fbpx

A Ubisoft anunciou que Grow Up continuaria as aventuras do robozinho Bud, que começou em Grow Home de 2015. Acompanhe essa análise do jogo gentilmente cedido pela Ubisoft Brasil.

grow-up

História

Durante uma viagem pelo espaço, a nave MOM bate e acaba caindo em um planeta desconhecido. Durante a queda, a nave se quebra em 10 partes e cabe à Bud e Pod a missão de resgatar MOM para continuarem viagem, juntando todas suas peças no local final: A Lua.

grow-up-title-screen

Jogabilidade

Em Grow Up controlamos Bud, um robozinho vermelho que precisa buscar as partes da sua nave para voltar ao seu jogo da velha. Além de Bud, “controlamos” Pod, uma espécie de robô-drone, que nada mais é que o nosso mapa. Toda vez que usamos Pod, podemos ter uma visão geral do planeta e marcar locais importantes e pontos de rota.

Com Bud podemos: andar, planar, usar o jetpack, agarrar em objetos, escalar e até mesmo virar uma bola e sair rolando pelo planeta, mas alguns desses movimentos só são acessíveis após encontrarmos as capsulas com o upgrade de habilidade, que estão espalhadas pelo mapa.

grow-up-escalada

O objetivo de Bud é encontrar as peças de MOM e pra isso é preciso explorar todo o planeta, enquanto algumas peças podem ser marcadas enquanto usamos Pod, outras não temos nenhuma dica, ou seja, é preciso explorar muito o cenário.

Nessa parte o jogo peca um pouco, pois somos jogados naquele mundo sem uma direção, sem saber por onde seguir. No começo temos uma indicação da primeira peça e um possível meio de chegar nesse objetivo, mas a partir da segunda, ficamos por conta própria para marca-las e procurar na ordem que quisermos.

grow-up-3

Em alguns lugares, encontramos umas espécies de árvores lunares. Quando conectamos seus “galhos” a rochas flutuantes, a árvore aumenta de tamanho. Cada uma tem uma quantidade fixa de galhos que precisam ser encaixados e quando alcançamos a altura máxima, ficamos mais próximos de uma peça, que geralmente ficam nas alturas.

Uma vez que encontramos um pedaço de MOM, Pod aparece com um imã gigante e então precisamos conectá-lo à peça para que ela seja levada à Lua, onde MOM está sendo remontada.

grow-up-mom

Colecionáveis

Os colecionáveis em Grow Up tem um peso à mais e podem fazer com que o jogo fique bem mais fácil para o jogador.

Habilidades: são pontos que ficam marcados no mapa. Eles são limitados e cada um aprimora um pouco mais o nosso robozinho. Elas ficam numa espécie de caixa e só precisamos abri-las para aprendermos a habilidade.

grow-up-pecas

Cristais: são 150 Cristais espalhados pelo mundo. Para capturar um cristal, Bud precisa agarrar e retirar ele do lugar que está e após uma certa quantidade, ganhamos um upgrade de energia, aumentando em 1 a capacidade de bateria, que é usada para algumas habilidades do robozinho e para plantar Floraformes.

grow-up-1

Floraformes: são as plantas do planeta. Cada uma conta com uma “habilidade especial” que pode ser usada por Bud a qualquer momento, mas para isso acontecer, primeiro temos que “scannear” a Floraforme. O processo consiste em agarrar-se à planta e depois apertar o botão X. Feito isso, a Floraforme ficará no inventário, podendo ser criada à qualquer momento.

grow-up-floraformes

Teleroteadores: são uma espécie de equipamento teleportador, que permite ao nosso robô viajar grandes distâncias em pouco tempo. Estão espalhados pelo mundo e, durante grandes escaladas, nos ajudam salvando o progresso no meio da subida e abrindo aquele ponto para voltarmos se cairmos. Esse recurso acaba sendo muito útil, pois nem sempre o nosso personagem consegue ficar agarrado ao objeto. Muitas vezes acabamos escorregando no meio da subida e perdendo nosso progresso, o que é outra questão falha no jogo, pois escalamos a maior parte do tempo e, caso não tenhamos um teleroteador ou o jogo não tenha sido salvos, teremos que subir tudo de novo.

grow-up-teleroteador

Desafios: como o próprio nome diz, são desafios que o jogador precisa enfrentar. São 40 ao todo e, assim como os cristais, recompensam o jogador a cada quantidade completada, mas com trajes especiais.

grow-up-mapa

Gráficos e Som

Grow Up é bem colorido e o cenário vai desde cavernas até picos congelados, porém os gráficos são um pouco quadrados. Todos os objetos são retos e com poucas curvas. Claro que isso não influencia na beleza do jogo, mas pode atrapalhar em algumas escaladas.

Os sons são mais ambientes com uma música bem tranquila e quase imperceptível de fundo. Aqui o problema é apenas nos sons que nosso robozinho faz, ficando repetitivos e irritando após algumas horas de jogo.

grow-up-5

Opinião

Grow Up é um ótimo jogo para quem gosta de exploração e para os Caçadores de Conquistas. Como ele não tem combate, a dificuldade fica por conta da sua habilidade com os controles e tem um tempo médio de 4 horas de história na busca apenas pelas peças de MOM.

O jogo consegue prender na sua proposta de exploração, mas algumas falhas fazem com que ele seja um jogo para se comprar em promoção.

Sendo assim, é possível aproveitar enquanto ele está com um valor acessível na Black Friday da Live.

Análise Grow Up

Entenda nossas notas

Compartilhar.

About Author

Apaixonado por jogos desde a época do NES. Filmes, séries, quadrinhos e mangás também são outras paixões. Jogo de tudo sem haterismo, mas com preferência da Microsoft. Viciado em Gears of War, que me fez entrar para o Lado Verde com meu querido e amado 360 e logo depois o poderoso ONE.

Powered by keepvid themefull earn money