fbpx

O Rio de Janeiro recebeu entre os dias 07 a 09 de Abril de 2017 a Brasil Game Cup, evento focado em E-Sports, onde ocorreram campeonatos de DOTA, Overwatch e Counter Strike GO. Além desses grandes atrativos para os fãs de games, a organização do evento colocou algumas coisas para atrair um público variado, por exemplo a exposição A Evolução do Videogame que contava com parte do acervo do Organizador do Evento.

Um passeio bem rápido e saudosista para quem curte videogames desde criança, e pra quem conhece a pouco tempo tem a chance de ver com os consoles foram evoluindo desde a era dos bits.

Organização

O Centro de Convenções Sul America é bem localizado e tem transporte para todas as partes do Rio e para outros locais que alcançam as pessoas que vem de outros Municípios e Estados.

Assim que entramos fomos muito bem recepcionados e já ficamos de cara com algumas lojas de colecionáveis, camisetas, games, tudo relacionado ao público gamer, era bem fácil de encontrar pois o espaço era bem compacto. Diferentemente da BGS que cresce a cada edição a BGC tinha seu foco na Arena, o telão apresentavam entrevistas, resumos dos dias anteriores, e a apresentação era muto bem feita.

O espaço estava bem distribuído, a arena tinha espaço para todos ficarem bem acomodados, dava para ficar bem pertinho e assistir as partidas, algo que era bem legal pois o público se empolgava com as partidas ou mesmo com alguns Youtubers que jogavam no palco.

A praça de alimentação contava com muitas opções e os preços eram o padrão de eventos, quem tem o costume de ir em eventos sabe que o preço é sempre mais caro do que a versões que temos nas nas ruas e shoppings, mas nada que seja um absurdo.

Brasil Game Jam

Uma das atrações mais legais do evento. São várias equipes com um desafio interessante em mãos: desenvolver um jogo em 48 horas. A sala era aberta para imprensa e pude interagir rapidamente com os participantes, só não podia atrapalhar pois a galera estava focada, pois o tempo era curto.

Os vencedores foram a equipe da Gamescola com o Game Jonny Rio.

Meet & greet

Uma área para assistir a palestras, tirar fotos com celebridades e conhecer o trabalho de muitas pessoas importantes no mundo dos games.

Drones

Algo bem legal era ver as crianças e adultos pilotando uns drones bem pequenos no estande dedicado a atração Drone Racing. Os visitantes podiam participar gratuitamente das competições, levando seus drones e também conhecer os lançamentos do mercado. Dava para ver como o mercado nacional está abordando essas novas tecnologias.

A pista tinha um espaço bem distribuído e com luzes que a deixavam bem interessante, algo que só vi em eventos no exterior pela internet.

Indies

Tive a oportunidade de conversa e jogar com desenvolvedores de jogos indies, uma aproximação muito legal com o público. A maioria eram jogos para mobile, mas não deixei de perguntar sobre a possibilidade de portar para Xbox One, muitos estavam em busca de patrocínio para expandir os jogos para outras plataformas, algo que era muito comum no local.

Campeonatos

Na sexta-feira tivemos um campeonato de Overwatch, Arthur ‘Vecet’ e Felipe ‘Tonello’ mostraram a final disputada entre a Brasil Gaming House e a Keep Gaming, a Brasil Gaming House triunfou com um placar de 3 a 1. A galera ficou animada visto que Overwatch é um dos jogos mais populares da atualidade.

No Sabado, foi a vez de as feras do Midas Clube Elite e da SG e-sports subirem ao palco principal para a disputa da final de Dota 2.O time da SG arrasou o time adversário, com um placar de 3 a 0, sagrou-se o grande campeão na BGC Rio

O dia mais emocionante foi o Domingo, a grande decisão do torneio de Counter Strike: Global Offensive, a decisão foi disputada entre a Ilha da Macacada Gaming e A Keyd Stars.

A Keyd fez valer seu favoritismo ao levar a primeira partida, mas tivemos grandes emoções, a IDM virou a decisão vencendo as duas partidas seguintes, e esteve muito próxima do título ao chegar a ter 13 rounds vencidos no quarto confronto. Mas a Keyd arrancou para uma virada e fechou em 16 a 14.

Após horas de disputa, a IDM  conquistou a vitória e escreveu seu nome da taça da Brasil Game Cup.o Torneio de CS Go com certeza foi um dos pontos mais altos, com disputas acirradas e muita emoção para o grande público.

Arena Free Play

Um espaço para jogar em mais de 50 Arcades, que além de ser muito bacana, exalava nostalgia por todos os lados. A quantidade de máquinas de Arcade distribuídas era o suficiente para que todos pudessem se divertir. Jogos como KOF, Cadillac and Dinossaurs, Metal Slug, entre outros traziam aquela experiência oldshool que só os arcades podem proporcionar. Uma parte imperdível da feira.

O Estande mais bonito

Com a falta de estandes de famosas publishers ou da nossa querida Microsoft, curti muito o espaço da Saraiva que trazia alguns jogos como Ghost Recon, Mass Effect: Andromeda, Gears of War 4 e For Honor disponíveis para o grande público jogar e com um acervo variado de jogos, livros e colecionáveis com preços acessíveis, passei boa parte do tempo assistindo a galera jogar no Xbox One.

Realidade Virtual

Uma das tendências que conquistam o tanto o público gamer quanto as pessoas que são apenas curiosas é a Realidade Virtual. Existia uma fila para experimentar algo que se parecia como um simulador de Asa Delta, e pela reação das pessoas, parecia algo bem real.

Conclusão

A Brasil Game Cup abre um leque de possibilidades, seja ao abordar o Esporte Eletrônico com profissionalismo, ou mesmo abrindo espaço para os grandes eventos de games voltarem a acontecer também no Rio de Janeiro, Talvez a BGS um dia volte a acontecer por aqui, pois espaço para isso e um público apaixonado o Rio possui, o que falta é o apoio das grandes empresas. Senti um pouco a falta disso na BGC, juntar as duas coisas seria algo legal. O público se mostrou bem empolgado com tudo, e para quem curte e acompanha o mundo dos E-sports é um evento imperdível.

 

 

 

 

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money