fbpx

Aven Colony é um jogo de simulação de construção que coloca o jogador como o encarregado de construir e desenvolver uma colônia humana em outro planeta, onde foi estabelecida uma pequena colônia conhecida como Aven Prime. Lá precisamos construir toda a infra-estrutura, cuidar do bem-estar dos cidadãos, administrar seus recursos e guiar a colônia para a prosperidade. Além disso tudo, ainda precisamos lidar com os perigos e ameaças de um mundo alienígena.

O jogo estava em desenvolvimento desde 2013 e foi desenvolvido com o motor gráfico Unreal Engine 4. Aven Colony é o primeiro jogo da Mothership Entertainment, que é um estúdio formado por talentos que já trabalharam em grandes jogos, como: Metroid Prime 2: Echoes, Metroid Prime 3: Corruption, Fable 2, Star Wars: The Old Republic, City Conquest, e muito mais.

Será que levar um simulador de construção para o tema espacial foi uma boa ideia? Vamos descobrir nessa análise.

História

Aven Colony é um jogo de estratégia com foco em criar a primeira colônia humana em um mundo alienígena. Aven Prime é uma colônia situada em um planeta à milhares de anos luz da Terra. Você é o governador dessa primeira colônia e sua obrigação é transformá-la em uma grande metrópole futurista. Em cada missão, você terá que aumentar a população da sua colônia, fornecendo casas e eletricidade, administrar a qualidade do ar, minerar ferro e cobre, e etc.

A campanha de Aven Colony serve para descobrir os muitos segredos que esse planeta esconde, e no decorrer da história iremos explorar ruínas alienígenas, recuperar artefatos, reparar veículos encalhados e resgatar exploradores perdidos. E aos poucos iremos conhecer mais sobre essa civilização.

Apesar de não ser um dos meus gêneros favoritos de jogos, achei a proposta do jogo bem interessante. Ele tem uma campanha, onde você tem colônias para serem criadas em planetas diferentes e com ameças e necessidades próprias. Aven Colony vai te dando missões para serem concluídas e no decorrer delas, os problemas começam a acontecer e você tem que resolver tudo e deixar toda a colônia satisfeita. Se conseguir isso até o final você vence a simulação.

O jogo possui uma grande dificuldade, e requer muita estratégia e paciência para conseguir manter sua colônia em pé. Além de tudo, você ainda precisa lidar com as ameças alienígenas como ataques de vermes gigantes, nuvem de fumaça tóxica, doenças desconhecidas… Sem falar que tem que dar emprego, comida, água pro povo… Cuidar do ar, dar entretenimento…

Além do modo campanha, o jogo ainda oferece um modo mundo aberto onde o jogador possui toda a liberdade de construir do jeito que quiser, mas o jogo exige certas metas relacionadas à quantidade da população da colônia.

Características

Aven Colony possui algumas características importantes e que devem ser levadas a sério se você pretende vencer o jogo e ter sucesso na administração da sua colônia. Não basta construir bonitinho, pois existe uma série de detalhes e exigências que devem ser cumpridas, senão o sucesso ficará bem longe da sua colônia. O jogador deve estar atento ao nível de oxigênio, habitação, emprego, eletricidade e geração de energia, mineração, taxa de crime, cultivo de alimentos, inventário limitado, água e muito mais.

O clima também tem grande impacto nas suas decisões, pois você pode colocar um painel solar para economizar energia, mas também podem ocorrer nevascas que além de diminuir drasticamente a temperatura, também irá prejudicar o cultivo dos seus alimentos à céu aberto. Além disso, os painéis solares gerarão muito menos eletricidade.

As doenças e ameaças alienígenas também são uma preocupação constante e você deve se preparar para limpar sua colônia e evitar que sua população morra com essas pragas desconhecidas. Pesquisar, criar e cultivar várias espécies de plantas exóticas e derivadas de espécies nativas pode proteger seus colonos e também gerar novas fontes de alimentos.

O sistema político e comportamental do jogo também é bastante complexo. Existem 12 variáveis que precisam ser controladas pelo jogador, durante todo o gameplay. São elas: Culturas, Cidadãos, Felicidade, Crime, Ar, Eletricidade, Emprego, Recursos, Comércio, Estruturas, Drones e Água. Não é nada fácil administrar tudo isso ao mesmo tempo, e a curva de aprendizagem também não é tão simples de ser dominada.

Gráficos e Som

A interface nesse estilo de jogo é algo fundamental, pois o design precisa ser intuitivo e as abas devem ser fáceis de serem acessadas. E a equipe de Aven Colony fez um ótimo trabalho para que os jogadores conseguissem uma visão geral das inúmeras variáveis do jogo de forma rápida e fácil. Apesar de ter uma curva de aprendizado não tão simples, seus menus são muito bem projetados e dão ao jogador toda a informação que ele precisa no seu painel interativo.

A descriminação das missões e as atividades que o jogador precisa realizar também possuem fácil visualização, mas algumas delas são bem menos intuitivas e requerem um pouco mais de entendimento das mecânicas do jogo pelo jogador, algo que complica um pouco nas primeiras missões.

Em relação aos gráficos, eles são bem satisfatórios para esse tipo de jogo e entregam bem a experiência de uma colônia espacial estabelecida em um local desconhecido e cheios de ambientes e recursos para serem explorados.

O jogo está todo em inglês, algo que pode complicar a experiência de quem não possui muita intimidade com o idioma.

Opinião

Aven Colony possui um nível bem elevado de dificuldade para os simuladores de construção e traz um ar novo para o gênero que estava estagnado com os temas de cidades e fazendas. Os desenvolvedores fizeram um trabalho fantástico nessa nova concepção com variáveis complexas e ameças muito inteligentes,  que se encaixam muito bem com o tema espacial. Além disso, o jogo oferece uma interface intuitiva e um sistema de missões que nunca deixam o jogador ficar entediado.

Se você curte o gênero, Aven Colony é uma adição quase que obrigatória para a sua biblioteca, mas se não gosta muito desse estilo de jogo, pode se perder com a curva de aprendizado complexa do jogo.

No geral, o trabalho final do estúdio foi muito bem realizado e devemos aplaudir a iniciativa de dar um novo rumo para o gênero.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money