fbpx

Troll and I é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa onde você acompanha a aventura de um enorme troll com deadlocks e seu pequeno amigo humano, chamado Otto. O jogo é produzido pela Spiral House e publicado pela Maximum Games.

Mesmo sem um grande orçamento, os desenvolvedores foram ambiciosos e tentam colocar várias mecânicas e diversidade de lugares para explorar no seu jogo. Mas será que tudo isso funciona como pretendido? É isso que vamos descobrir.

História

A história gira em torno do adolescente Otto que fica sozinho após monstros surgirem nas florestas selvagens da Escandinávia, e separarem ele da sua mãe. Ele parte em uma jornada para reencontrar sua família, mas precisa enfrentar esses monstros no caminho.

Essa aventura se torna ainda mais interessante quando ele faz uma inesperada aliança com um Troll gigante, que irá lhe dar uma grande ajuda. Porém, o Troll está sendo caçado por humanos, o que traz outra ameaça a ser combatida.

A narrativa de Troll and I consegue se desenvolver muito bem, fugindo do clichê e apresentando bons momentos para o jogador. O grande destaque aqui vai para uma relação entre Otto e o Troll, que funciona bem trazendo uma boa dose de carisma ao enredo.

Jogabilidade

Troll and I é bastante ambicioso quando se trata da sua jogabilidade, pois ele mistura exploração, combate de curto e longo alcance, criação de armas, melhoria de habilidades e muitos puzzles. Porém, essa grande diversidade também é o seu grande Calcanhar de Aquiles.

Os controles do jogo são uma total bagunça, eles nem sempre funcionam bem, frustrando grande parte do gameplay. Muitas vezes o personagem não interage com os locais como deveria, o que pode resultar na sua morte. E aqui temos outro problema: os save points. O sistema é extremamente punitivo, pois não há salvamentos manuais, e os automáticos são pouco frequentes, ao passo que cada morte pode te custar até mesmo meia hora de progresso ou mais. Isso se torna ainda mais frustrante, levando em consideração que é muito fácil morrer por culpa da jogabilidade ruim do jogo e não por sua própria culpa.

A grande característica da jogabilidade de Troll and I é a interação entre Otto e o Troll, que precisam passar juntos pelos obstáculos. Durante o gameplay você irá alternar por diversas vezes entre os personagens escolhendo qual deles é melhor para cada objetivo do jogo, mas sempre seguindo com os dois juntos. São poucas as partes na qual eles se separam. A troca entre os personagens é inteligente e rápida, o que facilita a execução dos comandos.

O combate do jogo é simples e limitado. Otto pode atacar com armas de curto alcance ou jogar lanças nos inimigos, mas não existe muita variação nos ataques e na animação de finalização, que é a mesma para todas as armas. Ele também pode correr, se esquivar e pular entre obstáculos, mas essa última mecânica funciona tão mal, que irá te levar para a morte por diversas vezes.

Já o Troll esmaga seus inimigos com sua força bruta e acaba sendo uma opção melhor para as batalhas. Ele também pode usar algumas habilidades especiais como rugir para desorientar os inimigos ou ficar invisível por alguns instantes.

Cada um tem sua função nos puzzles também. Troll pode mover partes do cenário, criar caminhos para Otto ou até mesmo pegar pedras gigantes para tampar fissuras por onde saem inimigos. Já Otto pode jogar lanças de diferentes cores e abrir caminhos que estavam obstruídos, além de conseguir ir em lugares que o Troll não consegue por causa do seu tamanho.

Cada um dos protagonistas de Troll and I possui uma árvore de progressão que abre novas oportunidades e habilidades. O humano Otto é mais voltado para agilidade, stealth, melhorias para o combate e criação de itens. Já o Troll, sendo uma criatura mágica, tem acesso ao seu próprio conjunto de habilidades, incluindo o poder de reviver companheiros caídos, invisibilidade e a capacidade de projetar uma aura de medo sobre seus inimigos.

A criação de itens é bem simples, basta reunir material para criar vários tipos de armas corpo a corpo e novos tipos de lança, nada muito complexo.

Cooperativo local

Troll and I permite o co-op em tela dividida, onde um jogador assume o comando do Troll e o outro de Otto, você também pode jogar em co-op em uma tela, pois existe a opção do humano subir no ombro do Troll e eles prosseguirem em uma mesma tela. Funciona bem e parece que foi pensado apenas para ser todo jogado assim.

Gráficos e Som

A parte gráfica do jogo é bastante simples, o que pode decepcionar muito os jogadores, ainda mais por se tratar de um jogo que custa R$ 199. Os cenários são até interessantes, mas o design é extremamente simples e é evidente as texturas pouco detalhadas em muitas partes do jogo.

O desempenho técnico do jogo também não agrada com constante quedas no fps e travamentos, sendo que alguns deles me fizeram até mesmo ter que fechar o jogo e abrí-lo novamente, pois ele simplesmente congelou e não avançava. Sem falar, em vários lugares onde fiquei presa no cenário e tive que reiniciar toda a área novamente, pois com o sistema problemático e frustrante de saves esses erros podem custar um tempo precioso de gameplay.

Os personagens estão bem modelados o que melhora o aspecto gráfico de Troll and I.

A trilha sonora do jogo é pouco presente, quase inexistente. Isso não seria um problema, se os sons dos inimigos e dos ruídos não fossem tão artificiais, o que não valoriza em nada a sonorização do jogo. Muitas vezes o áudio é reproduzido sem sincronia e ocasionalmente fora de sequência.

Já em relação à dublagem de Otto, que é a voz que mais ouvimos durante todo o gameplay, ela é desprovida de alguma emoção ou reação aos acontecimentos. Não ajuda em nada na ligação entre o jogador e a história.

Um ponto positivo é que Troll and I está totalmente legendado e com os menus em português do Brasil.

Opinião

Troll and I apresenta algo diferente do que estamos acostumados no atual mercado de games, com uma proposta de cooperação entre dois personagens simultaneamente, trazendo uma opção para quem busca jogos de co-op local ou de sofá. O jogo traz uma interação interessante entre o humano e o Troll e mesmo com sua limitação sonora, consegue uma boa dose de carisma.

Ainda assim, o jogo é um acúmulo de erros e problemas técnicos que tornam a experiência frustrante. Infelizmente, no final fica a sensação de que o jogo tem uma ótima premissa, mas que foi mal executada e polida. Apesar de entregar alguns momentos de diversão, o jogo não vale o valor cobrado pelo estúdio, mas que pode ser experimentado quando for oferecido em uma ótima promoção. Ótima mesmo.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money