fbpx

Dreamfall Chapters é um Adventure em 3D desenvolvido pelo estúdio norueguês Red Thread Games e distribuído pela Deep Silver. Ele desenvolve uma história que está situada em mundos paralelos: Stark que é uma visão cyberpunk sombria do nosso futuro e o outro é um reino mágico de fantasia, chamado Arcadia. O jogo segue dois heróis improváveis, Zoë Castillo e Kian Alvane, em suas jornadas através destes mundos para evitar que o tecido da realidade se rompa de vez. Ele é um jogo maduro, emocional, sombrio, mágico e que brinca com desfechos inesperados.

Dreamfall Chapters foi lançado no PC em 2016 através de episódios, e agora chega aos consoles com uma versão completa e melhorada.

História

A história de Dreamfall Chapters nos apresenta dois personagens principais, de onde toda a trama gira em torno. Zoë Castillo, que acorda de um estado de coma na moderna Stark e o guerreiro Kian Alvane que começa essa aventura como prisioneiro na fantástica Arcadia. As duas trajetórias que parecem totalmente desconectadas, se interligam de maneira incrível dando sentido à todo universo do jogo. E ainda tem uma personagem que aparece nos intervalos entre os episódios e que nós acompanhamos seu crescimento desde bebezinho.

Os personagens são muito bem elaborados, e todos possuem importância dentro da narrativa e você se importa com eles, pois suas histórias realmente possuem profundidade. Seja um Comandante de um exército ou um robô, você vai se lembrar dele. Os diálogos também ajudam muito, pois são muito bem escritos, recheados de mistério, temas adultos e humor.

A história de Dreamfall Chapters realmente consegue prender sua atenção, ela é recheada de desfechos e reviravoltas surpreendentes. Apesar de não ter jogado os dois jogos anteriores (The Longest Journey e e Dreamfall: The Longest Journey) e não existir muita explicação sobre o que aconteceu antes, consegui me conectar bem como a narrativa e seus personagens.

Jogabilidade

Ele está dividido em cinco episódios, onde você precisa tomar decisões importantes que afetam diretamente na trama do jogo. As escolhas que fazemos são realmente difíceis e mudam bastante o modo como ele se desenvolve. Aposto que você lembrou da Telltale Games, mas não pense que vai encontrar aqui a mesma experiência, pois Dreamfall Chapters traz uma estrutura de gameplay bem mais complexa.

Nas decisões chave da narrativa o jogo te dá a opção de ver em tempo real o que os outros jogadores escolheram, mostrando um percentual entre as duas escolhas. Ele realmente faz você pensar sobre o que escolher e como você deseja prosseguir.

No sentido da jogabilidade em si, ele segue o estilo de point n ‘click, mas possui uma grande parte de exploração em cenários abertos, onde você escolhe onde ir. O jogo te incentiva a explorar os mapas para conhecer mais da história e dos personagens. Você interage com diversas pessoas, sejam relacionados à sua missão ou não, o que enriquece o gameplay com mais possibilidades.

Para avançar nas missões de Dreamfall Chapters você precisa resolver uma série de puzzles e investigações. Eles variam entre falar com alguém, interagir com o cenário e resolver enigmas. O nível de dificuldade deles é realmente alto, pois o jogo não te dá indicações de como resolver ou dicas de onde seguir, você precisa analisar bem o ambiente e prestar atenção nos diálogos. A duração do jogo também é muito boa, em torno de 23 horas de gameplay.

Infelizmente, o jogo está todo em inglês, e será um problema para que não tem noção do idioma. Pois isso prejudica a compreensão da história que é bastante complexa e o entendimento dos puzzles.

Gráficos e Som

Como já dizemos acima Dreamfall Chapters já havia sido lançado no PC e essa nova versão para os consoles ganhou inúmeras melhorias, como modelos retrabalhados dos personagens, animações, iluminação e efeitos especiais. Além disso, a trilha sonora está mais rica e os efeitos sonoros foram aprimorados.

Graficamente, o jogo se apresenta bem, os cenários são encantadores e conseguem passar bem a atmosfera e proposta da história, mesmo que não seja um jogo muito bonito para os padrões atuais, ele não compromete. Os personagens também são muito bem desenhados, com traços realmente marcantes e que também ganharam interpretações muito boas dos atores. Só senti falta de um pouco mais de variedade de ambientes para enriquecer ainda mais a trama.

A trilha sonora é realmente muito boa e consegue trazer as emoções no ponto certo, seja com canções ou efeitos sonoros, de forma que você consegue ficar imerso nos acontecimentos.

Opinião

Dreamfall Chapters apresenta uma história complexamente deliciosa, intrigante e recheada de personagens interessantes, que consegue prender e deixar o jogador imerso nela e nos seus dois mundos muito bem desenvolvidos. O jogo quebra um pouco o ritmo com seus puzzles nada intuitivos, mas também é um convite para fazer nos fazer pensar de maneira mais abrangente para chegar em uma solução.

No geral ele é um jogo divertido, interessante e envolvente que certamente irá interessar quem goste de histórias surpreendentes e criativas.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money