fbpx

Enquanto algumas franquias de FPS seguem seu caminho na direção do futurismo a DICE remou contra a maré e colocou toda a sua força e foco na Primeira Guerra Mundial, e ao que parece o estúdio acertou em cheio, pois Battlefield 1 foi muito bem recebido pela crítica e jogadores. O mais interessante é como algo que nos leva para um lugar tão distante no passado, se mostra algo tão novo e interessante do ponto de vista de todos os outros jogos de tiro disponíveis no mercado.

A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (que aconteceu entre 1914 e 1918) foi uma das guerras mais brutais da existência da humanidade, causando mais de dezesseis milhões de mortes e uma devastação em escala global, tanto no campo de batalha quanto em vilas e cidades. Nela ocorreu o início de grandes avanços tecnológicos na forma de artilharia e veículos blindados que trouxe enormes melhorias táticas militares. A EA e a DICE exploraram a fundo o tema para mostrar essa época tão sombria de uma maneira nunca vista antes.

dirigível

O Modo Campanha

O tema por si só é extremamente rico e cheio de pontos de vista, mas como trazer isso de forma convincente para a campanha do jogo. Battlefield sempre teve campanhas boas, mas como o foco maior no multiplayer elas sempre foram secundárias, mas em Battlefield 1DICE se esforçou para trazer a melhor e mais emocionante campanha da franquia.

A desenvolvedora optou por contar as chamadas Histórias de Guerra, com 5 missões principais e um prólogo, trazendo contos completamente distintos e com suas próprias histórias pessoais. Apesar de separados e com histórias diferentes elas funcionam incrivelmente bem e mostram tudo que o jogo pode oferecer, pois você usa os mais diversos veículos, armas e táticas de guerra. A campanha também conseguiu ser extremamente emocional de maneira que você se sente conectado aos personagens e se importa com o destino deles. A DICE fez uma escolha inteligente ao não focar no terror da guerra, mas sim nas histórias e no aprendizado que algo tão chocante assim traz para a vida das pessoas. As histórias falam sobre a unidade, amizade e respeito entre os homens, entre esses soldados e o quanto eles estavam dispostos a fazer por seus companheiros. Vale lembrar que todas as histórias da campanha foram baseadas em fatos reais.

campanha

O Modo Multiplayer

O modo multiplayer sempre foi o grande destaque de Battlefield e no novo jogo da franquia, ele está maior e mais variado do que nunca. Em muitos dos mapas, você verá uma centena de coisas diferentes acontecendo ao seu redor. Os mapas mostram toda a devastação da Guerra e impressiona com o clima e ambientação que realmente te deixam com uma real sensação de que estamos no meio de uma batalha de vida ou morte.

O jogo também possui um clima dinâmico onde o ambiente do jogo pode mudar a qualquer momento, com chuva, tempestades de areia ou até mesmo uma névoa profunda. Esse aspecto exige dos jogadores muita estratégia para se posicionar e se adaptar a cada tipo de batalha. Os edifícios estão cheios de detalhes e lugares para se posicionar, cada um tem uma estrutura diferente para você não se sentir no mesmo lugar sempre, o jogo quer te dar o máximo de realismo dentro do campo de batalha.

Modos e Mapas de jogo

Os mapas de Battlefield 1 são enormes e cheio de detalhes. O jogo brilha no modo Conquista, como de costume, onde o seu time precisa dominar determinadas áreas do mapa, mas o modo Operações também ganha muito destaque. O modo é frenético e leva o termo “Guerra Total” ao pé da letra. Uma equipe desempenha o papel de defensora e a outra será a atacante que deve tomar uma série de objetivos no decorrer de vários mapas. Uma mistura inteligente de Conquista e Rush. O contexto histórico dado a cada uma destas missões é particularmente interessante, acrescentando um gancho de narrativa para as partidas. Outro modo que me chamou bastante atenção foi o Pombos de Guerra, esse modo retrata o sistema de comunicações da Primeira Guerra. Nele ambos os lados competem para usar pombos-correios para chamar barragens de artilharia sobre o inimigo, todos irão sempre para os mesmos pontos do mapa onde o combate se intensifca para poder mandar a mensagem pelo pombo.

Cada um dos mapas tem algo diferente para oferecer e um estilo de jogo para explorar. Por exemplo, a Floresta Argonne, que lembra muito Endor de Star Wars, é praticamente um versão 3.0 do mapa Operation Metro de Battlefield 3, pois é extremamente pequeno e você bate de frente o tempo todo com os inimigos e sempre está exposto. A Fortaleza FAO, por outro lado, tem muitas torres e edifícios para esconder, um mapa grande para conduzir veículos blindados e alguns pontos saborosos para snipers. Tem mapas para todos os estilos e gostos.

Os Veículos

Battlefield 1 tem um grande e variado catálogo de veículos, todos completamente baseados nos que participaram da Primeira Guerra Mundial. São bombardeiros e biplanos, tanques, caminhões de artilharia pesada e até mesmo cavalos. Além de reforços espalhadas pelos mapas como canhões e canhões anti-aéreos, tornando Battlefield 1 um FPS exclusivo e original.

Outra nova adição ao jogo é a capacidade de direcionar pontos específicos em um veículo e danificá-lo ou desativá-lo completamente. Se houver um tanque em movimento, você pode concentrar fogo pesado sobre partes específicas dele para desativá-lo, por exemplo.

Além disso, determinados mapas, ainda possuem máquinas de destruição colossais, que são de três tipos: Trem, Encoraçado e Dirigível. Se uma equipe está destruindo a outra equipe, a equipe perdedora ganha esse reforço para tentar virar a partida. Esse veículo especial transforma completamente o campo de batalha, pois eles são gigantes, imponentes e com um poder de fogo devastador. Quem o possui tem em suas mãos uma arma de destruição em massa e quem não tem precisa correr para destruí-lo o mas rápido possível. Uma vez que o gigante recebe golpes suficientes, ele se inflama em uma bola maciça de fogo e lentamente morre no campo de batalha.

veículo

Armas, Classes e Combate

Battlefield 1, como todos os outros jogos Battlefield, dá aos jogadores a opção de escolher o tipo de soldado que eles querem jogar, como: Assalto, Médico, Suporte e Sniper. Mas agora, o jogo também lhe dá a opção de escolher duas classes adicionais voltados especificamente para os veículos do jogo: Piloto e Tanker. Essas alterações trouxeram mais equilíbrio de poder entre infantaria e veículos. Cada classe também tem suas armas exclusivas e funções distintas dentro dos combates.

As armas são bem rústicas e totalmente baseadas nas existentes na Primeira Guerra Mundial, assim como ocorreu na criação dos veículos do jogo. Cada uma delas possui suas peculariedades no manuseio, recarga e mira, trazendo um novo frescor para o gênero FPS.

O combate corpo a corpo foi muito melhorado para Battlefield 1. Você pode estraçalhar qualquer pessoa em qualquer ângulo. Mas se você for de frente contra os inimigos você não vai matá-los, você deve cercá-los para isso, ou pode meter bala nele antes para depois abatê-los com sua mão. As animações para as finalizações corpo a corpo estão brutais, você pode enfiar uma pá no crânio de alguém, espetar com sua baioneta ou lançar um machado no corpo de alguém. Seja qual for a escolha vai render uma morte com recursos visuais e sonoros brutais. A autenticidade do jogo também te faz pensar como um soldado, pois muitas vezes nos sentiremos muito lentos ao correr, obrigando os jogadores a escolherem a hora certa de se locomover e atacar.

Em Battlefield 1 você pode dividir a equipe já gigante em esquadrões menores. Membros de seu esquadrão aparecem em sua tela de forma diferente dos outros colegas e também lhe dão a oportunidade de aparecer no campo ao lado deles.

Gráficos

Visualmente, Battlefield 1 é incrível, com uma quantidade de detalhes em cada ambiente que é surpreendente, tudo sempre acontece com muita fluidez e o framerate nunca cai. Existe tanta coisa acontecendo em cada ambiente e tudo é tão bonito e ao mesmo tempo sombrio e brutal, como essa Guerra foi.  Destaque para o clima dinâmico que Battlefield 1 possui e para o nível de destruição absurdo que o jogo apresenta, em uma determinada parte da partida pude subir na torreta do dirigível e foi impressionante conseguir destruir praticamente todas as estruturas que o jogo possuía e devastando e mudando de verdade o campo de guerra. As casas podem perder pisos completos, escadas são destruídas, telhados são arrancados. A destruição que se tornou marca registrada da franquia é levada à um novo nível com um resultado glorioso!

gráfico

Opinião

Battlefield 1 é um jogo lindo e ambicioso, que traz de volta uma temática pouco explorada com esse nível de detalhamento. A DICE acertou em cheio ao voltar às suas raízes em termos de destrutividade e dando mais liberdade e expressão para o jogador. O jogo volta em grande estilo com seu cenário quase todo destrutível, e com clima um dinâmico que o torna ainda mais interessante e visualmente impressionante. Ele adiciona uma camada de profundidade para o multiplayer que o torna único e se prepara para ser um dos melhores jogos de FPS dos últimos tempos. O jogo tira o máximo partido da atual geração e proporciona uma das experiências mais incríveis que eu já tive, graças principalmente a sua campanha bem escrita, sua jogabilidade excelente e um multiplayer ótimo e divertido, com mapas recheados de um nível de design fantástico. Se você está procurando por algo novo e refrescante no gênero FPS, Battlefield 1 é o jogo para você.

Entenda nossas notas

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money