fbpx

Uma das maiores surpresas de 2014 foi, definitivamente, Terra-Média: Sombras de Mordor. Chegando a receber o prêmio de melhor jogo do ano. O jogo conta a trágica história do guardião Talion e  do elfo Celebrimbor em sua luta contra as forças de Sauron.

Terra-Média: Sombras da Guerra continua a história dos nossos protagonistas em busca de um poder para derrotar o Senhor do Escuro. Será que a Monolith Studios conseguiu manter a qualidade da franquia nesta continuação?

A luta pelo poder da Terra-Média

Sombras da Guerra continua os acontecimentos do primeiro jogo. Após Talion e Celebrimbor derrotarem seus lacaios no primeiro jogo, Sauron ordenou que seus espectros, os Nazgûl, criassem um novo e mais poderoso exército de Orcs.

A dupla dinâmica Batman e…Talion e Celebrimbor!

Com uma nova ameaça do Senhor do Escuro sobre a Terra-Média, Celebrimbor e Talion fabricam um novo anel do poder especialmente para derrotar Sauron. Com esse novo anel, a dupla é capaz de montar um exército tão poderoso quanto os dos Nazgûl. Mas tal poder tem um preço. Forças antigas são atraídas pelo novo anel, e farão de tudo consegui-lo.

Explorando a Terra-Média

Uma das críticas de Sombras de Mordor foi que o jogo focou muito na luta de Talion contra as forças do mal. Procurando corrigir neste quesito, a Monolith resolveu aumentar a área do jogo, levando os jogadores a várias regiões da Terra-Média.

O jogo possui cenários exuberantes

Felizmente, a Monolith não cometeu o erro de aumentar a área do jogo e deixar grandes espaços vazios, sem nada para fazer. Sombras da Guerra possui uma infinidade de conteúdo, que no início deixará os jogadores perdidos, sem saber por onde começar. Outro ponto positivo é que tanto as missões principais como as secundárias são muito boas.

Nêmesis aprimorado

Sombras de Mordor trouxe o inédito e inovador Sistema Nêmesis, que criou uma complexa hierarquia entre os Orcs. O sistema foi bastante elogiado, pois criou uma ótima dinâmica dentro do jogo. Era como se o jogador tivesse suas batalhas pessoais contra os capitães Orc. E a Monolith conseguiu melhorar o que já era ótimo.

Os Olog-hai estão mais presentes em Sombras da Guerra

O sistema está mais complexo, indo muito além das rixas entre capitães Uruk. Durante sua caça aos capitães, o jogador poderá sofrer uma emboscada, sofrer um traição ou até uma ajudinha. As variáveis estão bem maiores em Sombras da Guerra, deixando tudo bem mais imprevisível e alucinante.

Quem imaginou que a terrível Laracna seria tão simpática?

Um momento que expôs bem isso foi quando eu sofri uma emboscada de um capitão Orc durante uma missão de exploração. Ele tinha um level muito maior e quase me derrotou, se não fosse uma traição de um dos seus seguidores que acertou um golpe fatal em seu capitão. Os Orcs podem trair por diversos motivos. Medo de alguma fera, sofrer dano de algum tipo de elemento específico, ver um sinal de fraqueza de seu líder, entre outros fatores. É tudo muito imprevisível e muito divertido de presenciar.

Quase tão poderoso quanto um exército

Assim que Talion se uniu a Celebrimbor, conseguiu grandes poderes do elfo espectro. Super velocidade, super saltos e teletransportar-se são alguns exemplos do que o guardião consegue fazer durante as batalhas. Com o novo anel do poder, a ligação entre os dois está maior, garantindo novos e ainda mais incríveis poderes.

Como treinar seu dragão

Talion consegue dar saltos duplos e atirar flechas no ar em câmera lenta, no melhor estilo Matrix. Ao encher uma barra de energia, Talion pode liberar a fura élfica podendo atirar milhares de flechas de uma vez e derrubar mais de 30 inimigos simultaneamente.

Parece que o Talion e Celebrimbor estão mais fortes do que nunca em Sombras da Guerra, não é? Foi o que pensei no início. Achava que poderia sair descendo a lenha em todos os Orcs que visse pelo caminho. Mas a verdade é que os Orcs também evoluíram. Eles aprendem como se defender de Talion e possuem habilidades próprias, acabando com qualquer vantagem que o jogador poderia ter, mantendo assim as batalhas bem equilibradas. Por isso, essa guerra não pode ser vencida sozinha…

Criando seu exército

Para combater as forças de Sauron, a dupla Talion e Celebrimbor forjaram um anel do poder capaz de criar exércitos de Orcs. Este é o principal foco de Sombras da Guerra. É onde o jogador gastará a maior parte do seu tempo e, felizmente, é a atividade mais divertida do jogo.

Dominou um forte? Agora defenda!

Para conseguir criar um exército, o jogador precisará dominar fortes espalhados pela Terra-Média. É necessário recrutar o máximo de capitães possível para, então, começar uma batalha para dominar um forte. O jogador pode escolher até 6 capitães (dependendo do level de Talion) e comprar melhorias para facilitar o domínio. Ao final, o jogador enfrentará o soberano para, enfim, dominar o forte ou morrer e recomeçar tudo novamente. É preciso estar bem preparado antes de um assalto, pois caso o jogador morra no final, seus seguidores podem ser capturados e até executados como traidores. Para isso, o jogador precisa estudar bem cada habilidade e fraqueza dos Orcs.

Como foi mostrado ao longo dos meses até o lançamento do jogo, Sombras da Guerra conta com uma infinita boa variedade de tribos de Orcs com habilidades únicas. Domadores de feras, xamãs, assassinos são alguns exemplos encontrados no jogo. Alguns podem se adaptar conforme lutam com Talion, anulando seus ataques e tornando mais difícil a batalha, enquanto outros podem morrer instantaneamente com um ataque furtivo. O jogador precisará arrancar informações de delatores para conseguir ter vantagem na batalha contra os capitães.

Gameplay

Pegue Assasssin’s Creed, Batman Arkham e Mad Max, coloque em um liquidificador e você tem Sombras da Guerra. Claro, que isso se aplica apenas à jogabilidade do jogo. Este quesito talvez tenha sido o que mais se manteve intacto, o que não é ruim. É como se a Monolith tivesse pego o que tem de melhor nos jogos citados e colocado dentro do seu jogo.

Alguns orcs falam pelos cotovelos

Talion sobe em montanhas e construções como em Assassin’s Creed, luta como Batman e pode customizar seus itens como em Mad Max. Este último sendo a verdadeira novidade. Espadas, flechas, adagas, praticamente todo equipamento pode ser trocado e muda a aparência de Talion.

Além da aparência, estes itens garantem bônus durante as batalhas. Imagine uma espada que, ao completar um determinado número de golpes, começa a emanar fogo e queimar seus inimigos? Ou uma flecha capaz de envenenar o inimigo com um tiro na cabeça? Acredite, é tão bacana quando você está imaginando. Os itens encontrados podem ser comuns, raros, lendários, épicos.

Assistir orcs se matar é uma das coisas mais divertidas do jogo

Falando sobre itens, muitos jogadores ficaram preocupados quando a Warner anunciou que Sombras da Guerra teria caixas de loot e microtransações. Bom, posso afirmar que isso pouco afetará a campanha do jogador como um todo. As caixas podem ser compradas na opção de Mercado e garantem itens e soldados para preencher seus fortes.

Sombras da Guerra possui dois modos online, Vingança e Conquista. Vingança fica disponível quando um jogador morre para um capitão na mesma região em que você está. Então fica disponível uma missão online para vingar a morte deste jogador, garantindo alguns itens bacanas. Já o modo Conquista parece muito com o que vimos em Metal Gear Solid V: The Phantom PainNeste modo, você invade e tenta derrotar soberanos que comandam fortes de outros jogadores. 

Aí já entram novamente em cena as caixas de loot. Como já mencionado, elas podem ser compradas com microtransações e aquele que pagar mais, receberá itens e soldados melhores. Então não se espante se seu forte for dominado por outro jogador com soldados de níveis absurdos. Uma tremenda bola fora.

Gráficos e Som

Sombras da Guerra está um espetáculo visualmente. Com maior diversidade de cenários, o jogo está mais colorido e garantirá belas capturas de tela durante sua aventura. Infelizmente, parece que o rosto de alguns humanos ficou meio borrado e com poucos detalhes, enquanto os Orcs parecem bem mais “bonitos”, por mais estranho que isso soe.

Tem horas que o jogador irá se perder em meio a legião de orcs

Localizado totalmente em português brasileiro, a Warner trouxe a mesma equipe de dubladores do primeiro jogo, o que é ótimo para imersão. Claro que ainda existem alguns erros de sincronia labial, mas nada que atrapalhe o conjunto da obra. Também é realmente divertido ficar ouvindo as bobagens que os Orcs falam durante os confrontos contra Talion.

Opinião

Terra-Média: Sombras da Guerra é definitivamente mais um acerto da Monolith. O jogo está ainda maior e melhor que o primeiro, trazendo bastante conteúdo onde o jogador passará facilmente das 30 horas de jogatina.

Há ainda um final secreto que interliga os eventos de Sombras da Guerra com Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. Este final secreto só pode ser liberado após completar o modo Sombras da Guerra, que fica disponível após terminar a campanha.

Terra-Média: Sombras da Guerra é definitivamente um dos melhores jogos do ano e é compra mais que obrigatória para os fãs de J.R.R Tolkien.

Agora deixa eu voltar a jogatina, para liberar o final secreto.

Entenda nossas notas.

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money