fbpx

Mass Effect 3 marca o fim da trilogia sobre a incrível trajetória de Shepard e da maravilhosa equipe da nave Normandy. O terceiro jogo da série mostra que mesmo após diversos alertas de Shepard nada foi feito para evitar a desastrosa invasão dos Reapers à Terra, que chegaram para a destruição total do planeta e da galáxia. Precisamos juntar todas as raças para uma última investida contra eles e destruir de vez essa ameaça, se falharmos todos morrerão.

O jogo segue o mesmo sistema de escolhas imersivo e emocionante, com uma série de personagens carismáticos e cativantes, mas agora as suas escolhas decidirão o futuro de toda a galáxia.

Toda essa tensão também vem recheada de grandes melhorias nas mecânicas de combate e um modo multiplayer.

História

A história se passa algum tempo depois de Mass Effect 2. Shepard descobre que o desaparecimento das colônias humanas é obra dos Reapers, a temida raça de criaturas sintéticas que está prestes a começar um novo ciclo de extinção. Porém, seus avisos não são levados a sério pelos governantes que só decidem escutar suas palavras depois que a Terra foi atacada e milhares de vidas foram perdidas. Shepard volta ao posto de comandante e deve seguir com sua nave Normandy e toda sua tripulação em busca de toda a ajuda possível na galáxia.

A história de Mass Effect 3 é épica, cheia de pequenos detalhes e consequências de escolhas que fizemos no decorrer de toda a trilogia. Uma narrativa complexa, mas que mantem o interesse do jogador em todos os momentos, seja nas missões principais ou nas também interessantes missões secundárias que agregam ainda mais conhecimento ao universo do jogo. Impossível não se sentir totalmente imerso na jornada de Shepard e sua obstinação em buscar toda a ajuda possível para salvar a humanidade.

Escolhas e Relacionamentos

Os jogos da BioWare são marcados pela grande importância dada aos relacionamentos entre os personagens e as escolhas que precisamos fazer durante nossa aventura, tudo isso contribui para um nível de imersão gigantesco no universo do jogo, como se fizéssemos parte de verdade de toda a narrativa.
Em Mass Effect 3 precisamos tomar decisões muito difíceis, que impactam não apenas a vida do seu personagem e seus amigos, mas mudarão a vida de toda a galáxia. Dá para sentir na pele toda o peso que Shepard precisa carregar.

Nossos companheiros estão com histórias profundas e missões muito importantes, que não são aquelas de lealdade dos outros jogos, mas que são impactantes para os rumos da história. A quantidade da sua

equipe foi reduzida, mas em compensação somos brindados com missões e diálogos memoráveis e muito bem trabalhados.

Outra boa mudança é que não interagimos com esses companheiros apenas na Normandy, mas em outras zonas do jogo, como em Citadel, por exemplo, que traz mais pessoalidade à aventura, pois interagimos não apenas como o manda chuva, mas também como uma pessoa normal, que come, bebe, dança…

Os romances também estão muito interessantes com opções para todos os gostos, eles estão muito profundos e refletem bem toda a tensão que existe no ar e eminência do fim da humanidade. Todos esses ingredientes trazem uma carga dramática impressionante para os relacionamentos.

Para moldar ainda mais o jogo para todo o tipo de jogador, a Bioware incluiu a opção de poder escolher qual tipo de jogo quer seguir:

  • Action – Combates mais desafiadores, com todos os diálogos reproduzidos de maneira automática, conduzindo o jogador à uma “história padrão” e dando mais destaque ao combate.
  • Story – os inimigos morrem com mais facilidade, o que permite que você se concentre inteiramente na trama.
  • RPG – Combinação equilibrada entre ação desafiadores e escolhas de diálogos que caracterizam a série até o momento.

Eu joguei o clássico modo RPG, que para mim mostra na essência o que é um jogo da série Mass Effect em sua plenitude.

Jogabilidade

A jogabilidade permanece bastante familiar para quem jogou os jogos anteriores, com uma mistura que funciona bem entre um bom RPG e um jogo de tiro.

As mecânicas de RPG estão muito bem representadas com um sistema de diálogo consistente e que pressiona o jogador em cada escolha. Também podemos melhorar nossos personagens com extensas possibilidades de upgrades e personalização. As armas podem ser melhoradas com modificadores que aumentam seu dano, melhoram a estabilidade, tamanho do pente… A árvore de habilidades continua a mesma, mas podemos adicionar mais habilidades e ainda podemos personalizar cada companheiro com os pontos ganhos. Cada habilidade possui características que seguem caminhos diferentes, cada um com um bônus únicos.

A armadura de Shepard também pode ser personalizada e além de mudanças estéticas, também alteram os atributos.

Já o sistema de tiro foi melhorado, mas segue bem parecido com o que vemos no jogo anterior, com uma resposta bem competente aos comandos. A grande diferença é a movimentação dos personagens que estão mais ágeis e soltos pelo cenário, o que facilita para tirar proveito do sistema de cobertura que também foi aprimorado, assim como o combate corpo a corpo.

Mass Effect 3 também ganhou um sistema de peso, que trouxe um pensamento estratégico muito interessante ao jogo. O jogador deve pensar bem quando escolher suas armas, pois quanto mais armamentos você equipa, mais tempo suas habilidades demorarão para recarregar. Nesse ponto depende do estilo do jogador, se ele é mais fã de eliminar tudo no seu caminho com armas, ele pode se armar ao máximo e usar pouco suas habilidades, já ao que são adeptos dos super poderes deverão levar menos armamento para o campo de batalha.

Outra grande novidade, foram as melhorias na exploração dos planetas. Agora você não precisa entrar em cada planeta para ver se existem recursos, você deve apenas usar os sensores da Normandy para escanear o sistema todo, e ele vai mostrar onde existem os recursos importantes para você. Porém, ao fazer isso você chama a atenção das naves dos Reapers que estão por perto, que podem ir atrás de você para te destruir, exigindo uma fuga imediata. Todo o recurso encontrado é importante para a narrativa final do jogo.

Os minigames de hackear computadores e portas foram eliminados, fazendo com que o jogo seja mais direto e dinâmico nas missões, transmitindo toda a urgência que a história nos apresenta.

Gráficos e trilha sonora

Os gráficos de Mass Effect 3 são belíssimos e mostram muita diversidade nos ambientes e planetas visitados, tudo é mais grandioso, justamente para dar uma escala épica de tudo que está acontecendo no jogo. Os cenários, personagens, armas e equipamento estão cheio de detalhes com designs muito criativos. O jogo sofre com algumas falhas, como algumas quedas de frames que deixam algumas cenas um tanto quanto lentas, mas nada que atrapalhe a narrativa ou ocorra com muita frequência.

A trilha sonora é soberba, muito bem desenvolvida e que se encaixa perfeitamente com a trama e suas nuances. A equipe de dublagem fez um excelente trabalho dando vida aos personagens e nos passando muita emoção nas falas. Destaque mais uma vez para a incrível dublagem que a versão feminina de Shepard recebeu de Jennifer Hale, que trouxe durante toda a franquia uma personalidade forte para a personagem. Também podemos destacar grandes nomes do cinema, como Martin Sheen que mais uma vez dublou o Illusive Man.

O lado negativo é que faltou um pouco mais de cuidado na sincronia das falas com os lábios dos personagens, que pode prejudicar a imersão do jogador na narrativa.

Multiplayer

Uma grande novidade em Mass Effect 3  foi a introdução de um modo multiplayer cooperativo online. Ele funciona de modo bastante similar ao que já conhecemos no modo horda de Gears of War. Nos juntamos a outros três jogadores para eliminar hordas de inimigos e também realizar tarefas específicas, como hackear terminais, desabilitar mecanismos ou até mesmo eliminar inimigos específicos em um determinado tempo. São diversas ondas de inimigos com grau de dificuldade crescente.

Mais ao contrário da maioria dos modos multiplayer dos jogos, a BioWare decidiu dar importância para as partidas online dentro da campanha do jogo. Seu desempenho ajuda na obtenção de recursos para a investida final de Shepard contra os Reapers. Quanto mais vitórias, maior a probabilidade de conseguir recrutar aliados e coletar recursos.

O modo é simples e apesar de não apresentar nada inovador, ele diverte e vicia. Além disso, o fato do modo online ter impacto na campanha também incentiva os jogadores a participarem do modo. Quanto ao impacto na campanha ele realmente existe, mas também não verifiquei ser nada tão imprescindível para um bom final, se você explorar muitos os planetas na campanha. Porém recomendo que se jogue o modo multiplayer, pois ele é realmente divertido.

Opinião

Mass Effect 3  é um jogo memorável que traz uma narrativa épica e combates frenéticos, como se espera de um jogo da franquia. Infelizmente, é o fim da jornada de Shepard um personagem muito forte e que se tornou importante para o mundo dos games. Sua história é muito bem delineada trazendo referências e repercussões de escolhas feitas desde o primeiro jogo, aumentando ainda mais a imersão do jogador no seu universo. Os combates estão bem mais competentes e trazem ainda mais diversão com seus combos e jogabilidade fluida. Os gráficos estão muito bons e os ambientes com um design incrível, que se torna ainda mais épico com sua trilha sonora marcante.

O jogo possui falhas, mas elas são facilmente esquecidas se levaramos em consideração todo a qualidade que a BioWare apresentou para a aventura final de Shepard e sua memorável equipe da Normandy. Apesar das polêmicas escolhas finais que o jogo apresentou, me senti satisfeita com o resultado final, mas ainda fiquei com o sentimento de querer ver Shepard novamente em ação, é muito difícil desapegar de um personagem tão marcante e emblemático.

Entenda nossas notas

Vale lembrar que os três jogos estão na retrocompatibilidade e também estão gratuitos para os assinantes do EA Access. Confira também nossas análises de Mass Effect e Mass Effect 2.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money