fbpx
  1. Jotun: Valhalla Edition é um jogo isométrico com modelos desenhado a mão baseado na mitologia nórdica. Controlando a guerreira Thora, teremos de provar que seu valor perante os deuses.

O destino de um guerreiro viking

A civilização viking foi uma das mais temidas na história. Durante as batalhas, nunca hesitavam em se jogar com todas as suas forças contra seus inimigos, pois todo guerreiro viking acreditava que ao tombar no campo de batalha seria recebido no majestoso salão Vahalla. Nele, os guerreiros treinariam, se divertiria e comeriam na presença de Odin, pai dos deuses, até a grande batalha de Ragnarok. Um destino agradável para um guerreiro viking.

Para aqueles que morriam de afogamento, velhice, doença ou qualquer outra forma que não seja em batalha, o destino não era tão bom. As almas desses guerreiros eram levadas para as terras de Helgardh, onde vagariam eternamente como espectros vazios.

Prove seu valor aos deuses

Durante uma viagem de barco, a protagonista Thora se afogando quando seu barco é afundado por uma intensa tempestade. Certa de seu triste destino, a protagonista acaba sendo surpreendida ao acordar nos pés de Yggdrasil, a árvore da vida.

Lá, Thora descobre que lhe foi dada uma segunda chance para ir aos salões de Valhalla. A pequena guerreira precisará derrotar Jotuns, gigantes da mitologia nórdica, afim de provar seu valor ao deus Odin.

Jogabilidade

Jotun: Valhalla Edition possui uma jogabilidade bem simples. Ataque rápido e fraco, ataque forte e lento, um botão para rolar e um para magias. A verdade é que Thora é bem lerda, talvez por usar um grande machado como arma. Mas existe salvação para a pequena viking!

Durante a exploração dos cenários que antecedem os Jötuns, podemos achar maçãs do éden que aumentam seus pontos de vida e antigas runas que liberam poderes de deuses. A cura de Frigg, o escudo de Heimdall, a isca de Loki, a velocidade de Freya, o martelo de Thor e a lança Odin. Tais habilidades ajudarão Thora durante as lutas contra os Jötuns.

Falando nas criaturas que dão nome ao jogo, pode esperar por batalhas bem desafiadoras. Os Jötuns são colossais e possuem características próprias. Cada um deles vive em um cenário representado por um elemento que eles dominam. O primeiro Jötun controla o elemento da natureza e seu cenário é a base da árvore Yggdrasil. Outro controla o raio e seu cenário ocorre em meio as nuvens.


Após derrotar cada Jötun, restará um ultimo desafio para finalmente chegar aos salões de Valhalla.

O maior problema que encontrei durante a jogatina foi o uso da câmera isométrica. Não vai ser difícil você perder a noção de distância e acabar dando um ataque no vento. Pior, quando você vai para trás do Jötun e somente a silhueta de Thora aprece? Aí é rezar pra você está fora do alcance do ataque dos gigantes. Acaba sendo algo realmente frustrante.

Outra falha é no tempo de resposta das ações de Thora. Tentava encaixar uns combos, mas ao invés disso repetia o mesmo ataque. Apertava para rolar e a personagem só fazia a ação após um tempo. Os comandos acabam falhando e isso vai atrapalhar naquele momento crucial que pode decidir o resultado da batalha.

Gráficos e Som

Graficamente, Jötun: Valhalla Edition é uma pequena obra de arte. Com cenários e personagens desenhados a mão. Você vê todo o capricho durante a produção do jogo, dando a sensação de está jogando um desenho. Isso torna a exploração de seus cenários extremamente prazerosa. Logo que o jogo começa e aparece a Yggdrasil já é de deixar qualquer um de boca aberta. As curiosas criaturas da cultura nórdica também são um show a parte.

Outro ponto extremamente positivo foi a parte sonora. A história é narrada na língua islandesa. Isso aumenta bastante a imersão da história e dando um ar de realismo ao jogo. Uma excelente ideia dos desenvolvedores.

O jogo ainda vem legendado em pt-br, assim você aproveitará toda a história 😉

Opinião

Jötun: Valhalla Edition poderia ser uma obra prima. Com ótimos elementos de exploração, cenários magníficos e intensas batalhas contra os chefes fazem o jogo ser uma ótima pedida. Apesar de poder se fechado em poucas horas, ainda existe o Modo Valhalla que coloca você diretamente nas batalhas contra Jötuns em um modo mais insano, ótimo para os jogadores hardcores.

Infelizmente o jogo não é perfeito, e a câmera pode ser a maior inimiga do jogador durante as batalhas contra os gigantes. O tempo de resposta dos comandos de Thora também podem acabar atrapalhando frustrando muitos jogadores.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money