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Análise: WRC 6

Um Rally para todos

Jogos de Rally sempre foram para um público mais hardcore, que curte simulação, o único que fugia um pouco do gênero era o Dirt que era uma pegada mais arcade, algo mais acessível aos jogadores.

Nunca tinha jogado o WRC e gostei, ao jogar algumas etapas, já estava familiarizados com os controles, as configurações de reparo entre as etapas também são bem simples, tudo acessível e bem explicado, jogos de simulação geralmente não são para todos os jogadores, mas com algumas corridas você estará fazendo curvas e usando técnicas de drift, só cuidado para não cair nos precipícios ou valas.

Modo Carreira

O Modo carreira começa e você escolhe qual tipo de equipe irá entrar, o contrato além da equipe, quantidade de temporadas, o carro, e assim vamos para Portugal onde tudo começa, Portugal é em ritmo mais lento, se você seguir os comandos do seu copiloto vai se dar bem, ele vai falando e no topo da tela aparece sinais que são facilmente interpretados, qual a marcha, sinal de perigo, se tem obstrução na pista, um desvio, são coisas que parecem complicadas mas que ao jogar um pouco, logo se acostuma, afinal fazem parte da jogabilidade.

A variedade de pistas são bem legais, além de Portugal, Finlândia, há 14 países diferentes, cada pais tem suas etapas e como todo Rally você terá que correr contra o tempo, quem faz o menor tempo vence, no somatório geral vai somando o tempo de cada etapa e os três primeiros sobem ao pódio no final.

Gráficos

Os gráficos são bonitos, não chegam aos pés de um Forza por exemplo, mas eles cumprem o padrão dos jogos atuais, até tem algumas texturas de vegetação que não são tão bonitas e tal mas que no geral fazem uma bela vista, cada pais tem um tipo próprio de paisagem, criando uma grande variedade de iluminação, efeitos de neblina, lama, gelo, e isso tudo afeta a jogabilidade.

O carro tem efeitos de dano, a lataria fica amassada, vidros ficam quebrados, dando aquela sensação de uma simulação de verdade, aumentando a diversão.

Jogabilidade

Os comandos são os básicos de todo jogo de corrida, a grande diferença fica para os indicadores, isso faz toda a diferença para o gameplay, tem que prestar atenção a tudo, pois os comandos aparecem bem rapidamente, curvas seguidas, marchas, sinais de perigo na pista, outra coisa bem importante é o indicador de dano, por ele você acompanha o estado do seu carro e vai tentando não danificar mais as peças que podem acabar com o seu tempo final, cada curva que você erra e vai para fora da pista, são adicionados minutos ou segundos que fazem toda a diferença lá no final da etapa, então você pode até tentar entrar mais rápido nas curvas do que seu copiloto indica mais pode na curva seguinte capotar e perder aqueles segundos preciosos.

Os tipos de terreno também influenciam muito a jogabilidade, então preste atenção aos indicadores de previsão de tempo, tipo de terreno, se tem asfalto, cascalho, lama, gelo, se esta a noite, ou de dia, a visibilidade pode afetar seu julgamento e acabar indo parar em uma arvore, tudo tem que ser levando em conta, tipo de pneu, tudo isso pode ser trocado entre o final do conjunto de etapas, um conjunto pode ter 3 etapas por exemplo e no final uma parada para reparos e troca de pneus, tudo isso acrescenta tempo, então é administrar bem essas coisas para poder ser o Campeão de cada Pais.

Som

O som é algo a se aplaudir também, temos barulho de pássaros, o som da troca de marcha ou o ronco que cada motor faz, são coisas básicas mas que o jogo cumpre bem.

Conclusão

Caso goste desse tipo de corrida, vale a pena o investimento pois não temos muitas opções boas no mercado atual dessa geração, Forza Horizon pode até saciar o lado Rally mas esse é um genuíno Rally, com todos os aspectos bem detalhados.

Vi algumas falhas como texturas pobres e quedas na taxa de frames mas nada que comprometa o resultado final.

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