Ícone do site Xbox Power

A longa e árdua jornada de criação de Cuphead

Cuphead é um dos jogos mais aguardados de todos os tempos para o Xbox One. O jogo foi anunciado na E3 2014 e seu lançamento era um grande mistério desde então, mas a Microsoft revelou na sua conferência na E3 2017 que o jogo será lançado no dia 29 de setembro para Xbox One e Windows 10.

Essa semana os criadores do jogo, do estúdio StudioMDHR Entertainment, compartilharam um pouco sobre essa longa jornada de desenvolvimento de Cuphead em uma entrevista.

Chad Moldenhauer, falou sobre as mudanças que o projeto sofreu e sobre as dificuldades que enfrentaram. Uma das grandes dificuldades foi a recepção negativa por parte do público e crítica sobre a informação de que o jogo só teria batalhas com bosses, sem outros elementos, como plataforma, por exemplo. Dessa forma. o jogo precisou ser reformulado e para tal tiveram que expandir sua equipe de 3 para 20 pessoas, mas como acreditavam muito no projeto eles passaram a se dedicar 100% à ele, deixando seus empregos e investindo tudo o que tinham no jogo.

A verdade é que iniciamos Cuphead com 3 pessoas que só trabalhavam nele aos fins de semana. Com uma equipe tão pequena, sabíamos que tínhamos que manter as nossas expectativas baixas; por isso só tínhamos alguns bosses e um par de armas. Colocamos a demo de Cuphead na E3 2015 e as pessoas ficaram extasiadas com o nosso trabalho. Meu irmão e eu deixamos nossos trabalhos, refizemos a hipoteca de nossas casas e começamos a expandir o time. Essa era nossa chance de entregar o game que queríamos fazer desde o início, em vez do escopo reduzido que planejamos como um time de três pessoas. Quando percebemos que muita gente parecia querer Cuphead, decidimos apostar tudo e fazer o jogo que sempre quisemos.

E ele continua falando sobre quais melhorias e avanços realizaram no jogo desde então:

O trabalho central da engine já havia sido feito, incluindo os controles e as configurações de cenários aos chefes. Evoluir daí para estágios mais complexos foi o próximo passo. Para realmente captar o estilo de animação dos anos 30, tivemos que aumentar a autenticidade ao fazer o trabalho da mesma maneira que eles — pincéis, tintas, pinturas à base da água, todos os frames feitos manualmente. Não usamos nenhuma técnica moderna ou truques de software para auxiliar a animação.

Cuphead é um jogo de plataforma baseado nos desenhos da década de 1930 e cada frame é desenhado no papel em lápis, depois colorido, e depois da animação toda feita é que ele é finalmente digitalizado. Vale lembrar que ele já está disponível para pré-venda na Xbox Live.

Sair da versão mobile