fbpx

A franquia The Walking Dead é sem dúvida a que mais traz sucesso e reconhecimento para a Telltale, é onde também a empresa consegue brilhar com mais força e ela provou isso mais uma vez em The Walking Dead: A New Frontier. O jogo consegue impressionar com uma narrativa ramificada de escolhas difíceis, muitas delas de vida ou morte, e com consequências devastadoras. No terceiro jogo da série temos mais uma vez a heroína Clementine na história, mas dessa vez ela não é o foco de tudo, pois temos o novo personagem Javi com a responsabilidade de trazer uma nova narrativa e que ao mesmo tempo consiga se conectar com a jornada da nossa amada Clem.

História

The Walking Dead: A New Frontier se passa quatro anos após os eventos da segunda temporada e traz de volta nossa amada Clementine como protagonista. Agora ela está mais velha, e está acompanhada pelo recém-chegado Javier, que tem uma história que é muito ligada à sua família. Você acompanha os acontecimentos pelo ponto de vista de Javi e também conhece mais sobre o que aconteceu com Clementine nesses anos todos através do amadurecimento da relação entre eles dois e de flasbacks, um recurso que foi muito bem utilizado pela Telltale, para mostrar a importância dos laços de família para esses dois personagens. O mais importante é que ambos conseguiram mostrar sua importância dentro da narrativa.

O fato de não controlarmos Clementine é algo que pesa muito na história, pois as escolhas que fazemos podem ter uma reação negativa nela. Não se preocupe que você também controla a menina em algumas situações, que são importantes para ver seu crescimento e amadurecimento.

Os diálogos, acontecimentos, personagens e o tema abordado estão todos muito bem desenvolvidos, sendo uma das melhores criações da Telltale até o momento e dando um sopro de vida gigante para a franquia. As escolhas são difíceis e possuem impactos muito fortes e devastadores para os nossos personagens, você se importa com as consequências que suas escolhas terão sobre eles.

Caso queira que suas escolhas nos dois jogos anteriores tenham algum impacto nesse jogo, existe a possibilidade de importar os dados ou responder um pequeno quiz sobre os acontecimentos anteriores para moldar sua história. Nós até postamos no site um pequeno guia para ajudar os jogadores na época do lançamento, então se tiver problemas dê uma olhada nele. Infelizmente, esses acontecimentos não trazem grande impacto dentro de The Walking Dead: A New Frontier pois o jogo já foi pensado para atrair também um novo público, mas de qualquer forma existe a possibilidade de trazer a essência do que você fez nos jogos anteriores para esse novo.

Jogabilidade

A jogabilidade de The Walking Dead: A New Frontier não foge do já tradicional esquema da Telltale de andar ao redor do mapa, que permanece linear, em busca de pontos para clicar e abrir novas situações para avançar a narrativa. Temos as escolhas de diálogos que são o grande foco desses jogos, com escolhas que geralmente precisam ser realizadas dentro de um tempo limite.

Esse jogo é um dos que possuem menos cenas de ação, pois o foco foi totalmente voltado para a narrativa. Mas, nas poucas cenas de ação onde precisamos acertar os QTE`s (Quick Time Events) que surgem na tela no tempo certo, os comandos funcionam bem.

Gráficos e Som

The Walking Dead: A New Frontier traz gráficos realmente mais bonitos que os jogos anteriores, apresentando mais fluidez e naturalidade aos personagens e ambientes, tudo dentro do estilo gráfico mais voltado para o clima das HQs. Os cenários estão muito bonitos e variados e trazem bastante o clima da história original, contada por Robert Kirkman. Ainda assim, os velhos problemas continuam assombrando o novo jogo, como os famosos travamentos e lentidão em algumas cenas, principalmente nas de ação. Mesmo que sejam menos recorrentes eles ainda ocorrem.

A dublagem está muito boa, com vozes que combinam bem com seus respectivos personagens e trazem o tom certo para as cenas. O jogo possui legendas em português.

Opinião

The Walking Dead: A New Frontier traz uma história consistente que é enriquecida por ótimos diálogos e personagens muitos bem desenvolvidos. É um bom trabalho da Telltale para atrair um novo público e ao mesmo tempo continuar abraçando seus fãs mais antigos. Conseguimos acompanhar o amadurecimento da super querida Clementine e ao mesmo tempo nos envolver com os novos personagens.

O jogo ainda sofre com os mesmo erros técnicos, como os já famosos travamentos, mas não é nada que tire o brilho do jogo. The Walking Dead continua sendo, sem sombras de dúvida, a série mais importante da Telltale, é onde o estúdio brilha mais forte e provou isso em A New Frontier.

O que me lembra que o estúdio poderia focar em outras séries deles que também possuem um potencial imenso a ser trabalhado como The Wolf Amoung Us e Tales From Borderlands, uma continuação delas não seria nada mal.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money