fbpx

HITMAN nos coloca de volta no papel do letal Agente 47, o famoso protagonista de todos os jogos da série. O jogo é uma versão renovada da história, que foi desenvolvida pela IO Interactive e publicada pela Square Enix.  HITMAN foi todo lançado no decorrer do ano de 2016 no formato de episódios. A promessa era de que durante os 6 episódios lançados teríamos toda a jogabilidade clássica, que é marca registrada da franquia, de volta com novidades para deixar a narrativa mais dinâmica.

História

A história apresenta o letal e assassino nato Agente 47, ele perdeu a memória e agora trabalha para uma organização de assassinos. Ao contrário do que acontece com a maioria das pessoas, ele não possui pontos fracos, o que não agrada o chefe da organização pois não teria algo para atacar o Agente no futuro, caso precisasse explorar sua fraqueza. Mesmo dificultando ao máximo o ingresso do agente, ele consegue passar nos testes e passa a eliminar os alvos aos quais é designado.  HITMAN não possui uma história muito marcante e apesar de contar histórias interessantes no decorrer dos episódios faltou um pouco de plano de fundo para tudo que acontece e qual seriam as motivações do protagonista.

tutorial

Jogabilidade

HITMAN possui uma boa jogabilidade mesmo que seja pouco fluida e até mesmo dura às vezes. Mas é um verdadeiro parque de diversões para o seu espião interior, pois existem os mais diversos caminhos para seguir até chegar ao seu alvo. Os cenários são enormes e cheios de possibilidades para que se chegue ao seu destino. São disfarces, armas, venenos, lugares estratégicos… Tudo depende do estilo e da criatividade de cada jogador.

Você pode analisar bem o comportamento dos alvos e de tudo que acontece ao seu redor para então agir e eliminá-los. Vale lembrar que HITMAN é um jogo onde você deve agir na furtividade, onde os assassinatos devem ser realizados com a maior discrição possível, ser descoberto pode acabar mal para o Agente 47.

alvos

Fator replay

Conforme citamos acima, HITMAN te oferece uma série de oportunidades e caminhos no mapa para que você decida a estratégia para eliminar seus alvos e ainda te oferece uma série de desafios que te instigam a jogar novamente os episódios para dar os mais variados desfechos para as missões. Para quem gosta de explorar as mais diversas opções dentro de um jogo, vai encontrar um fator replay altíssimo aqui, pois se sentirá curioso para ver os mais diversos desfechos que cada missão tem.

Além do conteúdo variado do jogo padrão, ainda temos acesso ao conteúdo da comunidade, onde você e outros jogadores podem criar desafios personalizados que trazem ainda mais variedade para HITMAN. São os mesmos mapas dos episódios, mas as missões e objetivos são customizáveis.

paris

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial do jogo está muito boa e responde bem, além de trazer uma variedade incrível de opções e disfarces. Quando você pega um disfarce, as pessoas do núcleo daquele disfarce podem te reconhecer, mas os outros irão te ignorar completamente. Por exemplo, você pegou um disfarce de Garçom, então o pessoal da segurança não irá criar problemas para você, mas os outros garçons podem estranhar sua presença, pois não te reconhecem e podem estragar seu disfarce. Essa mecânica traz muita dinâmica e requer bastante estratégia para os jogadores. Esses NPCs também conversam entre si e algumas dessas conversas abrem novas maneiras de abater seus alvos.

Apesar de ter um grande sistema de IA, HITMAN ainda apresenta algumas inconsistências nesse aspecto, pois muitas vezes se você andar agachado ou até mesmo correr não chamará a atenção dos outros. Algo que poderia ter sido mais trabalhado.

oportunidade

Gráficos e Loadings

HITMAN está graficamente belíssimo com cenários muito detalhados e performance muito fluida. Os personagens também são bem detalhados e com uma diversidade incrível.

Os loadings me incomodaram bastante, mesmo com a atualização que fez com que esse tempo de carregamento diminuísse. É um tanto quanto frustrante quando falhamos em uma missão ou iremos iniciar uma, pois o tempo de espera é um tanto quanto exagerado. Um problema grave também é que caso sua internet caia no meio de uma missão, o progresso não salvo será perdido pois sua sessão é interrompida automaticamente. Uma escolha ruim da desenvolvedora.

sapienza

Episódios

A escolha de lançar HITMAN no formato de episódios gerou muita estranheza para os jogadores, pois parece improvável que uma história como a do Agente 47 possa ser fragmentada. Vamos conferir se a escolha da desenvolvedora funcionou no decorrer dos 06 episódios:

Episódio 01 – Paris

O primeiro episódio também serve como tutorial e explicação das origens do Agente 47 e ficamos sabendo como ele começou sua carreira na ICA e as suas primeiras missões.

Na missão em Paris HITMAN precisa eliminar dois alvos, que são Viktor Novikov e Dalia Margolis. Eles estão presentes em um evento de moda, onde um grande desfile está acontecendo. Esses alvos estão conectados à estranha narrativa que une os episódios. O cenário é belíssimo e cheio de possibilidades para chegar aos objetivos, são tantos disfarces e lugares que você até esquece da história e fica só testando sua criatividade.

Episódio 02 – Sapienza

O segundo episódio, se passa na cidade Italiana de Sapienza, e nos traz um cenário belíssimo com caminhos e possibilidades bem interessantes para o gameplay. Precisamos eliminar dois alvos novamente, Silvio Caruso e Francesca De Santis, e ainda destruir sua pesquisa científica.

Nesse episódio, além da mansão onde estão nossos alvos temos uma enorme área ao seu redor com infinitas possibilidades para que entremos no local. A cidade toda tem um enorme potencial para exploração e para testar suas habilidades de espião.

Episódio 03 – Marrakesh

O mapa desse episódio é bem menor do que os anteriores, um vilarejo cheio de becos e recheado de seguranças e guardas. Nossos alvos são o banqueiro Claus Strandberg, que está escondido no seguro consulado sueco, e o General de Exército Reza Zaydan, protegido por seu esquadrão de elite de soldados que ocuparam uma escola abandonada, ambos os locais estão em partes opostas do mapa. A dupla fraudou milhões das poupança do povo e querem acabar com a democracia do país.

Os eventos que acontecem no final de cada episódio que servem de plano de fundo começam a tomar forma, mesmo que de forma lenta. Tanto a história quanto a ambientação desse episódio é bem inferior aos episódios anteriores.

Episódio 04 – Bangkok

O quarto episódio está todo ambientado em um luxuoso e belíssimo hotel em Bangkok. Nossos alvos são o astro de rock Jordan Cross e seu amigo Ken Morgan. Eles são suspeitos de terem matado Hannah Highmoore, e seu pai contrata o Agente 47 para dar fim aos dois prováveis assassinos de sua filha. A história parece bem deslocada de toda a narrativa e não está conectada com nada do que aconteceu até esse momento.

Por outro lado a escolha da trama se passar em um hotel de luxo, recheado de funcionários, hóspedes e lugares para se esconder foi ótimo para o gameplay. As possibilidades são gigantes e a criatividade dos jogadores será colocada a prova. Além disso, toda a atmosfera do dia a dia de uma banda de rock com seus instrumentos e comportamento característicos também foram bem explorados.

colorado

Episódio 05 – Colorado

O penúltimo episódio de HITMAN nos leva até o estado norte-americano do Colorado, onde precisamos nos infiltrar em um acampamento militar fortemente defendido e eliminar quatro alvos, e ainda temos uma missão de infiltração para ser completada. Nossos alvos são participantes de uma milicia e suas vidas estão muito ligadas à trama que se desenrola de plano de fundo. O acampamento está situado em uma grande fazenda e você deve explorar sua mediações para se infiltrar no acampamento.

Este foi o capítulo mais exigente onde qualquer erro poderia resultar no fracasso de toda a missão. Além de inúmeras possibilidades, esse episódio requer que um timing quase perfeito para a realização das tarefas, exigindo muita paciência e estratégia.

Finalmente, os eventos que ocorrem ao final de cada episódio passaram a ter algum sentido e finalmente deu aquela sensação de querer saber mais do que anda ocorrendo na narrativa contada.

Episódio 06 – Hokkaido

O último episódio de HITMAN nos apresentou uma excelente história e uma missão extremamente interessante. O Agente 47 está em um hospital da cidade de Hokkaido, uma ilha dentro do Japão e lá ele precisa eliminar dois alvos. A narrativa se passa dentro de uma restrita e tecnologicamente avançada instalação médica onde estão sendo realizados experimentos ilegais. Os alvos são um ex-agente da ICA, Eric Soders, que trocou de lado e uma misteriosa mulher de uma organização inimiga que anda pelo hospital.

A ambientação ficou muito boa com a área externa onde existe neve e montanhas e na parte interna com suas alas cheias de alta tecnologia. Nesse episódio o Agente 47 começa sem nenhum equipamento e deve se virar para encontrar tudo no local.

Apesar de ter sido um dos melhores episódios da temporada, ele deixa a desejar por não ter dado uma conclusão aos acontecimentos e nem mesmo mostrar algo mais revelador. Ficou tudo aberto e vago demais.

hokkaido

Opinião

O novo jogo da série HITMAN, acertou em cheio ao priorizar a jogabilidade que originou e fez do Agente 47 um grande sucesso, mesclando mecânicas inteligentes com inúmeras possibilidades de gameplay, fazendo assim um jogo clássico que vai agradar aos fãs, que curtem e procuram por jogos com esse estilo. Por outro lado, o jogo deixa a desejar na sua narrativa que não cativa e nem prende o jogador, muitas vezes dá a impressão que ela só existe como plano de fundo mesmo, sem nenhum impacto. O fato de ele ter sido lançado por episódios também colabora para que a imersão seja menor do que se fosse um jogo de forma completa. Mesmo com esse porém sobre sua narrativa, HITMAN deverá agradar em cheios aos fãs de stealth e do agente 47.

Entenda nossas notas.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money