fbpx

ReCore é um dos títulos mais interessantes anunciados para o Xbox One neste ano, sendo fruto da parceria entre o Microsoft Studios, o Armature Studios, tendo como líder Mark Pacini, que dirigiu a aclamada série Metroid Prime e Keiji Inafune, criador de Mega Man e que encabeça o estúdio Comcept. Composto de uma equipe que possui uma bagagem enorme, ReCore se destacou como um dos jogos que mais criaram expectativa dentre os lançamentos de 2016 e marca mais uma interessante colaboração entre estúdios japoneses e americanos.

História

ReCore ocorre em um futuro pós-apocalíptico, onde o futuro da Terra permanece incerto e um projeto de terraformação está sendo realizado em planetas distantes, a fim de criar um mundo hospitaleiro para a humanidade . Joule, a protagonista do jogo, é parte de um projeto de terraformação que está em andamento em um planeta chamado Far Eden. Após acordar de um sono criogênico, ela percebe que os outros humanos que faziam parte do projeto sumiram, e que a maioria dos robôs e máquinas trazidos para Far Eden estão por toda a parte, e acham que Joule é uma ameaça hostil. No início, Joule tem um companheiro, um robô carismático chamado de Mack, juntos eles tentam descobrir o que aconteceu no planeta, lutando contra robôs corrompidos que habitam a área.

Felizmente, ela está bem preparada com um rifle e um exoesqueleto que permite percorrer facilmente pelos cenários dando pulos duplos e dash. Se prepare também para explorar bastante o mapa para coletar recursos, diagramas para melhorar seus Corebots (como são chamados os robôs no jogo) e extrair o máximo de Cores (os núcleos/esferas que cada robô possui) coloridos para aumentar os atributos deles como ataque, defesa e energia.

Jogabilidade

A jogabilidade é muito boa e com aprendizado intuitivo. Cada robô te ajuda com inimigos e puzzles com a sua cor correspondente, o mesmo ocorre com a sua arma. Usar a arma e os robôs contra inimigos da mesma cor produz mais resultados. Sendo assim, atacar inimigos na cor vermelha com o tiro da sua arma e com o robô nessa mesma cor te dará melhores resultados. O nível de dificuldade do jogo é bem desafiador e exige boa mira e bom entendimento das mecânicas do jogo.

Durante o jogo, você precisa explorar bastante as áreas e entrar nas masmorras para coletar os Cores Prismáticos. São eles que abrirão as portas que te farão progredir no jogo. Sendo assim, a exploração é essencial em ReCore. Você irá gastar horas e horas não apenas procurando esses Cores prismáticos para progredir mas também recolhendo os recursos de modo a deixar seus Corebots mais fortes.

Nessa parte vemos o forte toque Metroidvania de ReCore. Podemos voltar em todas as partes anteriormente visitadas, seja andando normalmente ou fazendo uso dos portais de fast travel, operados pela simpática robô Violet. Isso é essencial para poder continuar eliminando os inimigos que ressurgem e para acessar algumas portas que só podem ser abertas coletando um tipo de tomadinha voadora de cor específica, algumas outras exigem o uso de habilidades específicas de um Corebot e outras precisam de um certo número de Cores prismáticos. Você também descobrirá que algumas partes dos cenários só serão acessíveis com certos Corebots amigáveis ao seu lado, como o bot aranha Seth que é capaz de ajudá-lo a percorrer por trilhos especiais e Duncan, um robô ultra forte capaz de esmagar obstruções e derrubar construções.

ReCore se apresenta em mundo aberto e você tem um amplo cenário para desbravar. Far Eden está conectado em partes e sempre que acessamos uma destas, assim como quando entramos nos ambientes internos, encaramos algumas telas de carregamento que possuem um tempo demasiado grande. Algo que já foi melhorado com alguns Patchs e que ainda precisa de mais uma melhoria.

Conforme vai avançando, o jogo acrescenta Masmorras para você desafiar. Elas se dividem em:

Masmorra de Aventura –  onde você precisa explorar e eliminar a ameaça dentro dela.

Masmorra de Arena – onde você precisa eliminar hordas de inimigos.

Masmorra Transversal – onde você vai testar sua habilidade de avançar através de obstáculos e plataformas.

Todas possuem seus próprios objetivos secundários para desbloquear mais núcleos e recompensas. Algumas dessas masmorras são incrivelmente difíceis e exigem muita habilidade e paciência do jogador.

O inventário de Joule é bem limitado, ele enche rápido e precisamos voltar à base para poder realizar a transferência dos itens para esvaziar nossa bagagem. Como precisamos de muitos núcleos e recursos para construir melhorias para os Corebots e melhorar seus atributos, não podemos perdê-los por causa de inventário cheio. Voltar para a base é simples, basta usar o menu do jogo.

Na base de Joule temos a nossa disposição o sistema de upgrade dos bots. Podemos usar os diagramas que pegamos durante nossa exploração e construir partes melhoradas para eles. Essas partes melhoram seus atributos e também mudam sua aparência.

Além de criar e equipar os diagramas, na base você pode melhorar os atributos dos seus Corebots (Ataque, Defesa e Energia) com os fragmentos e núcleos que você recebe ao derrotar os inimigos. Isso é muito importante para fortalecer seus companheiros e aumentar o seu poder de fogo durante as batalhas, que se tornam mais e mais desafiadoras. Extrair o núcleo do seu inimigo te dará mais recursos do que simplesmente explodi-lo.

Quanto à Joule ela não possui um sistema de upgrade, o poder de ataque do Rifle aumenta conforme ela vai ganhando experiência e subindo de nível e sua saúde aumenta de acordo com incrementos que você encontra espalhados pelos mapas e masmorras.

Os Corebots

Esses super carismáticos companheiros possuem uma relação de muita amizade com Joule, eles lutam ao seu lado e a acompanham durante a exploração de Far Eden. Nós podemos dar ordens para eles atacarem os inimigos com ataques especiais, chamá-los para perto, mesclar entre os corebots (podemos levar apenas 2 para nos acompanhar) durante o combate para aumentar o dano causado e ressuscitá-los quando forem abatidos. Além do combate eles ajudam bastante durante a exploração com suas características diferenciadas. Eles também possuem habilidades especiais e passivas únicas.

Mack

Mack é cão-robô e ajuda bastante na exploração do mapa, pois ele detecta e cava itens enterrados. O seu ataque especial é uma investida poderosa contra os inimigos. Ele causa mais dano em inimigos da cor azul.

Seth

Seth é o que chamamos de robô aranha, que com suas poderosas patinhas, carrega Joule através de trilhos espalhados pelo mapa. Seu ataque especial é o disparo de mísseis teleguiados. Ele causa mais dano em inimigos da cor amarela.

Duncan

Duncan é o fortão da turma. Ele destrói obstáculos e abre caminho para Joule em lugares específicos. O seu ataque especial é um forte soco no chão que libera um circulo de fogo na área. Ele causa mais dano em inimigos da cor vermelha.

ReCore ainda possibilita a troca das características básicas do companheiro. Ao achar um modelo de um desses robôs sem um core, podemos apenas transferir seu núcleo e usar as características da carcaça nova. Por exemplo, podemos colocar o núcleo de Mack dentro um Corebot vazio, Mack perde suas habilidades de investida e farejar, mas pode voar e soltar um raio laser, que é a característica do robô que estava sem núcleo. Essa mudança é muito importante para a exploração já que cada companheiro tem uma característica própria e que são essenciais para acessar certas partes do mapa.

Uma característica importante dentro de ReCore e que citamos bastante acima, são os controversos Cores Prismáticos. Eles são essenciais para abrir portas e avançar no jogo. Encontrar esses Cores pelos mapa pode ser prazeroso e divertido até certo ponto, mas pode se tornar cansativo com o tempo. Além de espalhados pelo mapa, você também os encontra nas Masmorras, onde você consegue pelo menos dois deles, um por sua conclusão e outros por um tipo específico de objetivo secundário, que pode ser encontrar uma chave amarela, atirar em 8 interruptores ou terminar a Masmorra em um determinado tempo. A ideia é boa e adiciona um fator replay interessante para o jogo, porém a sua obrigatoriedade para a progressão do jogo pode não ter sido uma escolha muito agradável.

Combate

O grande foco de ReCore é saber eliminar os inimigos robôs com eficiência e inteligência, se aventurando em plataformas e realizando movimentos certeiros, para tal você pode utilizar pulos duplos e um tipo de dash que permite que você alcance um pouco mais de extensão nos seus movimentos. Durante os momentos de tiro, ao mirar você tem o auxílio de um auto-aim, que pode ser ignorado caso você decida atirar sem usar a mira.

O sistema de tiro de ReCore também é bem interessante, pois é uma junção de habilidade e estratégia do jogador. Ao escolher determinados cores de tiro e munição, para atirar inimigos com a sua própria cor (azul com azul, vermelho com vermelho…) Joule recebe um aumento de dano, o que ajuda a derrubar os inimigos mais rapidamente. Sua movimentação durante as batalhas também é essencial, o uso do pulo duplo e da dash é muito importante para evitar tomar dano e também para se posicionar bem para atacar. O combate de ReCore é realmente muito divertido, do tipo que faz o jogador ficar procurando inimigos para poder extrair seus núcleos. Essa extração também é opcional, você pode simplesmente derrotar o inimigos e ganhar alguns fragmentos do seu núcleo ou extraí-lo através de um mini-game com sua corda para pegar bem mais recursos.

É possível andar com dois corebots durante suas aventuras, dessa forma você pode mesclar entre eles para solucionar puzzles e para ser mais letal nos combates. Eles também são capazes de lançar seus próprios ataques especiais, o que te dá vantagem para extrair o núcleo do inimigo que foi enfraquecido o suficiente. Também é preciso estratégia e atenção para poder não perder esses núcleos, pois seus companheiros também atacam automaticamente e podem eliminar ameaças antes de te dar chance de realizar a extração.

Gráficos

Os Gráficos de ReCore estão muito bonitos e fluidos, com cenários bem detalhados, principalmente nas áreas interiores. Nas parte exterior e seu interminável deserto, senti que faltou um pouco de polimento principalmente nas texturas da areia. Também ocorrem alguns eventuais travamentos e quedas de framerate. Nada que atrapalhe seu jogo ou sua diversão, mas é algo que poderia ter sido um pouquinho mais trabalhado.

Som

A trilha sonora é boa e embala bem os momentos em Far Eden. A dublagem em português está muito boa e as vozes combinam. Os bleeps e bloops, latidos eletrônicos e outros sons sintetizados emitidos pelos Corebots de Joule também são encantadores.

Opinião

ReCore é uma agradável mistura de plataformas, exploração e tiro que exige atenção em um mundo cheio de combate divertido e até mesmo estratégico. Uma excelente adição para a plataforma, um jogo de tiro em terceira pessoa que traz elementos de puzzle e exploração com uma temática bem interessante. ReCore possui uma jogabilidade única e com elementos que trazem um incrível nível de profundidade para a aventura. O jogo possui enormes cenários para exploração, masmorras muito desafiadoras e combates intensos. Apesar de alguns problemas de execução e polimento, ReCore se apresenta com uma jogabilidade sólida e história cativante.

Entenda nossas notas

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money