fbpx

Sine Mora EX é uma versão atualizada e melhorada de Sine Mora, que foi lançado originalmente para a geração passada. Trata-se de um jogo 2D de nave, ou na expressão popular “jogo de navinha“, ele foi desenvolvido pela empresa Grasshopper Manufacture e distribuído pela THQ.

O jogo teve melhorias significativas, como por exemplo: tela 16:9 (16:10 ainda será uma opção), áudio em inglês (original húngaro será uma opção), legendas em português, cooperativo local para dois jogadores, três modos versus, novas fases de desafio e melhorias na renderização das imagens.

O tempo esta correndo

Para progredir nas fases você deve ir destruindo os inimigos para ganhar mais segundos, e evitar tomar dano também, pois isso tira segundos preciosos do contador, pois quando acaba o tempo o jogador morre e tem que continuar do último Checkpoint, e ainda perdendo uma vida. Sine Mora EX possui uma dificuldade elevada, até jogando na dificuldade normal, o jogo dá trabalho, pois a tela fica lotada de tiros e para desviar de tudo fica complicado, tem que ter boa coordenação motora e se acostumar com as fases.

O fator tempo por si só gera uma certa tensão, o jogador tem que se preocupar em não morrer e destruir a maior quantidade de inimigos possível, cada segundo conta, especialmente contra os chefes, onde o tempo é bem curto.

Jogabilidade

A jogabilidade é o esquema padrão de jogos de navinha, você vai indo por uma fase onde o cenário se move lateralmente, em 2D ou as vezes um 2,5D pois existem algumas animações na qual se usa um pouco mais do plano. Esse tipo de progressão é padrão de jogos nesse estilo, algo que também traz um pouco de nostalgia para quem jogou o gênero no passado.

Sine Mora EX é bem simples em relação aos esquemas dos botões, botões de movimentos, de tiro normal, especial, e mais um que usa o poder para desacelerar o tempo. Para quem jogava esse gênero vai logo se habituar, cada característica esta presente, desde a dificuldade elevada, até a progressão nas fases e menu simplista.

Os Powerups funcionam como uma ajuda necessária, então para se dar bem, ou sobreviver, procure pegar os que estão passando pela tela, existem os que dão tiros especiais, um que vai aumentando o poder de ataque, outro que aumenta a barra de manipulação do tempo, outros que aumentam a pontuação.

Existem uma boa variação de naves, cada fase vai mudando para um personagem diferente, sendo assim cada personagem tem um poder especial diferente, o que torna tudo mais interessante, tirando o modo história, todos os outros modos podemos escolher as naves.

Uma mudança interessante que achei foi a troca de plano aéreo para aquático, a nave praticamente vira um submarino. Os inimigos também mudam para esta temática, trazendo um ar diferenciado para Sine Mora EX, mas isto é feito de forma automática, ao passar pela fase, muda de acordo com o contexto.

A história é só uma desculpa

A história é o ponto mais irrelevante do jogo, é dispensável, contada através de diálogos antes e durante as fases. Os personagens não são carismáticos, e não faz o jogador criar um vinculo, tão pouco desejar saber mais do enredo,a impressão que fica é que só esta lá por obrigação. Poderiam ter feito uma trama mais envolvente e trabalhado as animações antes das fases, assim o jogador poderia sentir a necessidade de aprender mais sobre a história do jogo.

As batalhas com os chefes são o melhor do jogo

Aqui esta o grande destaque, as batalhas contra os chefes são o ponto mais alto de Sine Mora EX. Existem os subchefes e os chefes finais de fase, existem alguns chefes que não cabem na tela, e conforme a nave vai acertando as pernas por exemplo, o plano do jogo vai mudando para outro pedaço do inimigo, isso da uma agradável sensação de grandeza. Esses chefes possuem uma dificuldade elevada, então para se dar bem, o jogador precisa ser rápido e bolar uma estratégia para destruir o inimigo, que requer uma combinação de tempo e rapidez, um tiro no lugar certo faz toda a diferença.

A variação do design dos chefes também é algo muito legal no jogo, da para perceber as influências da cultura cyberpunk em cada detalhe, cenários, inimigos, personagens jogáveis, tudo respira esse universo.

Trilha sonora

O que seria um bom jogo de navinha se não tivesse uma ótima trilha sonora? Sine Mora EX traz ótimos momentos de ação embalada a músicas frenéticas, somando aos efeitos sonoros que são de uma boa qualidade. O jogo cumpre os requisitos básicos para um bom jogo do gênero.

O jogo não possui áudio em português, mas pelo menos tem legendas em nosso idioma.

Conclusão

Para quem gosta do gênero vale o investimento, que é baixo. Em geral o jogo é bom, mas faltam algumas coisas como uma história mais elaborada e opções de customização e upgrades nas naves, os upgrades existem, mas são através de powerups que são temporários, acabou a fase, começa do 0.

Entenda nossas notas.

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money