fbpx

Fortnite é o mais novo fruto da parceria entre a Epic Games e a People Can Fly. O jogo entrou em beta fechado recentemente, sendo possível pagar para participar. O jogo será gratuito em seu lançamento oficial.

Você confere agora se vale a pena pagar para ter acesso antecipado ao jogo, ou se é melhor esperar seu lançamento gratuito.

Sobrevivendo ao apocalipse

Fortnite pega a velha premissa do apocalipse zumbi. De repente 98% da população mundial é morta em uma série de tempestades apocalípticas. Zumbis começam a aparecer usando os corpos dos mortos como capuz com fome de carne humana. No meio de todo o caos, o jogador aparece como a figura de comandante de um forte. Sua missão é procurar por novos sobreviventes, coletar recursos e, claro, se proteger das hordas zumbis.

Uma pequena amostra do mundo de Fortnite

Definitivamente não é a coisa mais original que você vai encontrar hoje em dia, servindo apenas para situar os jogadores com o que está acontecendo com o mundo do jogo.

Invocando seu engenheiro interior

Fortnite se resume em criar uma fortaleza para proteger seu objetivo. Logo de cara, fiquei impressionado com a liberdade que temos no modo criação. O jogo lhe dá peças de construção pré-moldadas que podem ser customizadas, lembrando um pouco Minecraft.

São 4 tipos de peças: piso, parede, escadaria e cobertura. Todas podem ser customizadas. Ao colocar uma parede, por exemplo, você pode optar por colocar uma porta, uma janela ou até transformar em uma mureta. A escadaria pode ser reta, L ou U. E assim você vai montando seu forte. A criatividade é o limite e  não é uma má ideia chamar aquele seu amigo engenheiro ou arquiteto para ajudar.

Vou construir meu castelão

Mas pra quem joga sozinho? Bom, em diversos mapas existem plantas de construções que servem como tutorial para que o jogador aprenda a montar novas estruturas. Ao terminar estas construções, os jogadores recebem bônus e prêmios em suas missões.

Construindo suas defesas

Assim como sua fortaleza, é preciso também criar as ferramentas de defesa. Armas, armadilhas e outros itens são dados ao jogador em forma de blueprint (ou projetos). Então o jogador precisará coletar o material necessário para, enfim, criar o item almejado.

O pessoal da Epic Games abusou da criatividade na hora de criar o arsenal do jogo. Temos as armas mais loucas que lembram algumas criações de Dead Rising. Um rifle que atira laser, uma pistola que lança chamas, uma espada elétrica dentre outras coisas malucas que podem ser criadas. A munição para armas de fogo também precisam ser criadas.

As armas são bem criativas

Os itens são divididos em cores que representam a sua raridade e eficiência, assim como em Destiny ou The Division. Os mais fáceis de encontrar são incolores (mais fracas) e os mais raros são laranjas (mais fortes). O jogador pode aumentar o nível de um item ao gastar pontos de experiência nele, melhorando seus atributos.

Talvez o ponto negativo neste quesito seja o fato de que todo item tem uma durabilidade. Após essa durabilidade se esgotar, ele se quebra, sendo necessário criar um novo. Não existe opção de reparar o item para aumentar sua longevidade ou cosia do tipo. Se já não fosse difícil ter que guardar material para munição, ainda é preciso se preocupar em criar outra arma.

Comande seu pequeno exército

Em Fortnite o jogador não controla um personagem, mas toda a sua fortaleza. Você controla os heróis e ainda precisa montar as suas defesas com sobreviventes que achamos durante as missões.

Os heróis são divididos em quatro classes: Commando, Ninja, Forasteiro e Construtores. Commando é a classe padrão, boa em um pouco de tudo. Ninja é especialista em dano. Forasteiro é perfeito na busca de recursos. Construtor é o cara para a criação da fortaleza. Assim como os itens, os heróis também são divididos em cores e podem subir de nível.

Há uma grande variedade de personagens no jogo

Durante as missões o jogador irá encontrar sobreviventes que podem se juntar a seu grupo. Estes sobreviventes podem ser inseridos em esquadrões que dão bônus ao jogador ou ajudar durante a defesa da sua fortaleza, caso não haja nenhum jogador para lhe ajudar.

Explore, explore e…explore

Em Fornite o jogador irá explorar muito os cenários, seja para completar missões ou coletar recursos. A maior parte do tempo o jogador estará explorando. E infelizmente, uma hora cansa.

A variedade de missões de Fornite é muito limitada. Sempre é encontrar o objetivo e proteger o objetivo, variando alguma coisa ou outra, mas sempre nesta linha. Os jogadores irão se defender de algumas ondas de zumbis, e as vezes vem todos eles de uma vez.

Aguardando a boa fé do povo pra inciar a missão

Para deixar mais repetitivo ainda, a grande maioria dos jogadores demoram bastante tempo explorando os mapas. Passando fácil dos 15 minutos. Teve horas que quase dormi esperando o pessoal completar seus objetivos. A experiência acaba se tornando massante.

Gameplay

Se você é fã de Gears of War, vai se sentir em casa em Fortnite. A sensação é de jogar um modo horda em uma escala maior. A jogabilidade é fluída e bem gostosa. Descarregar balas e acertar as cabeças dos zumbis é extremamente satisfatório. O combate corpo-a-corpo não fica atrás. Os ninjas, que tem essa especialidade, conseguem soltar vários combos com seus golpes e derrotar vários inimigos de uma vez.

Também há espaço para usar habilidades especiais que o jogador adquiri conforme evolui o nível do seu personagem. Em uma emergência, você pode usar um poder cura ou chamar um bombardeio para escapar dos inimigos.

Gráficos e Sons

A Epic Games optou por usar gráficos cartunescos em Fortnite. Os personagens lembram animações da Pixar, com modelos bem agráveis. Os cenários são bonitos e criados proceduralmente, mas em algumas partes é possível ver que falta um melhor acabamento.

Essa água não parece muito “molhada”

Falando da parte sonora, a única reclamação que tenho é de uma falha ao atirar. O som de alguns tiros não eram emitidos e isso acabava com a imersão do jogo. Mas, aparentemente, a atualização da semana consertou este problema.

O jogo não está dublado em português, mas possui legendas em PT-BR.

Opinião

Ao criar Fornite, a Epic Games pegou várias ideias de games diferentes, misturou tudo e acabou acertando em cheio. Fornite possui MUITO conteúdo para ser explorado, o que fará muitos jogadores perderem horas e horas em jogatinas. A comunidade vem crescendo exponencialmente, tanto que o jogo vendeu mais de 500 mil cópias somente em pré-venda.

Mas algumas coisas ainda precisam ser melhoradas. Pequenos erros de design ou falhas no servidor podem ocorrer, mesmo que raramente. Para não deixar o jogo repetitivo, a Epic precisa criar uma maior variedade de atividades, até de inimigos.

Fortnite é um bom jogo para se jogar sozinho, mas é ainda melhor se você se juntar com seus amigos, fazendo valer a jogatina.

Entenda nossas notas.

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money