fbpx

Jogos de plataforma são um gênero muito apreciado pelos jogadores, eles constantemente nos apresentam belas jornadas, com uma jogabilidade agradável e desafiadora. Seasons After Fall aposta em uma arte belíssima, com cenários pintados à mão, e em uma jogabilidade criativa, com sua mecânica única de manipulação das estações do ano para progredir nos cenários.

O estúdio francês independente Swing Swing Submarine consegue cativar o jogador com sua arte e seu estilo metroidvania, que consegue nos prender com sua simplicidade, pois é aquele tipo de jogo descomplicado no qual apenas sentamos para jogar e relaxar.

Seasons After Fall é distribuído pela Focus Home Interactive e chegou para ser uma opção interessante para os fãs de jogos de plataforma. Mas será que ele consegue satisfazer esse público? Vamos descobrir nessa análise.

História

A história de Seasons After Fall mostra uma semente que é um pequeno espírito, que acorda com a missão de chegar à um lugar chamado Santuário, chegando lá ela descobre que precisa encontrar os quatro Guardiões das Estações do ano, pois algo sombrio está afetando a Floresta. Para tal você precisa de um corpo para cumprir sua jornada, e uma pequena raposa que estava por perto é escolhida como seu hospedeiro. A partir daí você começa uma aventura para para coletar fragmentos de cada um dos grandes Guardiões das Estações para realizar um ritual e purificar a floresta. Esses poderes também são essenciais para você conseguir avançar nos cenários.

A história é contada por meio da narração, que é bem interpretada, com uma atuação de alta qualidade que combina bem com a proposta do jogo. Tanto os narradores quanto os personagens agradam muito e conseguem conectar bem jogador e narrativa. A pequena raposa e a misteriosa semente conseguem nos conquistar rapidamente com seu carisma e a conexão entre elas fica tão forte que passamos a nos importar com o que acontecerá com ambas quando o ritual for completado.

Jogabilidade

Assim como sua história, a jogabilidade de Seasons After Fall é bem simples, não é um jogo de plataforma/metroidvania focado na ação, mas sim na exploração. Você avança pelos cenários em busca de um caminho para chegar aos objetivos. Objetivos estes que não são claros ou marcados, você precisa explorar para descobrir o que fazer. Você basicamente pula, corre e late para interagir com algumas partes do cenário. O grande diferencial do jogo é o uso das poder das estações do ano para avançar nos cenários, essa é grande cereja do bolo de Seasons After Fall.

Com o uso do poder das estações você consegue manipular o cenário de acordo com as características de casa estação do ano, para dessa forma, resolver os puzzles e avançar pelos mapas. Essa mecânica criativa, não afeta apenas a aparência dos ambientes, mas também alteram sua maneira de interagir com o jogo. Entender essas mudanças vai facilitar a progressão nos desafios do game, então confira as características de cada uma delas:

  • Verão – A estação é caracterizada como um tempo de sol e crescimento, então aqui você pode diminuir o nível de água em certos locais, fazer plantas desabrocharem para criar pontes. Quanto ao cenário ele assume cores mais fortes e com tons de verde e é possível ouvir o canto dos pássaros.
  • Outono – Aqui o grande diferencial fica por conta do uso dos ventos para levantar galhos e folhas de árvores e também para ativar passagens usando os cogumelos. O cenário fica repleto de belos tons alaranjados.
  • Inverno – Aqui a característica do frio é usada sempre, e você pode congelar a água para andar sobre ela e aproveitar os flocos de neve que caem sobre a floresta para serem sugados por algumas plantas e criar um caminho para você subir nos lugares, assim como congelar esguichos de água e criar plataformas. O visual é tomado por tons de azul.
  • Primavera – Nessa estação você pode liberar água extra de plantas gigantes para elevar o nível de água e também aumentar o tamanho dos esguichos de água para nivelar as plataformas do tamanho correto para serem congeladas, também pode usar a água das plantas para fazer árvores crescerem. A floresta recebe vários tons de roxo e uma fina chuva que cai no cenário.

Seasons After Fall é um game de plataforma com puzzles fáceis, mas isso foi realizado de propósito pela desenvolvedora, pois a proposta do jogo é ser algo artístico e contemplativo. A falta de grandes desafios para o jogador, faz parte do ritmo de jogo, que se foca mais em apresentar sua arte do que enlouquecer o jogador com puzzles extremamente difíceis.

Gráficos e Som

Mais um grande destaque do jogo é o seu estilo gráfico. Seasons After Fall tem ambientes extremamente belos que lembram artes baseadas em aquarelas, que aumentam o foco poético do jogo. Ele foi todo desenhado à mão, com efeitos de iluminação incríveis e personagens muito bem desenvolvidos. As mudanças do cenário durante o uso do poder das estações também proporcionam um espetáculo à parte.

Esse espetáculo gráfico se intensifica com a trilha sonora composta de belas canções repletas de instrumentos de corda, que te dão uma real sensação de estar explorando uma floresta mágica. As vozes que narram o jogo também são muito bem escolhidas. O jogo não conta com legendas em português e os diálogos estão disponíveis apenas em inglês.

Opinião

Seasons After Fall é um jogo de plataforma e puzzles com foco na exploração que nos presenteia com uma jogabilidade criativa que usa o poder das estações do ano para mudar tudo ao seu redor. Ele também encanta com uma arte belíssima e uma trilha sonora imersiva.

É realmente interessante desvendar os mistérios que cercam a história do jogo, nos oferecendo uma experiência divertida. Seasons After Fall é um excelente jogo e deve entrar no radar de quem curte jogos de plataforma e também quem curte experiências contemplativas, sendo um jogo simples e relaxante.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money