fbpx

Qual a sua definição de pesadelo? Para muitos ele consiste em dar uma sensação não apenas de medo, mas também de desamparo, quando estamos lutando contra os nossos temores, mas não existe ninguém para nos ajudar no mundo do nosso subconsciente, e nós precisamos vencê-los sozinhos. Esse é o ambiente criado para o jogo de estréia do estúdio independente Tarsier Studios com apoio da Bandai Namco. Little Nightmares te convida para uma experiência sombria onde precisamos sobreviver aos mais grotescos inimigos e escapar do labirinto misterioso que são os cenários do jogo.

Little Nightmares vai agradar em cheio aos fãs de jogos como Limbo e Inside, mas cria sua própria experiência, que consegue ficar marcada na memória do jogador. Preparados para conhecer Six e o ambiente aterrorizante do The Maw?

História

Little Nightmares mostra a jornada sombria de Six, uma menininha frágil, vestida com uma adorável capa de chuva amarela. Ela está em um lugar conhecido como The Maw e precisa fugir desse ambiente opressor e assustador, com corredores escuros, banheiros sombrios, cozinhas imundas e inimigos que querem te devorar à todo custo. O jogo não te dá pistas de nada do que está acontecendo, nada de diálogos ou informações na tela, cabe ao jogador a interpretação dos fatos.

Como dito na introdução dessa análise, o jogo visa explorar os pesadelos da infância de todos nós, como aqueles lugares que nossos país diziam que a gente não poderia ir, ou aqueles lugares escuros e estranhos que fazia com que criássemos uma série de histórias na nossa cabeça. Quem nunca teve medo no monstro do armário ou teve medo de colocar os pés do chão pois poderia ter um bicho debaixo da cama? O jogo nos coloca em confronto com esses medos, mas nos coloca na pele de uma criança super frágil, justamente para nos levar de voltar para a nossa infância.

Jogabilidade

O grande foco em Little Nightmares é na sua narrativa e em toda a experiência que pretende levar aos jogadores. Para tal, o jogo traz mecânicas simples para que estejamos sempre imersos ao máximo na atmosfera dele. Nós podemos nos mover para a direita, esquerda, mas também nos aproximarmos da tela e irmos para o fundo dela, pois o jogo traz um ambiente 3D que aumenta ainda mais opções de deslocamento, algo muito útil para fugir e se esconder dos inimigos. Podemos subir e interagir com alguns objetos, pular, abaixar e resolver uma série de puzzles para prosseguir. Também podemos acender um isqueiro para diminuir a escuridão que toma conta de algumas partes do jogo.

A exploração dos cenários também é algo bem importante, pois o jogo esconde uma série de colecionáveis.

Os inimigos do jogo são realmente emblemáticos, eles possuem forma humana, mas são totalmente distorcidos e gigantes. Não podemos confrontá-los diretamente, pois a morte é certa, então precisamos observar a movimentação deles para podermos nos locomover com bastante calma. Além disso, eles sentem nossa presença através do cheiro e do barulho.

Little Nightmares pode ser terminado em uma média de 5 horas, e apesar de parecer curto é uma viagem realmente marcante, que pode aumentar sua duração caso procuremos por todos os colecionáveis.

Gráficos e Som

A ambientação de Little Nightmares é realmente muito boa e consegue passar com facilidade toda a atmosfera sombria e inquietante da sua história. O trabalho realizado com a iluminação e o jogo de sombras impressiona, e o contraste com a capa amarela de Six no meio de toda aquela escuridão é algo muito lindo de se ver.

A trilha sonora também traz o tom certo para a narrativa, seja nos seus tons mais sombrios durante todo o percurso, ou o seu teor mais agitado que marca as perseguições. Escutar o coração da pequena Six disparar ao se sentir em perigo também é algo marcante. O pouco uso da música se explica para que possamos ficar atentos nos sons do ambiente, como passos, portas e chão que rangem… Tudo no jogo foi bem pensado para te dar a real sensação de medo.

Opinião

Little Nightmares apresenta uma experiência singular, onde o grande foco na sua narrativa e na atmosfera sombria criada, nos leva para nossos temores e pesadelos de infância. Mesmo após terminá-lo você continua intrigado com o que jogou e sente vontade de jogá-lo novamente. O jogo se apresenta bem com uma jogabilidade competente e consegue manter sua atenção do começo ao fim.

Little Nightmares já consegue se destacar como um dos grandes jogos deste ano e consegue destaque também entre outros grandes jogos do seu gênero como Inside e Limbo, mas trazendo uma temática e uma estrutura de narrativa bem singular.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money