fbpx

Nos últimos anos a EA conseguiu consolidar FIFA como a maior franquia de futebol da atualidade, vendendo mais e mais cópias ano após ano. Confira com a gente se FIFA 18 tem grandes novidades que justifiquem sua compra ou se é melhor esperar o jogo sair no EA Access.

Uma nova jornada

Em FIFA 17 o mundo conheceu a jovem promessa inglesa Alex Hunter em sua “jornada” para se tornar uma estrela do futebol. Acompanhamos sua trajetória desde o primeiro contrato, até ele se tornar um titular na Premier League, a liga inglesa de futebol. Apesar de ter sido uma ótima novidade, contando com uma história envolvente e personagens marcantes, o novo modo carreira pecou em dar profundidade a essa história, parecendo mais um episódio piloto de uma série televisiva.

A Jornada de FIFA 18 chega para consertar alguns erros e acrescentar bastante conteúdo MESMO, começando pelos personagens. Enquanto em FIFA 17, a jornada era totalmente focada em Hunter e seu rival Walker em torneios na Inglaterra, na edição 18 o mundo do jovem expandiu de forma drástica. Hunter viajará por continentes e fará novas amizades. Também há espaço para alguns dramas pessoais, afinal nem tudo são flores, e são esses dilemas que farão os jogadores pensarem bem antes de tomar uma decisão. Falando em escolhas, elas também estão presentes em FIFA 18. Além das já conhecidas escolhas morais, Hunter também terá escolhas que definirão seu futuro e de outros personagens, podendo até fazer com que alguns sumam de sua vida.

Outra novidade bem vinda é a customização do personagem. Hunter terá bastante tempo tanto dentro como fora de campo, e os jogadores poderão escolher o estilo que o jovem terá. Corte de cabelo, vestimenta, tatuagens etc. Quem curte ficar modificando a aparência de personagens vai se sentir satisfeito.

A Jornada veio para ficar, definitivamente.

Ultimate Team e licença de times

O mais popular modo em FIFA hoje é com certeza o Ultimate Team. O modo funciona como um jogo de trunfo, onde o jogador deve criar um time fictício, ganhar dinheiro vencendo partidas e torneios para comprar pacotes de cartas. Existem cartas de menor e maior valor, representando jogadores “pernas de pau” ou da elite. A diversão aqui é conseguir montar um time “perfeito”, cheio de craques de todas as eras.

Para tornar o modo Ultimate Team ainda mais atrativo, a EA tem colocado missões diárias, semanais e o inédito Squad Battles. Este último é um evento que ocorrem por tempo limitado e propõem diversos objetivos que, ao serem completados, garantem pontos ao jogador. Quanto mais pontos, melhor será a posição do jogador em um ranking onde estão os jogadores participantes de todo o mundo.

Agora a respeito das licenças de times, FIFA 18 está oferecendo o mais completo cartel de times licenciados em um jogo de futebol. Infelizmente, desde FIFA 15 um imbróglio tem acontecido entra a EA e os times brasileiros. Devido a falta de uma associação responsável pelos direitos de imagem dos jogadores brasileiros, a EA não tem conseguido fechar acordos com times e jogadores brasileiros. O resultado é um festival de jogadores com nomes e aparência genéricos.

Gameplay

Aqui talvez seja o ponto menos impactante em FIFA 18. Quem é fã da série e costuma adquirir anualmente o jogo, sabe que dificilmente há diferenças relevantes na jogabilidade de uma edição para outra. Nesta edição não é diferente.


FIFA 17 trouxe a nova engine Frostbite, que trouxe maior mobilidade e mais velocidade de jogo. O que foi feito em FIFA 18 foi dar uma maior fluidez ao que foi implementado ano passado. Os jogadores dão passes mais precisos, protegem a bola melhor e cruzam melhor. A IA também foi melhorada, cobrindo melhor os espaços na defesa,  dando botes mais certeiros nas roubadas de bola e se posicionando melhor na criação de ataques. Mas se o jogador adversário for bom de drible, aí é melhor você controlar o defensor ou seu time será todo driblado. Tudo faz com que o jogo continue com o excelente nível de realismo já conhecido pelos fãs da franquia.

Apesar de parecer que são grandes mudanças, quem perceberá isso são aqueles que não jogam FIFA a alguns anos. Quem passou por FIFA 17 notará que o que foi mudado são coisas bem sutis.

Gráficos e Som

Ainda mais realista que a edição anterior, FIFA 18 tem conseguido trazer a sensação de estar em estádio para dentro dos consoles. Os jogadores estão idênticos as suas versões da vida real, a modelagem dos torcedores está melhor, banners de clubes e de jogadores e muito mais criam um grande espetáculo visual. Para completar, cada liga oferece uma transmissão diferente das partidas de futebol, algo que foi muito bem representado no jogo.

FIFA 18 sempre contou com ótimos narradores e comentaristas, mas o Brasil ainda aparece estar um pouco abaixo das demais. Não que Tiago Leifert e Caio Ribeiro não estejam fazendo um ótimo trabalho, mas desde que os dois assumiram os microfones, muitas frases tem se repetido. Parece que a EA está economizando no cachê dos dois e requentando muitas falas. Eu sei desde FIFA 13 que o Caio Ribeiro está acabando com os sanduíches do estúdio, segundo comentário de Tiago Leifert durante as partidas. Sem falar que em outros idiomas a equipe de narradores parece mais completa, com comentaristas de campo falando sobre possível lesões de outros jogadores e dando resultados em tempo real de outras partidas enquanto você está jogando o modo carreira.

Opinião

FIFA 18 continua o trabalho de tornar o jogo de futebol mais realista no mercado. A Jornada está ainda melhor aqui e garante uma ótima experiência para aqueles que procuram algo diferente na franquia.

Apesar de trazer algumas mudanças na jogabilidade, ainda é muito pouco em comparação com seu antecessor. É aquela coisa do “time que está ganhando não se mexe”.

Entenda nossas notas.

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money