fbpx

Bastion é um jogo que eu já havia jogado no PC anos atrás e assim que foi anunciada sua versão para o Xbox One fiquei animada em jogá-lo novamente, pois se trata de um jogo cativante. Essa nova versão vem com todos os DLC lançados, novas conquistas e totalmente refeito em 1080p. Ele é um RPG de ação com visão isomética, onde você acompanha o gameplay do alto. Ele possui grande foco na narrativa, personalização ampla de personagem e um combate viciante.

História

Não se engane com o visual coloridinho e fofo de Bastion, pois ele possui uma história pesada e complexa. Nós controlamos um menino chamado Kid, que quando acorda se depara com fim do mundo, que foi destruído por um evento chamado de Grande Calamidade. Nosso objetivo é juntar as relíquias que estão espalhadas por diversos mapas e reconstruir o Bastion, que nada mais é que o último refúgio que sobrou, e que não foi destruído pois é uma grande ilha flutuante.

Outro grande destaque na narrativa de Bastion é o seu modo de mostrar a história. Aqui temos um narrador que conta tudo o que está acontecendo no jogo, tudo feito com muita sensibilidade e com altas sacadas sarcásticas e criativas. Ele não deixa passar nada, até mesmo quando o jogador cai em buracos muitas vezes, algum comentário será feito. Os itens que coletamos também são detalhados pela voz, que nos acompanha de maneira agradável durante toda a narrativa.

Os outros personagens também são muito bem construídos e aumentam ainda mais a carga dramática da história, fazendo com que as decisões que devem ser tomadas no final do jogo se tornem realmente difíceis.

Jogabilidade

Bastion possui muitas características bacanas de RPG na sua jogabilidade, conforme avançamos podemos escolher e melhorar armas e poções, que podemos customizar de acordo com o nosso estilo de jogar. O jogo possui um total de 11 armas, que variam entre espadas, martelos, arcos, armas de fogo… E todas elas podem receber aprimoramentos. O jogador pode carregar consigo 2 armas, que podem ser trocadas ao acessar lugares específicos em alguns mapas e no Bastion.

As poções são divididas entre as Padrões e as Level. As Padrões são as já conhecidas poções de cura e a que carrega um poder especial, e ambas são consumíveis. As outras são poções especiais que só podem ser equipadas conforme o jogador sobe de Level (10 no total), elas não são consumíveis e funcionam como passivas. Algumas delas adicionam mais chances para ataques críticos, enquanto outras fornecem mais vida ao jogador. Tudo pode ser customizado e alterado de acordo com o seu estilo e tipo de combate que vamos enfrentar. Essas mudanças só podem ser realizadas no Bastion.

Os controles do jogo funcionam muito bem, são bem simples e só exigem atenção do jogador, pois em certas partes, acontecem muitas investidas de inimigos diferentes e com ataques distintos, exigindo habilidade para esquivar, se defender e atacar com inteligência. O grande diferencial aqui e que também traz aquela sensação de satisfação é entender como cada elemento funciona, como o ambiente e os inimigos se comportam ao seu redor e executar a estratégia para cada situação.

Depois de finalizar a campanha, que pode durar em torno de 8 horas, você pode revisitar a história no New Game Plus, onde pode usar todos seus itens desde o começo. Além disso, Bastion oferece um modo de desafios onde o jogador enfrenta ondas de inimigos para conseguir pontos. Por fim, o jogo oferece até 10 modificadores, que ganharam o nome de Idols, que quando invocados aumentam significativamente a dificuldade.

Gráficos e Som

Bastion oferece gráficos realmente bons e consistentes. Os cenários vão se formando conforme avançamos, oferecendo uma experiência visual incrível. O jogo é todo em 2D com os personagens e inimigos em 3D. Os ambientes proporcionam uma grande explosão de cores, com uma arte muito original que muitas vezes lembram uma pintura em aquarela.

Os personagens também estão muito bem trabalhados, com movimentos fluidos.

A experiência única de Bastion, continua na sua parte sonora. O jogo se supera e oferece uma trilha sonora soberba e que entra com facilidade em qualquer lista de canções memoráveis da história dos games. As cancões mudam de acordo com os acontecimentos e fases e sempre se encaixam perfeitamente com tudo que está acontecendo.

Existem músicas do jogo que emocionam e que ficarão na sua lembrança para sempre. Como a canção “Build That Wall” que marca o encontro de Kid e Zia, que toca fundo e emociona. Outra canção que merece destaque é a dramática “Mother, I’m Here” que dá um tom perfeito aos momentos finais do jogo. Por fim, preciso citar a cativante “Setting Sail, Coming Home” que faz uma junção perfeita das duas canções citadas anteriormente.

Bastion oferece uma experiência realmente marcante, com um visual belíssimo e uma trilha sonora impactante.

Infelizmente, o jogo está todo em inglês.

Opinião

Bastion é um daqueles jogos que marcam a experiência de qualquer jogador. Ele oferece uma jogabilidade viciante e consistente, com recursos de um bom RPG de ação, recheado de estratégia. Mas ainda se destaca com uma história bem construída, uma experiência visual única e uma trilha sonora impactante.

Se curte narrativas envolventes e jogabilidade viciante, esse jogo é mais do que indicado para você.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money