dano permitindo que o jogador acerte partes específicas do corpo. O jogo, que é apresentado em terceira pessoa, mescla bem o sistema de tiro, que agora realmente funciona e está muito preciso e fluido com o uso das super habilidades que deixam o jogo mais profundo e complexo. O sistema de combate do primeiro jogo, era travado e lento demais. Mas em Mass Effect 2 ele é bem mais preciso e suave, o que traz mais diversão para as batalhas. Outra vertente muito interessante em Mass Effect 2 é a dinâmica de comando do esquadrão que traz uma faceta tática muito interessante aos combates. Com esse sistema, você pode dar ordens aos seus companheiros, explorando ao máximo suas melhores habilidades.

Outra mudança muito bem-vinda na jogabilidade de Mass Effect 2, é que usamos apenas um tipo de munição para todas as armas, apenas as pesadas requerem munição especial. Elas também não superaquecem mais. O jogo agora possui um sistema de escudo de vida que regenera quando entramos em cobertura ou não tomamos danos, inutilizando o Medi-Gel para recuperar vida.

As árvores de talentos são menores e quando se chega ao quarto ponto em um dos poderes, você se especializa nele, podendo escolher dois caminhos que lhe darão bônus distintos. As armas, armaduras a até a nave Normandy agora ganham mais poder de fogo graças a melhorias que podem ser compradas em lojas ou encontrados durante o gameplay. O sistema de inventário também foi simplificado. Em vez de se preocupar com armadura e equipamentos para todo um esquadrão de companheiros, Sheppard só precisa se preocupar com a armadura e itens ele está usando, em relação aos companheiros você só deve dar atenção às armas que transportam.

Diálogos e interações

Onde Mass Effect 2 brilha, assim como todos os jogos da Bioware, é nas interações do nosso personagem com o universo que o rodeia. É extremamente importante durante sua jogatina desenvolver relações, não apenas com seus companheiros de equipe, mas também com o mundo ao seu redor. Suas escolhas durante as conversas podem te levar para um caminho de bondade (Paragon) ou mais malvado (Renegade). Além dessas escolhas durante os diálodos, em alguns momentos aleatórios de algumas conversas um comando aparece na tela para você apertar LT ou RT e escolher quais dos dois caminhos você irá seguir. Essa escolha muda completamente o rumo dos acontecimentos. Suas interações com seus companheiros de equipe são dependentes deste sistema, assim como níveis mais elevados de ambos os lados são necessários para desenvolver certos pontos da história. Esse sistema traz um bom fator de replay para o jogo, já que no final nos perguntamos, como poderia ter sido os acontecimentos se tivéssemos seguido o caminho oposto.

Dentro dessa necessidade de interagir e conhecer as pessoas e companheiros ao seu redor, a Bioware criou missões secundárias incríveis para cada um deles. Elas ajudam a compreender mais as motivações de cada um deles, além de nos aproximar mais e criar um vínculo que aumenta ainda mais a imersão dentro do universo do jogo. Cada novo membro de sua tripulação tem uma personalidade distinta e problemas que nos ajudam a aprender sobre suas raízes.

Som e dublagem

Mass Effect 2 permanece com uma equipe de voz e som de primeira qualidade, que conta com com atores e profissionais de sonoplastia de alto nível. A dublagem do jogo foi realizada por 90 dubladores que interpretam 546 personagens e falam aproximadamente vinte e cinco mil linhas de diálogo. Tamanha grandiosidade mostra o comprometimento da equipe com a qualidade da história contada.

Gráficos

Graficamente, Mass Effect 2 está muito bonito e extremamente detalhado, os cenários estão mais diferenciados, não sofrem mais com a repetição excessiva do jogo anterior. As animações dos personagens também estão mais ricas, principalmente as de Sheppard, que acaba se tornando ainda mais carismático. O áudio do jogo também está sensacional. Ocasionalmente, ocorrem algumas travadas e alguns loadings mais demorados, mas nada que atrapalhe o gameplay.

Exploração

No primeiro jogo, as explorações em outros planetas na busca de recursos e para realizar missões eram feitas com o carrinho infernal, chamado Mako. Em Mass Effect 2, esse sistema evoluiu e isso é feito através de método de escaneamento, onde precisamos passar uma sonda pelos planetas, e o escaner avisa que encontrou recursos. Em seguida nós plantamos um drone no local para extrair os elementos, que são muito importantes para a realização dos upgrades em armas, armaduras e na Normandy. Foi uma evolução muito bem realizada. As ações de hackear computadores ou abrir cofres também mudaram e, de simples repetições de sequências de botões, se tornaram minigames de verdade, bem mais interessantes.

Opinião

Mass Effect 2 corrige os erros do seu antecessor e se apresenta brilhantemente aos jogadores. O jogo é extremamente intenso e faz com que quem joga se sinta imerso naquele universo já nos seus minutos iniciais. Apesar de alguns problemas técnicos e de algumas inconsistências, não há dúvidas de que Mass Effect 2 é uma experiência inesquecível para os fãs do gênero e que se apresenta muito bem balanceado entre ação, jogabilidade e história. Ele é o tipo de jogo que você vai retornar para jogar um dia, não só porque é divertido de jogar várias vezes, mas também porque o seu universo é um lugar que você aprendeu a ter carinho.

Mass-Effect-2

Entenda nossas notas

Vale lembrar que os três jogos estão na retrocompatibilidade e também estão gratuitos para os assinantes do EA Access. Confira também nossas análises de Mass Effect e Mass Effect 3.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money