fbpx

Jogos de terror nunca foram meus favoritos, pois a experiência desses jogos sempre me pareceram extremamente perturbadoras, de modo que me assustaram antes mesmo de me aventurar em qualquer um deles. Porém, para expandir meus horizontes e me tornar um gamer e uma escritora melhor sempre procuro me despir dos meus preconceitos e conhecer jogos e gêneros diferentes. Foi exatamente com esse pensamento que comecei minha jornada por Layers of Fear, um jogo de terror do estúdio Bloober Team, que faz uma viagem sombria e perturbadora pela mente de um pintor desequilibrado.

História

Layers of Fear apresenta a história de um pintor atribulado, com uma vida sem rumo e cheia de conflitos. Ele está tentando terminar uma pintura, que ele considera ser sua obra-prima e que ele espera que ao completá-la consiga colocar sua vida em ordem e se livrar de todos os demônios que habitam em sua mente. A história do jogo não é jogada de bandeia para o jogador, ela se mostra aos poucos através das pinturas, documentos e nas alucinações que assombram o pintor. Um ar de mistério envolve toda a história, e a ansiedade em reunir todos os elementos e saber mais de tudo que está acontecendo envolvem o jogador de maneira crescente.

Conforme a história de desenvolve entendemos um pouco sobre os acontecimentos que levarão o personagem à viver nesse verdadeiro inferno interno e como isso afetou sua vida profissional e pessoal. Nada é certo, tudo fica aberto à interpretação do jogador já que o jogo deixa tudo subentendido.

Jogabilidade

A jogabilidade de Layers of Fear é bem simples. Suas mecânicas se resumem a abrir portas, gavetas e armários e pegar alguns objetos. O jogo possui alguns puzzles, que também são simples e bastante intuitivos. Essa simplicidade é proposital, para fazer com que o jogador se sinta totalmente imerso na experiência proposta pelo jogo. O foco principal é a construção de atmosfera intensa através de efeitos visuais e sons, brincando com as camadas das emoções humanas e da sua percepção do medo.

O jogo basicamente te leva a uma grande exploração dentro de uma casa, que vive em constante mutação de acordo com o estado mental do nosso personagem, que é submetido à experiências traumáticas e mudanças ambientais inexplicáveis ​​ao percorrer sua casa. Se prepare para se deparar com pinturas derretendo, objetos sendo arremessados, cômodos que ganham e perdem portas e corredores que mudam para mostrar os demônios internos que assombram o pintor.

Essa atmosfera de sons e sensações criada durante o gameplay, trazem uma tensão gigante aos jogadores, diante das mais diversas personificações da loucura do pintor, oferecendo uma experiência amedrontadora, mas ao mesmo tempo fascinante.

Gráficos

Layers of Fear apresenta uma boa qualidade gráfica e muita riqueza de detalhes em cada ambiente, a trabalho de arte do jogo é incrível, com diversos quadros que remetem as clássicas peças de arte do mundo todo.

A trilha sonora que aparece em determinados momentos do jogo também é muito agradável e compõe bem os momentos. O grande destaque vai para os sons e sensações são passadas para o jogadores. Cada som foi meticulosamente inserido em cada momento para trazer o medo e apreensão na dose certa. Vale lembrar que o jogo está totalmente legendado no nosso idioma, o que facilita o entendimento dos documentos e diálogos.

Recomendo o uso de fones ao jogá-lo, pois aumenta ainda mais a imersão no jogo.

Opinião

Acredito que Layers of Fear foi uma boa porta de entrada para mim no mundo dos jogos de terror, sua temática me interessou muito e a tensão que o jogo proporcionou me deixou bastante imersa em sua experiência. Incrível a maneira como os efeitos sonoros são inseridos e o ambiente que se manipula em torno do jogador mostrando as nuances da loucura e da mente distorcida do pintor, enquanto ele enfrenta seus demônios para completar sua obra prima.

Mesmo sendo uma experiência curta, em torno de 4 horas, o jogo apresenta uma experiência que marca, seja o jogador fã de terror ou não.

O jogo está gratuito durante o mês de março para os assinantes da Xbox Live Gold.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money