fbpx

Shiness: The Lightning Kingdom já estava na minha lista de desejos desde o seu anúncio, ele se trata de um jogo de RPG com meio mundo aberto e combates dinâmicos em tempo real. Você joga com cinco personagens com diferentes habilidades e personalidades, onde o enredo será afetado por suas escolhas. O jogo é encantador e te prende desde o começo, com uma história misteriosa e um mundo belíssimo com ambientes que pedem para ser explorados nos mínimos detalhes.

História

A história por trás de Shiness: The Lightning Kingdom, mostra Chado, um jovem Waki, que sai de sua casa em busca do mítico “Land of Life”. Escondido nesta terra estão os segredos de Shi, a magia que governa o mundo. Durante sua jornada ele encontra um espírito que apenas ele consegue ver, chamado Terra, que será o seu guia nessa jornada.

No caminho de Chado, uma guerra brutal irrompe entre dois reinos reinos, Adorya e Adorn, deixando o mundo de Mahera despedaçado nessa luta pelo poder. E como se não fosse o bastante, ainda existe uma fonte sombria de Dark Shi, envenenando o planeta.

Suas decisões irão determinar o destino do planeta e o resultado da guerra. Os diálogos das cutscenes são apresentados em forma de quadrinhos, algo que se encaixou muito bem com o estilo gráfico do jogo.

A história se desenvolve bem, de maneira que você se importa com os personagens e suas trajetórias. Além disso, o fato de suas escolhas terem peso nos acontecimentos, aumenta ainda mais a carga dramática. Durante os diálogos as opções aparecem com carinhas que lembram os memes da internet, algo muito bem sacado pelos desenvolvedores.

Jogabilidade

Algo que sempre me chamou a atenção em Shiness: The Lightning Kingdom além do seu visual incrível, era a sua jogabilidade que parecia bastante divertida e ao mesmo tempo com elementos bastante profundos como a progressão dos personagens e diferentes habilidades para cada um deles. O jogo mistura bastante exploração dos cenários onde grande parte da progressão será feita através de Puzzles, onde é necessário usar diferentes personagens para decifrá-lo. Esses quebra cabeças não oferecem grandes dificuldades, mas trazem uma mecânica interessante ao gameplay e que se encaixa perfeitamente com todo o ecossistema de Shiness.

As missões principais, secundárias e de caça são bem interessantes trazem um ritmo bom ao jogo, não deixando a narrativa enjoativa. Os personagens são inseridos de maneira bacana e cada um traz um peso diferente a gameplay com suas habilidades e personalidades diferenciadas.

Personagens:

  • Chado – Um ousado jovem Waki que sonha em viajar muito além de sua cidade natal de Kimpao, e esse desejo o coloca em grande dificuldade.
  • Poky – Amigo fiel de Chado, ele tem um incrível talento para engenharia que compensa sua falta de coragem.
  • Rosalya – Tímida mas leal, ela tem uma poderosa afinidade com o fogo e está na busca de uma verdade misteriosa.
  • Askel – Um formidável e enigmático jovem mercenário, que tem uma grande reputação em Mahera.
  • Kayenne – Um líder nato e forte, que permanece calmo mesmo em situações mais difíceis.

Apesar de poder recrutar até cinco personagens durante a história, você só pode usar três nas batalhas.

Durante a exploração dos mapas você irá ver os inimigos distribuídos nas áreas, alguns deles só te atacam se você se aproximar muito deles e outros são mais agressivos, sendo que uma mínima aproximação já inicia as lutas. Essas batalhas são realizadas em arenas fechadas, onde você não pode simplesmente correr se estiver muito difícil. Essas paredes da arena também servem para você carregar suas magias de acordo com a cor que aparece nela.

O sistema de combate do jogo é muito bom, mesmo que seja confuso no começo. Ele alterna socos, chutes, esquiva e defesa, além das magias que citei acima que usam Shi, baseados em elementos como água, fogo, ar, terra… Conforme usamos as magias e ganhamos experiência de combate, os personagens ganham mais defesa contra as magias do seu elemento Shi, assim como também existem inimigos mais vulneráveis a certos elementos, e até mesmo imunes. As batalhas são realmente difíceis, quando os inimigos possuem um level mais alto que o seu, assim como as batalhas contra os chefes, que além do combate em si, ainda adicionam uma série de mecânicas que devem ser decifradas pelos jogadores.

Shiness: The Lightning Kingdom ainda oferece um sistema de Super habilidades que ganhou o nome de Hyper, que é um ataque devastador, que para ser usado precisa que sua barra esteja cheia e que o jogador realize um combo especial que aparece na tela e que muda de acordo com om personagem e a situação. O problema aqui é que esses comandos aparecem de maneira muito rápida na tela, sendo fácil de perder a super habilidade e ter que encher a barra toda novamente. A maneira como isso foi introduzido no jogo, foi realmente problemático.

O jogo apresenta um sistema muito interessante para melhorar seus personagens. Ao terminar as quests você sempre ganha alguns itens especiais, que devem ser equipados nos seus personagens, para que eles fiquem com ataques mais fortes e mais resistentes nas batalhas. Esses itens podem ser comprados nos vendedores e também construídos em determinados vendedores que podem construí-los para você. Para tal, é necessário que você tenha a moeda do jogo e também de umas série de recursos que podem ser coletados ao matar os inimigos e pegar dos animais que existem nos mapas.

Conforme ganha experiência, você também pode melhorar as técnicas e as habilidades usadas em combate. Além disso, também podemos atribuir comandos para os personagens que não estão sendo controlados, para que curem, aumentem a resistência e outras coisas, com determinados acontecimentos pré-definidos, como por exemplo, curar se a barra de vida atingir 50%.

Gráficos e Som

O trabalho gráfico realizado em Shiness: The Lightning Kingdom é realmente de tirar o chapéu. Os ambientes e personagens descrevem bem toda a saga fantástica que estamos vivendo. Cada cenário possui suas particularidades e seus diferenciais, não deixando que o jogo se torne enjoativo ou repetitivo. Cada nova área externa ou interna traz grandes e agradáveis surpresas para os jogadores.

Durante meu gameplay eu observei poucas falhas técnicas, a mais grave foi de o personagem ficar preso em uma parte do mapa e não conseguir sair sendo necessário voltar no save. Algo muito grave nesse jogo, visto que não existem saves automáticos ou manuais no menu do jogo, sendo necessário procurar por um NPC específico nos mapas, para realizar os salvamentos.

A trilha sonora é realmente boa e traz um gostinho de nostalgia dos jogos mais antigos, com canções mais impactantes para os acontecimentos do jogo e que também trazem um sentimento de frenesi para os combates.

Infelizmente, o jogo não conta com legendas em português, algo que prejudica muito quem não possui entendimento do inglês, já que o entendimento da história é importante para a imersão e tomada de decisões.

Opinião

Em geral, Shiness: The Lightning Kingdom oferece aos jogadores uma experiência visual gratificante e um combate realmente desafiador, que exige bastante habilidade e paciência dos jogadores. A história do jogo se apresenta bem e consegue prender a atenção do jogador até o fim, para saber como eliminar todo a energia sombria do mundo de Mahera.

O jogo é realmente fenomenal e que merece entrar no radar de qualquer fã dos jogos de RPG de ação. Mesmo que apresente alguns pequenos problemas no caminho, o jogo supera isso com belos gráficos e um combate satisfatório.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money