fbpx

Dirt 4 é um jogo de Rally desenvolvido pela Codemasters. É o décimo segundo jogo na série Colin McRae Rally e o sexto título a levar o nome Dirt, e posso dizer de longe, que é o melhor no gênero. Correndo por fora temos o WRC, mas que não é popular devido ao estilo mais tradicional, já Dirt  tem um grande diferencial, ele combina a complexidade de uma corrida de Rally com a facilidade da corrida Arcade, mas caso você queira um desafio maior, você pode alterar as configurações para parecer um simulador, isso traz um público maior, como a série Forza Horizon faz, juntando o público hardcore com o casual.

MODO CARREIRA

O modo carreira começa com um leve treinamento na academia Dirt, o jogador pode pular o treinamento, mas o ideal é fazer cada lição para usar da melhor forma cada funcionalidade do jogo. Você aprende várias técnicas para poder usar a melhor performance dos carros, além de aprender sobre os tipos de terreno e as condições climáticas diversas que o jogo possui. Após o treinamento podemos começar o modo carreira, que possui algumas modalidades que são desbloqueadas com o desenvolvimento do piloto. As modalidades são:

  • Rally – O modo básico de qualquer jogo de Rally, dividido em etapas. Aqui o jogador luta contra o tempo, e não tem outros oponentes na pista, você deve ouvir seu navegador para usar o melhor do carro para fazer o melhor tempo. Cada curva tem o nível de dificuldade diferente, temos lama, rampas, pistas desniveladas, é o modo mais raiz. Entre as etapas temos pontos onde podemos fazer reparos, evitando o desgaste do carro.
  • Landrush – É uma corrida com bugres ou picapes em circuitos, aqui você briga com oponentes por posição, então a coisa fica mais divertida e violenta. Outros corredores podem te jogar contra o paredão ou mesmo fazer o seu carro capotar, são dividas em classificatórias, semi finais e finais.
  • Rallycross – É parecido com o Landrush, mas com carros de Rally convencionais, além de pistas no asfalto também. É um modo desafiador e que testa sua capacidade de pilotagem.
  • Rally Clássico – É o modo Rally, mas com carros clássicos, como Ford Escort, Nissan, entre outros carros que fazem história nessa corrida tão amada pelos fãs.

SUA GARAGEM TEM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA

Dirt 4 tem inúmeras opções para na sua garagem, desde a compra de carros até contratos com patrocinadoras, ao subir de nível as opções são aumentadas, caso você queria obter lucros maiores, o jogo lhe dará a opção de customizar sua própria equipe, com o dinheiro que você recebe nas corridas e campeonatos, conseguindo contratar chefe de equipe, co-piloto, mecânicos, e etc…  Além dos recursos humanos,  o jogo tem upgrades que afetam sua equipe, tamanho da garagem, qualidade do conserto das peças, são inúmeras possibilidades que fazem o jogador viajar nas tamanhas opções de customização.

Falando em customização, um dos grandes destaques do jogo é a garagem que tem pinturas, decalques, patrocinadores, cores, nome da equipe, tudo para deixar única a sua experiência. Em relação à equipe, cada aspecto deve ser pensado, então vale a pena contratar os melhores, alguns consertam o carro mais rápido, outros possuem um nível de excelência maior, mas são lentos, você deve optar pelo melhor para sua equipe e para seu bolso.

A Loja de carros também é vasta, além de poder comprar carros novos, você pode vender e comprar carros usados também.

CONDIÇÕES EXTREMAS

Um dos pontos mais altos de Dirt 4 são as variações climáticas, já tivemos isso em outras edições do jogo, mas aqui acontece com mais perfeição, pois o que seria um jogo de Rally sem suas condições extremas. O que faz o Rally uma das corridas mais perigosas e interessantes são a relação homem x natureza. Abaixo seguem essas variações e um pouco da minha experiência com dada uma delas:

  • Nevoeiro – O tipo de clima mais perigoso e o que mais me senti ameaçado, simplesmente não dá para ver nada na pista, a cada curva um perigo diferente. Por muitas vezes tive que reduzir e passar bem devagar para não cair nos penhascos, e ir confiando no que meu navegador ia me dizendo.
  • Neve – Uma das condições que deixa os corredores de cabelo em pé. O jogador precisa prestar atenção para não derrapar nas curvas e usar bem as técnicas de frenagem.
  • Chuva – Aqui o bicho pega, temos vários tipos de densidade de chuva, que não só afetam a visibilidade, afetam o terreno criando lamas, portanto pode ficar escorregadio. A chuva quando está forte fica bem difícil de segurar o carro, o segredo é conhecer bem seu veículo.
  • Noite – Se todos esses tipos de alteração climáticas são tensos, some isso ao período noturno, em que fica tudo mais complicado. Como você pode enxergar aquela curva lá longe? Pior ainda se você quebra seu farol, pois com o farol já fica difícil, imagine sem ele. Uma escuridão que deixa tudo mais complicado, então assim que puder conserte seu carro antes de cada etapa.

GRÁFICOS

Os gráficos ficaram um pouco abaixo do que esperava, mas são de alto padrão, temos texturas e iluminação de boa qualidade. Dirt sempre teve um padrão alto para a geração que participou,  acredito que tenha sacrificado um pouco da parte gráfica para poder usar o poder de processamento para estabilizar a taxa de frames, que esta muito boa.

As pistas também são um show a parte, cada localidade tem um aspecto diferente, e tem paisagem que o jogador fica só babando, lugares bem remotos. O limite do cenário é algo que não consegui perceber de tão perfeito que é.

SOM

Dirt sempre teve ótimos recursos sonoros,  e nessa quarta edição não seria diferente. O que mais me chamou a atenção foi a trilha sonora, com ótimas músicas, sempre combinando com o estilo do jogo que é algo frenético e aventureiro.

Ficou faltando só uma dublagem em português, no máximo temos legendas em português. Algo que é bem interessante são os áudios dos co-pilotos que mudam de acordo com a aquisição da equipe.

CONCLUSÃO

Dirt 4 é a melhor opção do mercado para quem quer jogar um Rally e se divertir muito, o modo campanha é vasto e pode te prender por horas de jogo. O jogo possui opções de customização de equipe e muitos carros, além do grande número de variações de pistas que não deixa o jogador enjoar facilmente do jogo, tendo um fator de satisfação e relaxamento ao jogar. Compre sem medo, para os amantes de Rally e para os entusiastas de jogos desse gênero é um ótimo jogo de corrida.

Entenda nossas notas

 

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money