fbpx

Há 15 anos atrás, mais precisamente no dia 15 de novembro de 2001, a Microsoft entrava de cabeça no mundo dos videogames e lançava o seu primeiro console, o Xbox. O Xbox original deu origem a franquias de jogos amados como Halo e Forza Motorsport, além de inaugurar uma nova era de jogos para serem jogados online com a super elogiada Xbox Live.

Em 22 de novembro de 2005 a Microsoft lançava o Xbox 360. O serviço Xbox Live foi altamente melhorado e contou com um nível gratuito de subscrição, bem como a capacidade de transmitir conteúdo de PCs, streaming de música, programas de TV, e muito mais através dos serviços Xbox Música e Xbox Video. O console acumula um total de 84 milhões de vendas sendo o sexto vídeo game mais vendido da história.

O Xbox 360 trouxe grandes melhorias e novidades que influenciaram com força o mercado de games, veja como muitas delas mudaram para sempre a vida dos jogadores:

  • Conquistas e Gamerscore

Um símbolo dos Xbox 360 foi a criação das conquistas e do sistema de Gamerscore. A Microsoft teve a ideia de criar prêmios para proezas específicas realizadas dentro de um jogo, esse prêmio recebeu o nome de Conquistas e cada uma delas possui um valor que recebeu o nome de Gamerscore.

  • Kinect

O Xbox 360 recebeu no ano de 2010 um acessório novo: o Kinect. O periférico chegou com sua tecnologia de sensor de movimento, permitindo aos jogadores controlar e interagir com seu conteúdo usando apenas o corpo e a voz. O acessório trouxe vida e diversão de uma maneira impressionante com seus jogos de dança e esportes, fizemos um artigo com os jogos mais interessantes lançados para ele.

  • Controle

O controle sem fio para o Xbox 360 possui um design ergonômico e confortável, oferendo muita flexibilidade, precisão controle e qualidade. Ele também pode ser usado no PC. Foi considerado por muitos, durante muito tempo o melhor controle já criado para os games. Seu sucessor, o controle para o Xbox One, chegou ao mercado para manter e elevar o nível já existente e trouxe mais de 41 melhorias ao já celebrado controle do Xbox 360.

  • Jogos indies e digitais

A loja de jogos no Xbox 360, expandiu os horizontes de jogadores e desenvolvedores. Nela era possível comprar sem sair de casa, seja com seu cartão de crédito ou com a moeda criada pela Microsoft, chamada de Microsoft Points. Além disso, foi criada a linha Live Arcade, onde jogos menores e de estúdios inciantes poderiam ter seu espaço, se antes eles estavam restritos ao PC, agora eles possuíam uma nova plataforma para apresentar seus jogos.

  • Fabricação no Brasil

Em 2011, o Xbox 360 passou a ser fabricado no Brasil, o que trouxe uma redução de preço do console e até mesmo na queda dos preços dos jogos exclusivos. A marca Xbox tem crescido no Brasil nos últimos anos. O Xbox 360 e o Xbox One são fabricados no país e a empresa está mostrando sempre seu empenho em agradar a comunidade brasileira.

Apesar de grandes novidades e conquistas, nem tudo foi bom para o Xbox 360. O hardware do aparelho apresentou problemas que geraram as famosas três luzes vermelhas no lugar das quatro verdes no botão power do console. Essa iluminação indicava uma falha generalizada na placa-mãe do videogame, inutilizando seu uso. O problema resultou em um custo de mais de US$ 1 bilhão para a Microsoft, entre a reposição de aparelhos e consertos. Esse problema foi resolvido com o lançamento de uma nova versão com melhorias no sistema do console.

Em 22 de novembro de 2013, a Microsoft chega com uma nova proposta, o Xbox One.

O começo da jornada do Xbox One foi bem complicado, erros de comando e do foco do console, que na época era gerenciado pelo Don Mattrick, levaram o console a uma enorme margem de desconfiança, por causa do discurso muito direcionado aos recursos de TV e entretenimento. Porém o Xbox One ainda era um console de jogos, mas a direção da Xbox na época não soube vender seu peixe.

Aos poucos o Xbox foi mostrando que seu foco eram os jogos, a ideia principal do console é ser a central multimídia dos jogadores, onde além de jogar seus jogos favoritos também existe a sua disposição inúmeros aplicativos para facilitar a sua vida. É o conceito All in One.

A Microsoft percebeu que teria que mudar sua direção para poder tentar virar o jogo e mostrar confiança aos seus jogadores, é nessa parte que Phil Spencer entra na história do Xbox One e muda por completo a trajetória do console. Ele assumiu a divisão Xbox e mudou completamente o foco da empresa, tirando a excessiva atenção ao entretenimento e focando totalmente nos jogos, e o que vemos é uma virada sensacional do console no mercado com muitos jogos exclusivos e mudanças mensais que acrescentam muitas melhorias ao Xbox One.

A comunidade Xbox tem sido muito importante nessa mudança, pensando no que os jogadores querem para o Xbox One e tornar a melhor plataforma possível para eles, a Microsoft criou um site só para isso, que conta com milhares de sugestões e muitas delas já foram implementadas e outras estão a caminho. Hoje podemos perceber que as atualizações mensais e o foco em jogos da plataforma transformaram o Xbox One em um console totalmente diferente do que havia sido lançado anos atrás, e a mudança foi para melhor.

O foco que Phil Spencer trouxe para o Xbox são os jogos, ele investe incansavelmente em trazer novos jogos e estúdios para o Xbox One, e fazer com que o console tenha jogos únicos e exclusivos para os seus jogadores. O fato é que agora o Xbox On apresenta uma biblioteca de jogos que agrada e convence seus jogadores, aquela que é considerada pela empresa com a maior e melhor line-up de sua história. Além de uma nova experiência com a dashboard e funcionalidades integradas ao Windows 10, ainda temos a tão celebrada retrocompatibilidade com o Xbox 360.

Já sob o comando de Phil Spencer, foi lançado o Xbox One S, e as vendas do console aumentaram bastante e nos últimos meses vem liderando as estatísticas de vendas nos Estados Unidos e em alguns outros lugares do mundo.

Willem Puccinelli, gerente de Xbox no Brasil, também falou um pouco do Xbox One no Brasil, que foi escolhido para ser um dos primeiros 13 países de lançamento do console. O Xbox One é fabricado no Brasil, na Zona Franca de Manaus, onde funcionava a fábrica da Nokia. A Microsoft vai investir cerca de US$ 52 milhões para produzir o console inteiramente no nosso país, sem empresas terceirizadas no meio do caminho. A Empresa busca uma grande aproximação com os jogadores brasileiros a fim de obter vantagem no país.  Ele também pontua a importância do constante lançamento de jogos, aplicativos, a Xbox Live e os bundles que a Microsoft trouxe para o país para agregar valor a marca Xbox junto aos jogadores brasileiros.

Não podemos comemorar a trajetória dos últimos 15 anos do Xbox sem olhar para o futuro. Em 2017 teremos o lançamento do tão aguardado novo console da empresa, que possui o nome provisório de Project Scorpio. O novo console estará preparado para os jogos em Ultra HD (4K) e com tecnologia de Realidade Virtual. Ele ainda contará com uma unidade central de processamento de oito núcleos e memória RAM que deve ultrapassar a largura de banda de 200 GB/s. O Project Scorpio será totalmente compatível com todos os jogos e consoles, o que abrange desde o primeiro Xbox One quanto o novo Xbox One S. A compatibilidade abrange os acessórios atuais.

A trajetória do Xbox pode ser considerada de muito sucesso. Apesar dos altos e baixos a Microsoft não se abalou e acreditou sempre no seu console e ao que parece possui grandes planos para o futuro da marca. Essa perspectiva não só deixa seus compradores ainda mais satisfeitos, mas também encoraja mais jogadores a se voltarem para o lado verde da força.

Parabéns família Xbox!! Da-lhe Xonão!

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money