fbpx

Desenvolvido pela CyberConnect2 e publicado pela Namco Bandai, é o último jogo da franquia Storm, que acaba junto com o final da série.

História

Ninja Storm 4 segue diretamente os acontecimentos de Ninja Storm 3 e encerra a história de Naruto. No jogo estamos na Quarta Grande Guerra Ninja, passando por lutas de Madara Uchiha e Hashirama Senju, a infância de Kakashi e Obito e toda a construção da Guerra até a sua conclusão.

Jogabilidade

A jogabilidade não mudou muito durante a série, mas algumas coisas foram melhoradas e implementadas em Ninja Storm 4.

Algumas fases da campanha contam com o “Wall Running”, a famosa luta na parede. Podendo estar os dois personagens na parede ou um em cada plano.

Podemos fazer luta com 3 personagens, usando-os de apoio apertando RB ou LB ou como combatentes. É possível começar um combo com o personagem principal e, usando o analógico direito pra esquerda ou para a direita, há a troca de personagem e a continuação do combo. Podemos repetir o processo enquanto a barra do personagem suporte estiver azul. Só há um porém: a barra de vida é única para todos os personagens, ou seja, se um for derrotado, a luta está acabada.

Enquanto usamos os personagens de suporte, seja como ajuda ou trocando no meio da luta, vamos enchendo a barra amarela Storm, que fica abaixo do chakra. Com  a barra cheia, é possível executar um novo Jutsu especial ( Y Y Y B ), com dois ou três personagens. Dependendo da combinação, o Jutsu será algo novo e único, por exemplo, se a Equipe for composta por Naruto e Sasuke, os dois se juntaram em ataque especial combinado.

Essa barra também permite que o modo despertar (carregar o Chakra quando estiver com pelo menos 40% de vida restante) libere o potencial de toda a equipe. Por exemplo, se despertar sem a barra estar cheia com o Naruto, dependendo da versão, ele vai virar a Kyubi e ao trocar de personagem, este estará normal.

Um recurso novo na franquia é o Armor Break e o dano elemental. Após uma certa quantidade de dano, você pode quebrar a armadura do inimigo ou ter a sua quebrada. Quem tiver essa desvantagem acaba levando mais dano, mas tem um pequeno aumento no ataque. Na parte de danos elementais, o fogo deixa o inimigo queimando e para apagar é necessário correr de um lado para o outro. Danos elétricos e aquáticos tem mais poder em cenários com água.

A campanha conta apenas com as lutas e as cenas contando a história. Cada uma mostra o tempo de conclusão médio, contando o combate mais os vídeos e alguma podem chegar a 41 minutos. Algumas lutas contam com partes de QTE, onde assistimos o combate e apertamos os botões na sequência para finalizarmos o oponente.

Finalizando a campanha, é possível partir para o modo Aventura (que já está liberado desde o começo), onde controlamos Naruto após os eventos da história principal. Aqui estamos liberados para andar pelo mapa e por algumas vilas, enquanto fazemos missões secundárias e algumas lutas aleatórias.

Modos de Jogo

Storm 4 conta com alguns modos de jogo além da história e aventura. O Versus é dividido em Treino, Online, Versus contra um segundo controle ou COM, ligas (que são pequenos torneios) com diversas condições e o Modo Survival, também com diversas condições.

Há também uma loja para comprar diversos itens, inclusive trajes para os personagens.

Justu Especial Combinado

Sons e Gráficos

Uma coisa muito interessante de Storm 4 é que o jogo está totalmente localizado em Português, com áudio dos dubladores originais e legendas. Para aqueles que preferem jogar em outra língua, está disponível em Japonês, Inglês e Espanhol.

Os gráficos seguem a mesma linha dos jogos anteriores, mas com cores muito mais vibrantes, principalmente no combate das Bijuus que são gigantes. As fases e os personagens estão muito detalhados e trazem mais vida ao jogo. As cenas de histórias são divididas entre imagens estáticas, uma parte em anime e alguns com o próprio gráfico do jogo.

Personagens

Por ser o último jogo da série, a grande maioria dos personagens está presente (com exceção de apenas alguns menores). Alguns são liberados durante a campanha, mas todos estão ali, com todas as suas versões mostradas na série. Alguns são adquiridos por DLC e outros apenas na DLC Road to Boruto.

Opinião

Vamos lá. Esse espaço é pra mim certo?

Pois bem, Naruto é minha série favorita de Mangás (não perdi tempo com Filler) e esse jogo consegue fechar a saga com chave de outro. Todo o trabalho que a CyberConnect 2 teve para trazer a experiência final e definitiva da série faz qualquer fã arrepiar. Todas as lutas, a história, cenas do próprio mangá, tudo segue a risca contado como foi a Grande Guerra.

Algumas lutas como a de (COMEÇO DO SPOILER)

Kakashi e Obito adultos, que nos transportam do presente para o passado no meio do combate que, em alguns momentos mostra os dois pequenos trocando golpes e fica indo e voltando, são de encher os olhos dágua.

O ápice fica mesmo na luta final de Naruto e Sasuke, seguindo a mesma linha da luta mencionada anteriormente, mas passando por todos os combates que os dois tiveram, chegando até a primeira luta em que Sasuke já era um gênio, enquanto Naruto não sabia nenhum jutsu. Essa transição acontece também no último ataque de cada um. Enquanto Naruto avança com seu Rasengan e Sasuke com seu Chidori, várias imagens mostram a evolução que ambos tiveram durante a série. (lágrimas escorrendo)

(FIM DO SPOILER)

Após as cenas finais, rolam os créditos e o FIM da série STORM. (Sem contar a parte da aventura, que é recomendado jogar após a conclusão da história)

Mas o jogo não tem ponto fraco?

Claro que tem, mas são pequenos e não conseguem tirar a beleza do jogo e da história.

Algumas coisas que me incomodaram foram: a sincronização das vozes com os lábios dos personagens. Eu joguei em Português, Inglês e Japonês e, mesmo esse último sendo a língua oficial do jogo, há algumas falhas em que o personagem fala mais e não tem áudio para acompanhar.

Lutas com personagens enormes: o FPS do jogo caía bastante e, em alguns momentos, os golpes e botões, mesmo que segurados, pareciam bloqueados. Por exemplo, em uma luta usando a Kyubi, eu segurava o X para soltar projéteis, o FPS caía e parecia que eu tinha soltado o botão.

E por fim, a pior de todas: por algum motivo meu save corrompeu do nada. Eu desliguei o videogame para descansar e quando liguei de novo, uma mensagem de erro falava que eu tinha que apagar os dados e criar novos. Estava nas última lutas e com 60% de Conclusão Rank S. Tive que começar tudo de novo, o que não foi um esforço.

Um dica que eu dou para quem estiver assistindo o anime: abandone. Jogue esse jogo e tenha a verdadeira experiência do final da Série.

Ultimate Ninja Storm 4 é a experiência definitiva da série Naruto e é um jogo que todo fã deve ter em sua coleção. Para quem interessar, o jogo está disponível na Live.

Compartilhar.

About Author

Apaixonado por jogos desde a época do NES. Filmes, séries, quadrinhos e mangás também são outras paixões. Jogo de tudo sem haterismo, mas com preferência da Microsoft. Viciado em Gears of War, que me fez entrar para o Lado Verde com meu querido e amado 360 e logo depois o poderoso ONE.

Powered by keepvid themefull earn money