fbpx

Batman: The Telltale Series é o mais um jogo lançado em formato episódico pela Telltale Games e possui o estilo já característico do estúdio com seus jogos Point and Click em 3ª pessoa e com escolhas que prometem impactar na progressão da narrativa. Aqui companhamos uma história que alterna o foco tanto em Bruce Wayne quanto no Batman, e as decisões feitas por um pode ter um grande impacto sobre o outro. Todas as escolhas que o jogador faz irá ajudar a moldar a Gotham que Bruce lida com durante o dia e a ação que Batman enfrenta à noite. A Telltale fez a escolha certa ao focar no lado humano de Batman e mostrar que Bruce Wayne é tão importante quanto o homem-morcego.

História

A história acontece em Gotham, mas não está vinculada a qualquer interação existente do universo de Batman em jogos, filmes ou quadrinhos, o que deu mais liberdade de criação para a Telltale. Mesmo assim, podemos encontrar muitas referências e personagens icônicos como Harvey Dent, Mulher Gato, Pinguim, Comissário Gordon, Coringa e, é claro, o querido mordomo Alfred. A interação de Alfred com a dupla jornada de Bruce foi abordada de uma maneira muito sensível e mostra toda e dedicação e carinho do mordomo e o reconhecimento de Bruce.

A história está mais adulta do que dos outros jogos da Telltale, com temas mais delicados como drogas, violência explícita, sexo, manipulação da mídia, corrupção, mostrando até onde as pessoas podem chegar em busca de vingança. Bruce está tentando colocar ordem e combater a corrupção em Gotham, mas uma série de denúncias fazem a cidade perder a confiança no nome da sua família. Ao mesmo tempo que precisa combater como Batman, uma série de assassinatos que ocorrem na cidade com o uso de uma droga letal e que manipula a mente das pessoas.

Jogabilidade

A jogabilidade permanece a mesma, andar ao redor do mapa, que permanece linear, em busca de pontos para clicar e abrir novas situações para avançar a narrativa. Porém, em Batman: The Telltale Series, a Telltale decidiu trazer a atmosfera tecnológica de Batman, o que deixou a exploração e a investigação mais divertidos. Usamos as engenhocas do Batman para ligar pistas deixadas na cena do crime e assim descobrir o que aconteceu, mas só avançamos se fizermos as conexões corretas. Outro grande diferencial é o uso do Bat-computador, ele guarda as informações importantes da narrativa e seus personagens e nos ajuda nas pesquisa de provas e também nas investigações importantes para seguir na história.

O combate está mais presente do que nunca nesse jogo, sendo um jogo de Batman a ação não poderia ficar de fora. Os combates estão mais automáticos do que nunca, muitas vezes você erra e a cena segue, como se nada tivesse acontecido, poucas cenas punem o jogador com a morte em caso de erro. Porém, foi incluído no jogo uma espécie de medidor em forma de Morcego que se enche à cada acero do jogador, caso consiga preencher tudo, somos presenteados com um ataque especial no final da cena. Uma forma de recompensar o jogador por acertar os QTE`s (Quick Time Events) que surgem na tela. Apesar da adição do medidor ter sido inteligente, eu senti falta de feedback durante os combates, na maioria das vezes não sabemos se realmente acertamos os botões, só sabemos que foi tudo bem pois a cena continuou.

As escolhas

Como em todo jogo da Telltale, as escolhas nos diálogos são a parte mais importante de tudo e em Batman: The Telltale Series isso não poderia ser diferente. As escolhas são bem difíceis e muitas vezes te colocam em situações de vida ou morte que mudam até mesmo a aparência dos personagens. Existem ainda escolhas sociais que podem impactar diretamente Gotham e sua população, aumentando o peso e a tensão de cada escolha.

A Telltale lançou com Batman: The Telltale Series o sistema Crowd Play, que permite que os jogadores interajam com uma audiência para que ela decida em conjunto como você deverá prosseguir, quem assiste ainda poderá votar positivamente, ou negativamente, nas escolhas de quem joga. O sistema não é obrigatório e só é ativado se o jogador quiser. Um sistema que é criativo, mas longe de ser interativo como promete ser.

Gráficos e Som

Graficamente, Batman: The Telltale Series ser apresenta muito bem, foi uma boa porta de entrada do novo motor gráfico da Telltale. Mas não espere uma grande evolução em relação aos jogos anteriores. E infelizmente, os velhos problemas continuam assombrando o novo jogo jogo, como os famosos travamentos e lentidão em algumas cenas, principalmente nas de ação.

A dublagem está muito boa, com vozes que combinam bem com seus respectivos personagens e trazem o tom certo para as cenas. Legendas em português. Varios momentos que a legenda some ou aoparece em inglês,

Opinião

Batman: The Telltale Series é um jogo muito divertido para quem curte os jogos da Telltale e entrega uma história muitio interessante que mostra novas facetas de Bruce Wayne, Batman e diversos outros personagens do universo de Gothan.  O jogo derrapa nos mesmos e recorrentes problemas técnicos da Telltale, que acabam por ofuscar um pouco a qualidade do jogo. Ainda assim é um ótimo jogo para os fãs do Homem Morcego.

Entenda nossas notas

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money