fbpx

Perception foi desenvolvido pela The Deep End Games, um estúdio indie cuja equipe já trabalhou em jogos como BioShock, BioShock Infinite e Dead Space. Ele é um jogo em primeira pessoa de terror focado na narrativa, onde você controla Cassie, uma deficiente visual que sofre à meses com pesadelos de uma mansão mal assombrada. Ela finalmente decide ir ao tal lugar para resolver o mistério, mas se depara com acontecimentos que ela não esperava.

História

A história de Perception foca na jornada de Cassie, uma jovem cega que está sendo assombrada por pesadelos terríveis, que sempre a direcionam para uma mesma casa. Chegando no local, ela se vê no meio de uma trama macabra, onde espíritos tentam lhe revelar os segredos do passado dos moradores anteriores da casa. Cassie possui uma estranha conexão com os objetos e cômodos do lugar e ainda precisa se esquivar de ameaças e perigos sobrenaturais.

A protagonista é uma personagem muito interessante e com uma personalidade bem cativante, ela é como o jogador, tentando descobrir o que diabos está acontecendo naquela casa sombria. As aparições que mostram um pouco sobre cada momento ocorrido naquele local, também são personagens bem construídos.

O grande inimigo dentro do jogo, que realmente pode nos matar, é a entidade sobrenatural conhecida como Presença. Ela aparece sempre que fazemos muito barulho, se isso acontecer temos que nos esconder rapidamente. Mas ela não aparece tão facilmente, então não é um fator que seja desafiador ou ofereça alguma dificuldade ao jogo, o que é uma pena.

Jogabilidade

Toda a jogabilidade de Perception se baseia na cegueira da personagem Cassie e na dificuldade que ela passa com a sua deficiência, mas ao mesmo tempo realça a coragem da jovem ao se aventurar nesse lugar desconhecido. Temos que nos deslocar pelos cenários totalmente escuros usando nossa bengala para bater no chão e nos mostrar um pouco do ambiente ao nosso redor. Outra possibilidade são os sons que também nos ajudam à sentir um pouco mais do ambiente.

O jogo é totalmente baseado na exploração do ambiente para progredir e para revelar mais da história. Se prepare para vasculhar cada canto da casa para achar novos objetos e documentos que irão te fazer avançar na história e também revelar mais da narrativa. Além da sua bengala, o jogo te oferece mais duas ferramentas para explorar o local. A primeira delas é um aplicativo de celular chamado de Delphi. Ele faz um escaneamento no que está escrito e o reproduz oralmente para Cassie.

A outra ferramenta é uma rede social composta de pessoas que ajudam os deficientes visuais. Cassie manda imagens e um operador entra em contato lhe explicando do que se trata.

Perception é um jogo curto, que pode ser finalizado em uma média de 5 horas, e isso é um reflexo do seu gameplay bastante linear. E esse é grande problema do jogo. Ele não incentiva o jogador a memorizar os lugares ou ter que pensar em alternativas para chegar ao seu objetivo, ele entrega tudo de bandeja, deixando tudo fácil demais. Por mais que a trama seja interessante, a falta de desafios tira grande parte do seu brilho.

Gráficos e Som

Perception oferece uma arte gráfica bem interessante e condizente com a proposta do jogo e nesse aspecto ele não decepciona. Porém, com tempo de jogo o excesso de azul e preto na tela cansa e mostra que poderiam ter sido adicionadas mais possibilidades. O jogo sofre com alguns bugs chatos, como abrir uma porta específica e o jogo travar. O pior é que voltamos muito atrás e temos que fazer muitas coisas novamente, por causa dos pouquíssimos pontos de salvamento que o jogo possui.

A trilha sonora é praticamente inexistente, tudo para que você possa se concentrar ao máximo nos ambientes. O máximo que ouvimos são os sons dos passos de Cassie, ventos e ruídos. Nesse quesito a equipe teve um trabalho minucioso para diferenciar os sons e o eco provenientes dos objetos. Os dubladores também trabalharam muito bem e dão o tom certo às emoções dos personagens.

O jogo está todo legendado em português do Brasil.

Opinião

Perception é um jogo com uma narrativa bastante interessante e que te prende para descobrir o que aconteceu com os antigos moradores daquela casa e sua conexão com a protagonista. A ideia de nos colocar na pele de uma personagem cega que precisa descobrir o ambiente e os fatos junto com o jogador, foi muito bem elaborada. Ainda assim, o jogo tropeça na falta de desafios e na sua jogabilidade, mostrando que o estúdio teve medo de arriscar e focou apenas na narrativa.

O grande problema disso é que a alta linearidade do jogo, o torna rapidamente cansativo e os poucos momentos de susto ou terror são facilmente esquecíveis. Faltou uma maior coesão entre história e jogabilidade para fazer de Perception o jogo que ele deveria ser.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money