fbpx

Conan Exiles é um jogo sobre acima de tudo: sobrevivência. Você exilado em um ambiente hostil, tendo que se virar com o que tenha. Nesta pegada a norueguesa Funcom, a mesma de The Park e do MMORPG Age of Conan, desenvolveu este jogo no universo Conan.

Lembrando que trata-se de um jogo ainda em desenvolvimento (Game Preview), assim como o do mesmo gênero Ark: Survival Evolved e o We Happy Few. Ou seja, ainda há diversos bugs, faltam ajustes de equilíbrio, cenários, crashes etc. Mas vemos que há sempre atualizações e feedback por parte dos desenvolvedores.

É um jogo de mundo aberto que pode ser jogado sozinho/coop ou multiplayer (PvP pu PvE). Você pode ter o seu próprio servidor e ditar as regras do jogo, o que aliás é um dos chamativos, com opções inclusive de alugar servidores dedicados.

A vida é dura no Conan Exiles. Para sobreviver você necessita angariar recursos através da coleta de plantas, árvores, pedras, matar animais, água, e claro, enfrentar inimigos que estarão de olho no que você tenha. É necessário se alimentar e se hidratar, e por que não um pouco de fé. Ao criar seu personagem, além da polêmica das genitais (se ficam a mostra ou não, a critério do servidor), você também escolherá uma religião, atribuindo alguns benefícios de acordo com sua escolha.

Você começa o jogo literalmente nu com a mão no bolso. Sem nenhum simples tutorial, explicação, guia. Deixando você fora da zona de conforto e contribuindo ainda mais para a sensação de isolamento e necessidade de correr atrás. Inclusive conforme vai anoitecendo, o jogo vai ficando escuro, e com a tela totalmente preta você pode tropeçar em uma pedra, cair em um precipício e até mesmo ser atacado por um inimigo que você não sabe onde está. Precisando ficar atento não só aos indicadores de fome, sede, stamina, temperatura e folego se estiver dentro da água.

Coletando madeira, pedra, osso e folhas você vai aprendendo a criar roupas, armas, ferramentas, fórmulas, explorando novas áreas e obtendo claro, experiência. E com ela ganhando pontos de habilidade para determinar como será sua evolução. Avançando no Craft você conseguirá criar móveis, templos, armas, racks de armas, escudos, armadilhas e até mesmo uma casa, itens de decoração e porque não um castelo?

Pode-se jogar em primeira ou terceira pessoa. A mecânica de combate é bem interessante, podendo optar por arco e fecha (e derivados) ou um combate mais corpo-a-corpo na mão mesmo ou com espadas, machados e afins.

O jogo possui apenas um objetivo: sobreviver. Seu avanço no personagem não é perdido ao morrer, porém aonde você voltará depende de aonde fez um “acampamento”, mesmo que seja um simples saco de dormir.

Você estará tão imerso na necessidade de explorar, entender como as coisas funcionam em uma nave espacial, opa.. pera.. um cenário hostil, cheio de criaturas, monstros, inimigos até mesmo canibais, que quando escolher uma nova habilidade ou fórmula será perturbador.

Os gráficos ainda são simples, mas não comprometem a experiência. O mapa é bem vasto com grande variedade de ambientes com mudanças de vegetação, fauna, clima e inimigos.

O pessoal da Funcom fez uma live com gameplay bem detalhado do estado atual do jogo, com diversas funcionalidades explicadas. O vídeo está em inglês.

Conclusão

O jogo possui um enorme potencial para os amantes do gênero de sobrevivência, é bem ambientado, mapa vasto, e ótima imersão. Com o avanço do desenvolvimento, a tendência é só melhorar. Já possui muitos textos em português, mas o estágio atual é para quem não se importa com bugs e crashes, pois ainda acontecem. Ao menos um bom desconto no preço já é um chamativo para se aventurar neste jogo.

Entenda nossas notas.

Clique e confira na Xbox Store

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money