fbpx

Path of Exile, que é um RPG de ação free to play mega-popular no PC, fez sua grande estréia nos consoles através do Xbox One. O jogo chegou com todas as expansões, incluindo a mais recente: The Fall of Oriath.

O jogo da Grinding Gear Games possui gráficos deslumbrantes e cenas de batalha intensas, ele é um claro e óbvio concorrente ao jogo Diablo da Blizzard, mas consegue se diferenciar do seu rival e apresentar uma proposta única e cheia de personalidade.

História e personagens

Na história de Path of Exile seu personagem é um exilado que deve lutar contra os inimigos que estão invadindo Wraeclast. A narrativa avança com os diálogos que surgem com os NPCs e com algumas cenas especiais. O enredo é complexo, pois é extremamente vago, o que pode te fazer deixar de prestar atenção nos acontecimentos depois de um tempo. Ainda assim, nesse tipo de jogo, a história não é o elemento mais importante, serve apenas de plano de fundo para dar sentido às batalhas que se seguem, e isso funciona bem em Path of Exile.

São um total de 10 atos, com ambientações incríveis e divertidas, além de bosses memoráveis ao final de cada um deles.

Path of Exile oferece aos jogadores um total de sete classes, mas não se engane com a quantidade, pois cada uma dessas opções te oferecem uma quantidade gigantesca de conjuntos de habilidades, que você monta de acordo com as gemas colocadas nos seus equipamentos.

O sistema de gemas de Path of Exile permite que os jogadores personalizem completamente os personagens de acordo com seu estilo de jogo, pois não existe restrição de gema por classe. Há algumas restrições, é claro, como os requisitos estatísticos principais de cada classe como força, destreza e inteligência. Como cada classe inicia em uma parte da árvore de talentos, pode não ter a exata quantidade desses atributos para utilizar uma determinada habilidade, mas isso também pode ser resolvido utilizando equipamentos que oferecem esses atributos.

Conheça as classes disponíveis:

  • Duelista: hábil na luta de curto alcance e em despachar inimigos com espadas, machados e armas de dupla empunhadura, embora ele também possa castigar com arco e flecha.
  • Templário: ele pode atacar com armas de combate corpo a corpo, como Swords, Maças e Cajados e também ataques mágicos.
  • Bruxa: possui impressionante capacidade de summonar uma grande quantidade de lacaios com alto dano. Ela usa magia elemental variada.
  • Ranger: o mais evasivo das aulas, podendo esquivar a maioria dos ataques, ao mesmo tempo em que elimina os inimigos à distância com o arco ou de perto com uma arma rápida de uma ou duas mãos.
  • Marauder: um lutador melee com força tremenda. Ele é capaz de usar eixos e espadas grandes e de duas mãos e armaduras pesadas.
  • Shadow: um lutador habilidoso e inteligente, ele usa armas e armadilhas de curto alcance durante a batalha. Também pode usar armas rápidas e magia variada.
  • Scion: pode se desenvolver como qualquer classe de personagem. Ela só é desbloqueada quando o jogador termina o Ato 3.

Cada uma dessas classes já possuem um gênero predeterminado (feminino e masculino) e isso não pode ser alterado.

Path of Exile tem o claro objetivo de fazer os jogadores testarem e se aventurarem por diferentes personagens e suas diversas variações e para tal o estúdio oferece já de início slots livres suficientes para que você possa jogar com pelo menos uma personagem de cada classe. Você pode comprar mais slots na loja do jogo.

Jogabilidade

Path of Exile como falamos acima bebe da mesma fonte de Diablo, inclusive ele surgiu como um projeto indie na mesma época do lançamento de Diablo 3, e foi criado para ser uma opção mais hardcore e complexa do que o jogo recém lançado da Blizzard, que enfrentava duras críticas dos seus jogadores por ter se tornando simples demais.

O combate do jogo da Grinding Gear Games traz um combate rápido e frenético, e as mecânicas básicas são bem fáceis de dominar, além de oferecer batalhas extremamente sangrentas. Os mapas estão recheados de lugares secretos, então a exploração de todos os cantos deve ser feita para a descoberta de novos inimigos, áreas e itens.

Não espere por tutoriais, o jogo fornece apenas uma pequena amostra dos comandos básicos. O restante os jogadores devem aprender conforme avançam.

A mobilidade nos mapas devem ser pensadas com cuidado, pois a quantidade de inimigos é bem alta e existem muitos inimigos poderosos espalhados, cada um possui um estilo de combate e algum tipo de resistência. Então a progressão deve ser feito com cautela e estratégia.

Na primeira parte da campanha, que vai até o ato 05, a progressão segue como em todos os jogos do gênero, porém na segunda parte, que começa a partir do ato 06, sempre que o jogador morrer irá perder toda a experiência ganha com os últimos inimigos, então a cautela deve ser ainda maior.

O inventário do jogo não é muito grande e não pode ser expandido, então o ideal é pegar apenas o necessário ou usar constantemente os portais para se deslocar para as cidades e vender o que não serve.

No geral a jogabilidade de Path of Exile funciona muito bem e é construída passo a passo. Após a finalização da campanha o jogo não termina, existe uma enorme quantidade de conteúdo endgame, com uma série de labirintos e mapas com modificadores especiais. Ou seja, conteúdo não falta.

O jogo possibilita que se formem grupo de até 6 jogadores para tornar a aventura cooperativa em todos os conteúdos do jogo.

A incrível árvore de habilidades passivas

Uma das grandes características de Path of Exile é a sua famigerada árvore de habilidades passivas. Ela é gigantesca e traz ainda mais complexidade ao jogo. Digo isso, pois cada tipo de classe começa em uma posição diferente na árvore de habilidade, determinando um certo caminho a seguir, mas não é obrigatório. Cada ponto usado deve ser muito pensado, pois um erro pode custar caro ao jogador. O jogo oferece alguns pontos para você desfazer algum erro, mas não são muitas oportunidades, então cada passo deve ser estrategicamente pensado.

Os pontos de habilidade são ganhos cada vez que subimos de level ou ao completar determinadas missões. Os pontos são limitados, então pense com calma em cada escolha, pois aqui está a chave para seu personagem ter sucesso no jogo ou ser esmagado pelos inimigos.

As Microtransações

Path of Exile é um jogo gratuito e como é normal nesse tipo de jogo, existe uma loja para que os desenvolvedores possam lucrar. Mas ao contrário de alguns jogos que optam por esse sistema, aqui temos um modelo justo, sem criar desvantagens ou obstáculos para quem não pretende investir dinheiro no jogo. Não existem boosts ou possibilidade de comprar recursos, armas e equipamentos para ficar mais forte no jogo. A loja oferece basicamente itens cosméticos e abas para o baú.

A Grinding Gear Games está realmente de parabéns, pois conseguiu implementar um sistema no qual consegue lucrar com seu jogo gratuito, com itens incríveis e de fazer os olhos brilharem, mas nada que deixe o gameplay desbalanceado e que afete a qualidade do jogo.

Vale lembrar que também existe um mercado dentro do jogo entre os próprios jogadores, onde quem comprou a aba premium no baú, pode vender itens em troca de recursos do próprio jogo, como as orbes para melhoria de itens.

Gráficos e Som

Path of Exile apresenta gráficos excelentes, que são valorizados por ambientes diversificados e cheios de detalhes, além de efeitos de iluminação e animações de magias, que são extremamente bonitos e desenvolvidos. Existe uma ampla seleção de mapas e climas para explorar, selvas, desertos e praias, para citar apenas alguns. O mundo de Wraeclast é impressionante, e definitivamente contribui para o apelo do jogo.

Mas nem tudo são flores, o jogo apresenta alguns problemas que são chatos, como travamentos, queda de fps quando existe muitos inimigos e habilidades sendo usadas na tela, e um erro que desconecta os jogadores. São defeitos chatos, mas que não estragam a experiência geral no jogo. Mas que precisam receber atenção o quanto antes da Grinding Gear Games.

A parte sonora é muito boa, os sons dos ataques e habilidades são bem realistas e trazem imersão para a jogatina. A trilha de fundo muda conforme os mapas e oferece o clima certo para cada situação.

A dublagem é muito boa e as vozes combinam com os personagens. O jogo está com os diálogos e menus em português, porém a segunda parte da campanha está apenas em inglês, algo que deve ser corrigido em breve.

Opinião

Path of Exile é um grata adição à biblioteca do Xbox One, ele traz uma ótima opção de jogo free to play e agrega qualidade para a plataforma. Se você é fã do gênero e curte um bom RPG de ação ou se é fã de Diablo, Path of Exile é, sem dúvida, recomendado para você, além de ser um ótimo jogo para juntar os amigos na diversão.

A Grinding Gear Games fez um excelente trabalho de renovação e melhoria do jogo, com uma alta quantidade e qualidade de conteúdo. Apesar de ter alguns problemas de desempenho, Path of Exile oferece uma experiência de grande qualidade e que vai render com certeza incontáveis horas de vício e diversão.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money