fbpx

Enfim chegamos ao final do ano, a melhor época para nós gamers, com vários Blockbusters chegando ao mercado. Gears of War 4 chega com pé na porta, trazendo a franquia de volta em grande forma. Sempre quis saber mais sobre as famosas Pendulum Wars, que foi a guerra entre as duas facções governamentais do Mundo de Sera, UIR e COG. Os COGs são a mais conhecida, com Marcus Fenix, Dominic Santhiago e outros personagens da saga de Gears fazendo parte dessa facção militar.

O Prólogo

Além de contar um pouco da história do jogo, com ponto de vista inéditos, essa parte serve como um tutorial, e também serve para colocar os novatos da franquia para conhecer um pouco da rica história de Gears, a Pendulum Wars, por exemplo, que só foi citada na primeira trilogia, é mostrada com uma fase bem legal, e também serve para refrescar a memória e homenagear os jogadores veteranos. Depois temos alguns acontecimentos durante o Emergence Day, que é o dia que os Locust chegaram para a guerra, nós vemos alguns personagens importantes da franquia agindo com essa ameaça.

O Novo Gears

Depois do fracasso de Jugdement, que por si só não é um jogo ruim, ele até trouxe algumas idéias bem legais, mas ficou bem abaixo da qualidade da trilogia principal, a expectativa criada em torno do novo Gears é enorme já que o estúdio The Coalition prometeu trazer a franquia às sua origens.

Deixando de lado o antigo Gears, vamos falar do novo, agora temos novos personagens, novas ameaças e novos e perigosos inimigos. Gears of War 4 se passa 25 anos no futuro depois de Gears of War 3, em um tempo onde o mundo foi destruído por tempestades de areia enormes que mudaram radicalmente o campo de batalha. O estúdio consegue trazer a série de volta às suas raízes com uma temática mais sombria e mais próxima do horror, uma característica dos primeiros títulos da série.

Embora haja muitas mudanças no jogo em relação aos anteriores, uma coisa é clara, os desenvolvedores conseguiram construir uma narrativa emocionante e ao mesmo tempo mais sombria que os fãs certamente irão gostar.

História

O protagonista do jogo é JD Fenix, nada mais que o filho de Marcus Fenix e tão teimoso e problemático como o seu pai, ele tem ao seu lado seus amigos Kait Diaz e Delmont “Del” Walker. Já no começo do jogo presenciamos a mãe de Kait, Reina Diaz, sendo sequestrada e começamos uma jornada com JD e seus amigos indo resgatá-la. Surpreendido por uma série de desaparecimentos misteriosos, e por um novo inimigo que surge em seu caminho, chamado Swarm, JD Fenix deve assumir o legado de seu pai e lutar contra inimigos assustadores.

O mundo está passando por sérios problemas climáticos e os sobreviventes ainda reclamam da opressão da nova COG, liderada pela primeira ministra Jinn. Esses rebeldes, montaram uma resistência que é liderada por Reina Diaz. A tensão entre as duas facções é gigante, mesmo com a ameaça dos Swarm ameaçando todos os sobreviventes da Terra.

O clima de Gears of War 4 está incrível com ótimos momentos de tensão e emoção e muitos momentos memoráveis que remetem aos jogos antigos. Reencontrar velhos conhecidos dos jogos anteriores também é extremamente emocionante.

Algo que foi um tanto que decepcionante em relação à campanha foi a redução da quantidade de jogadores no modo do cooperativo. Se você se acostumou a jogar com a campanha com mais três amigos montando o seu super esquadrão assassino de Locust, esqueça isso em Gears of War 4. A campanha cooperativa só suporta 2 jogadores, seja no modo online ou no local com tela dividida.

Jogabilidade

A essência da série está presente, como a mecânica de cover, fechar ninhos com granadas, finalizações sangrentas com armas e a amada serra elétrica. As armas e finalizações dão um espetáculo a parte na tela em Gears of War 4. O jogo oferece a ferramenta certa para o trabalho, uma delas, chamada Buzzkill, dispara lâminas de serra que ricocheteiam ao redor do mapa e que fazem um estrago gigantesco. Uma outra, chamada Dropshot, que só possui quatro munições, permite apontar uma mina aérea vários metros na frente de você, causando um grande explosão.

A movimentação e a brutalidade que são marcas registradas de Gears of War estão presentes, assim como as mais variadas e brutais formas de eliminar o inimigo. Gears of War 4 é claramente um jogo feito por pessoas que amam a franquia e que focaram em apresentar o melhor dela nesse jogo.

Novos inimigos

Encontramos bastante os novos inimigos, o The Swarm, e eles são bem diversos, com alguns bem grandes e desafiantes e outros mais frágeis, mas se movem muito rápido. Eles não agem de maneira tão diferente dos Locusts dos jogos anteriores, mas eles têm o mau hábito sequestrar seres humanos e transformá-los em seu novo exército. Os inimigos de Gears of War 4, possuem uma inteligência artificial muito interessante, pois ela reage ao seu estilo de jogo e do seus companheiros, aumentando o desafio consideravelmente.

O novo de time de inimigos é bem variável e numeroso, então vamos conhecer as ameças que o jogo apresenta ao jogador.

  • DeeBees – São robôs inicialmente criados pela COG para lidar com tarefas perigosas como o trabalho de construção e detalhes de segurança de alto risco, depois foram designados para o campo de batalha.
  • Os Swarm são uma raça que estavam ativos ao longo de vinte anos após a pandemia Lambent. Eles se dividem em:
  1. Drones – Atuam como soldados de choque, usam armas e possuem uma pele fortalecida.
  2. Juvies – Sozinhos eles não são uma ameaça, pois são bem frágeis, mas em grupo, podem ser mortais. Eles também podem entrar dentro de ninhos especiais e se transformarem em versões maiores e mais resistentes e que ainda sabem usar armas, algo que os Juvies normais não conseguem.
  3. Pouncer – Uma criatura que raramente aparece sozinha e que joga espinhos mortais com sua cauda.  Ele também iria usar sua cauda para dar grandes saltos e se esquivar de ataques.
  4. Snatchers – Sua principal característica é que eles roubam os seres humanos e os colocam dentro de seu corpo.
  5. Carrier – Gigantes e intimidantes, são capazes de abrir o seu próprio estômago e atirar pequenas criaturas em cima dos seus alvos.

Gráficos

Os gráficos de Gears of War 4 estão incríveis que facilitam uma jogabilidade fácil e bem fluida. Os efeitos de partículas na tela estão suaves e muito realistas, não pude deixar de reparar o efeito da chuva escorrendo pelas armaduras e o fato da chuva e ventanias realmente atrapalharem seu progresso, esses fatores realmente atrapalham sua visão e deslocamento pelo mapa. Os cenários estão extremamente detalhados, assim como os personagens que estão com feições naturais e muito realistas. Também é impressionante o nível de destruição que vemos nos cenários. Conseguimos destruir quase tudo ao nosso redor, é divertido destruir o cover do inimigo e deixá-lo exposto.

A natureza de Sera também está meticulosamente detalhada, com as estruturas, uma vez magníficas construídas pela humanidade, agora cobertas por folhas e musgos, frutos do abandono que o mundo se encontra. É fácil afirmar que, visualmente, Gears nunca pareceu tão bom.

Tilha sonora

A trilha sonora sempre foi o forte da franquia, e continua com a mesma qualidade dos anteriores, para cada momento da campanha uma música de acordo com a situação. Temos trilhas que lembram muito o primeiro jogo, como todo aquele um clima de suspense e nas partes em que o conflito fica mais intenso muda para uma trilha mais frenética.

Gears of War 4 está totalmente localizado em Português do Brasil, a dublagem está muito boa e as vozes combinam perfeitamente com os personagens e lembram bastante algumas vozes conhecidas do áudio original.

Multiplayer

Por mais que o modo campanha de Gears seja um ponto fortíssimo da franquia, o jogo tem modos multiplayers viciantes, competitivos e divertidos.

O grande destaque do multiplayer de Gears of War 4  vai para o retorno do Modo Horda que agora ganhou sua versão 3.0. Nesse modo cooperativo para até 5 jogadores, precisamos defender a caixa do Forjador contra diversas ondas de inimigos que tentam destruí-la, podemos escolher os nossos próprios pontos de defesa, sem ficar restrito à alguns pontos pré-determinados e eles também são cambiáveis, ou seja , se um ponto de defesa não está funcionando, você pode pegar o seu Forjador e mudar para outro lugar. E é dentro dessa caixa que iremos construir todas as fortificações e até mesmo trazer jogadores mortos de volta para a briga antes do final da rodada.

O modo multiplayer ainda tem classes para você escolher de acordo com seu estilo de jogo. Além disso, traz um interessante sistema de cartas colecionáveis. Essas cartas são compradas na loja do jogo com dinheiro real ou com créditos que são acumulados durante as partidas. As habilidades das cartas também podem ser melhoradas através da combinação que se faz com as que você tem duplicadas. As que não desejamos ficar, podemos destruir e gerar moeda para a criação de novas cartas.

Gears of War 4 também tem seu modo competitivo. São dez mapas diferentes e oito modos de jogo, há uma boa quantidade para o seu estilo. Os modos favoritos dos fãs estão presentes como Team Deathmatch, King of the Hill, Guardian, Warzone e Execution, enquanto o Domination do Judgement retorna com o nome de Escalation. E ainda temos dois novos modos multiplayer. O primeiro é Arms Race, onde cada equipe tem a tarefa de realizar três mortes utilizando todas as armas no jogo. O segundo é o Dodgeball, onde os jogadores devem eliminar completamente a equipe adversária, mas os respawns não são automáticos, o jogador morto só consegue retornar à partida caso um colega de equipe abata um inimigo.

O modo multiplayer tem também o sistema de contratos, que são desafios que você precisa completar para ganhar experiência extra e bônus. Vale lembrar que  não importa se você está jogando Horda ou o modo competitivo, você ganha experiência para subir de nível seu personagem.

Opinião

Se ainda existe alguma dúvida de Gears of War 4 é um retorno às origens do melhor que a franquia Gears of War representa, podemos afirmar que esse é um maravilhoso jogo da família Gears vindo para os fãs. Enquanto alguns se queixam de que é apenas mais do mesmo, podemos afirmar que isso nem passa pela cabeça enquanto estamos de volta naquele universo incrível e que volta com dignidade às sua origens. Gears of War volta com tudo e seu quarto jogo não poderia ser mais impressionante e interessante.

Entenda nossas notas

Análise feita com a colaboração de .

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money