fbpx

Mordheim: City of the Damned é um RPG em turno, baseado no jogo de mesa de Mordheim, que é derivado dos conflitos nos jogos de guerra Warhammer Fantasy maiores. Coloca o jogador no controle de um grupo guerreiro (Warband) que luta contra equipes rivais em busca de recursos e controle de áreas ao redor da cidade titular de Mordheim. No início do jogo, o jogador escolhe uma facção (Irmãs de Sigmar, Mercenários do Império, Skaven ou o Culto dos Possuídos) e ao longo do jogo, é dada a oportunidade de melhorar a força da sua Warband através do recrutamento, nivelamento, melhoria e ainda personalização de uma lista de combatentes, bem como seus equipamentos. Perder batalhas pode levar à morte permanente dos membros da Warband, e o jogo enfatiza cuidadosos compromissos e sobrevivência. Em adição a campanha single-player, os jogadores podem colocar sua Warband contra outros jogadores online.

Ao lembrar do gênero RPG baseado em turnos, dois jogos vem a minha cabeça: UFO X-COM e a série Heroes of the Might and Magic. Ambos jogos possui uma interface simples e quase uma visão isométrica. Mordheim é diferente. A ambientação é extremamente bem feita e trabalhada, com visão em terceira pessoa no combate, lembrando um pouco Shadow of Mordor. Mas ai que começa a dificuldade. Com muitos números e informações na tela, torna-se um pouco confusa a interface. Não é a toa que ao iniciar uma nova Warband aparece uma mensagem sugerindo, quase obrigando, que você passe antes nos tutoriais, e certifique-se: preste atenção, principalmente nos detalhes!

mordheim_city-of-the_damned_000Cai na cidade de Mordheim um meteorito que espalha wyrdstone para todos os lados. A busca por esta pedra rara traz diversas companhias de mercenários (Warbands) por todo império de Sigmar. Lembrando que como é ambientado no universo Warhammer, há caos e morte em todos os cantos. Grande parte das missões é a busca pela pedra ou a destruição de outras guildas de mercenários, se muitas variações.
mordheim_city-of-the_damned_001Os turnos são longos, e até você entender qual a melhor combinação dos equipamentos, bônus e habilidades, vai te consumir bastante tempo e cabeça. Se você preferir há fóruns na internet que auxiliam melhor nestas escolhas facilitando a formação da Warband em menos tempo.
mordheim_city-of-the_damned_003No estilo Dark Souls, você irá se irritar no início das primeiras missões, até entender melhor a boa mecânica do jogo, e o sistema de mapa que não ajuda nos melhores caminhos etc. Uma vez entendido o jogo e acertado a sua Warband o jogo passa a ser bem interessante

mordheim_city-of-the_damned_004Você inicia com uma equipe fraca comparando as outras facções, com poucas proteções de contra-ataque longos ou curtos, e sem entender a mecânica é morte na certa. Quanto mais evoluir seus personagens, comprando de novos equipamentos e utilizando os bônus permanentes do sistema Vetenerancy, mais forte fica sua Warband, mais agradável fica o jogo.

Conclusão

Trata-se de um jogo para entusiastas de RPG estratégico baseado em turnos, e assim é um jogo extremamente bem executado, ótimos gráficos, boas variedades de personagens e grande customização. Após passadas as primeiras horas na difícil curva de aprendizado, o jogo ganha outra vida e torna-se bem prazeroso. E ainda está com um bom preço: R$ 119.

selo_mordheimEntenda nossas notas

mordheim_live

 

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money