fbpx

Produzido pela 11 Bit Studios e distribuído pela Deep Silver, o jogo é baseado em This War of Mine. O título Little Ones adiciona crianças ao cenário da guerra e mostra que, mesmo em meio ao conflito, crianças são apenas crianças. Elas continuam sorrindo, chorando e brincando, além de enxergarem o mundo de maneira diferente.

this-war-of-mine-the-little-ones

História

Na guerra, nem todos são soldados e This War of Mine: The Little Ones mostra uma guerra sob a perspectiva de civis que tentam sobreviver. Todo o talento que tinham é necessário para passarem por esses dias sombrios.

The Little Ones adiciona crianças à narrativa, tornando as decisões mais difíceis. Como explicar o que é a guerra para elas? Como criá-las e ensiná-las em meio ao combate e a escassez de recursos e alimentos?

Nessa versão é possível entender um pouco o sofrimento ao tomar decisões pensando em cada um do seu grupo.

this-war-of-mine-the-little-ones-lydia

Jogabilidade

TWoM é um jogo de sobrevivência, exploração e criação com turnos de manhã e noite.

Começamos o jogo em uma casa, ou boa parte do que sobrou dela, com três sobreviventes que se encontraram enquanto fugiam. No começo do jogo é possível escolher a sua história, então os personagens podem variar.

Cada personagem tem algum tipo de habilidade, como: carregar mais itens, andar mais rápido, construir usando menos material entre outros.

this-war-of-mine-the-little-ones-familia

O jogo funciona da seguinte forma: durante o dia precisamos nos preparar, criando itens que sejam úteis para a nossa jornada, como camas, fogão, uma estação para criar armas e ferramentas, além de outras coisas importantes para a sobrevivência.

Nesse tempo também é possível cuidar dos seus personagens, dar remédios, comida, descansar e até conversar, mas a tensão começa quando o dia vai terminando.

Ao anoitecer, o jogo te dá algumas opções de como passar a sua noite: é possível colocar os personagens para dormir no chão (caso não tenha cama), dormir na cama, vigiar e coletar. Essa última opção é válida apenas para um personagem, então somos apresentados à uma espécie de mapa que mostra quais lugares podemos explorar e quais tipos de recursos estão disponíveis em cada um.

this-war-of-mine-the-little-ones-controles

O tempo para explorar os locais é limitado, bem como nossa mochila, portanto é necessário sempre ter em mente o que está em falta no abrigo e focar apenas naquelas coisas.

Se os sobreviventes estiverem com fome e coletarmos apenas materiais, no dia seguinte eles podem acordar cansados e doentes, deixando-os mais lentos para executar as tarefas.

Além dos recursos para criação, é necessário manter todos em bom estado, com remédios, comidas e até conversas. Em algumas situações, caso você roube ou mate alguém, aqueles que ficaram em casa começaram a entrar em depressão. Nesses momentos uma conversa é sempre boa, bem como uma soneca para aliviar a tensão.

O importante é sempre tentar manter todos sadios e alimentados, pois é necessário fazer um rodízio de personagens para não gastar a saúde de apenas um, assim ficando mais fácil sobreviver à guerra.

this-war-of-mine-the-little-ones-inventario

Da mesma forma que saímos em busca de suprimentos, nossa casa também fica exposta para ladrões. Caso opte por deixar sobreviventes dormindo ou de vigia sem nenhuma arma, esses ladrões podem, além de roubar, ferir e até matar nossos personagens, por isso é sempre bom planejar o fim do dia com cautela.

Os controles são bem simples: podemos andar, trocar de personagem, coletar e até combater inimigos. Essa última parte é algo um pouco difícil. Nosso personagem é lento mesmo no combate corpo a corpo, o que na maioria das vezes nos deixa perto da morte.

Toda escolha tem uma consequência. Se roubar de inocentes, eles podem ter uma arma de fogo, que acabará resultando na morte do personagem. Caso você roube e saia impune, seu colegas entrarão em depressão pensando na situação.

this-war-of-mine-the-little-ones-pavle

Crie Sua História

Após alguns dias de sobrevivência, o jogo libera o modo para criar a sua própria história, que nada mais é que um jogo personalizado. Nele podemos escolher os personagens, locais à serem visitados, dias até o cessar fogo e outras configurações.

this-war-of-mine-the-little-ones-dia-2

Gráficos e Sons

The Little Ones tem um gráfico em 2D meio Side Scroller, com uma escala de cinza capaz de deixar o clima bem melancólico. Não é um jogo rico em detalhes, mas tem a sua beleza.

A melancolia visual é acompanhada por uma melodia fraca que aumenta ainda mais o clima triste do jogo.

this-war-of-mine-the-little-ones-2

Opinião

This War of Mine The Little Ones consegue passar um pouco da angústia da guerra pela visão de civis. Algumas decisões vão se tornando cada vez mais difíceis, chegando em um ponto em que deve-se decidir sacrificar um para que os outros sobrevivam.

Ele é indicado para aqueles que gostam de sobrevivência e criação, além dos Caçadores de conquistas, por ser um jogo de curta duração.

TWoM é um ótimo jogo para pegar em promoção e é possível fazer isso ainda essa semana.

Análise This War of Mine

Entenda nossas notas

Compartilhar.

About Author

Apaixonado por jogos desde a época do NES. Filmes, séries, quadrinhos e mangás também são outras paixões. Jogo de tudo sem haterismo, mas com preferência da Microsoft. Viciado em Gears of War, que me fez entrar para o Lado Verde com meu querido e amado 360 e logo depois o poderoso ONE.

Powered by keepvid themefull earn money