fbpx

Dragon’s Dogma: Dark Arisen é um RPG de ação medieval, que teve sua primeira versão lançada em 2012, mas que agora chega aos novos consoles com boas melhorias gráficas, com 1080p de resolução. Essa versão foi lançada pela Capcom para comemorar o aniversário de 5 anos do lançamento original do jogo.

Dragon’s Dogma: Dark Arisen se coloca facilmente entre os melhores RPGs já lançados, com uma narrativa envolvente, combate divertido e uma dificuldade bem desafiadora que irá colocar à prova as habilidades dos jogadores.

Gosta de um bom RPG? Então prepare-se para nossa análise de Dragon’s Dogma: Dark Arisen.

História

Toda a história do jogo gira em torno da jornada do seu personagem, o Arisen. Ele tenta atacar um dragão ancestral, que despertou depois um sono profundo, e que está atacando sua vila. Mesmo sendo atingido, ele sobrevive milagrosamente ao ataque, e traz de volta a profecia de que apenas um escolhido poderia eliminar o dragão, e trazer a paz de volta ao reino de Gransys.

A história de Dragon’s Dogma: Dark Arisen tem esses contornos épicos durante todo o desenvolvimento, ela te prende desde o começo. Durante sua jornada para se fortalecer e adquirir conhecimento para conseguir derrotar o poderoso dragão, você irá conhecer lugares incríveis assim como personagens interessantes, tanto nas missões principais quanto nas secundárias. Se prepare também para inimigos memoráveis e famosos dentro da mitologia da fantasia.

Jogabilidade

Como dito acima, Dragon’s Dogma: Dark Arisen é um RPG com combate no estilo ação, onde podemos atacar livremente, mas sempre de olho na barra de estamina, que é drenada com o uso de alguns ataques, quando corremos ou montamos em inimigos. Os golpes em geral são bem rápidos e os efeitos das magias são muito bonitos. Tudo ocorre de maneira bem fluida, com comandos fáceis e que possuem uma resposta muito precisa.

Uma das mecânicas que mais gostei no combate é que podemos subir nos inimigos e desferir golpes mais precisos nos seus pontos fracos, que é o único lugar onde você consegue dar dano massivo nessas grandes criaturas. Algo muito útil contra os Dragões, Quimeras, Ciclopes, Grifos, Golens e Cocatrices do jogo. Além disso, traz uma nova dinâmica ao combate, que o deixa ainda mais divertido.

A dificuldade em geral de Dragon’s Dogma: Dark Arisen é bem elevada, o que faz com que o jogador pense em cada lugar que irá visitar e quem ele pode ou não enfrentar durante a exploração. Os inimigos possuem ataques variados e alguns deles infligem status como cegueira, petrificação, lentidão…. Então entre preparado com muitas poções e ervas nas lutas. Outro fato a se citar é que o jogo possui clima dinâmico de dia e noite, e os inimigos também mudam, trazendo ainda mais dificuldade para caminhadas noturnas. Deixar sua lanterna sempre com óleo é muito importante para não ser surpreendido na escuridão.

Como todo bom RPG, o jogo oferece uma boa criação de personagens para você criar um Arisen do seu gosto para te representar na jogatina. O jogo oferece três classes, que aqui ganharam o nome de Vocação. De cara elas parecem básicas, mas suas possibilidades são gigantes. Pois conforme você ganha experiência de combate, também aumenta o ranking da Vocação e assim novas habilidades são desbloqueadas para serem adquiridas.

As classes são Fighter (Escudo e espada), Strider (Adagas e arco) e Mage (Magias e Cura). Todas oferecem boas opções para o gameplay. Vale lembrar que o jogo permite que você troque essa classe inicial, caso não se adapte a ela.

Para ganhar experiência em Dragon’s Dogma: Dark Arisen você precisa realizar missões e ter êxito nos combates. O mapa do jogo é bem grande e o sistema de viagem rápida é bem escasso. Você precisa de ferrystones que te levam para alguns lugares do mapa, não todos. Você também pode aumentar essas opções de viagem rápida colocando um portcrystal em alguns pontos, mas eles também são bem escassos. Depois será possível comprar essas ferrystones, mas até lá você terá que andar bastante pelo mapa para chegar aos objetivos.

Os pawns

Para te ajudar nessa jornada, o jogo te oferece companheiros, que ganharam o nome de Pawns. Você terá um Pawn principal que criará como se fosse outro personagem, com aparência e habilidades escolhidos por você. Além disso, você pode recrutar outros npcs do jogo com pontos de habilidade ou entrar em Fendas e pegar gratuitamente os Pawns feitos por outros jogadores, e aqui que fica uma das grandes características do jogo, a interação com as criações de outros jogadores.

Quando você dispensa um Pawn para recrutar outro, você pode avaliá-lo e lhe dar presentes.

A inteligência artificial é satisfatória, apesar de possuir algumas falhas. Eles atacam os monstros, montam neles para aumentar o dano, te curam e bufam, mas também ficam muitas vezes parados do nada, entram em combates onde você não está e até mesmo saem de batalhas para catar itens. Quando são derrotados em batalha, eles podem ser levantados por você.

Algo interessante nesse sistema de Dragon’s Dogma: Dark Arisen é que esses companheiros também te fornecem dicas e comentários bacanas durante as aventuras, além de serem de grande ajuda nos combates.

Gráficos e Som

Essa nova versão do jogo recebeu melhorias gráficas, com a resolução sendo aumentada para 1080p. Dragon’s Dogma: Dark Arisen já possuía uma ambientação linda, mas agora está mais detalhada e com mais vida. Dá gosto de explorar cada canto do mapa de Gransys, pois sempre iremos encontrar lugares e inimigos muito bem feitos. O sistema de iluminação dá um show à parte seja de dia iluminando os campos com raios de sol muito reais ou de noite deixando a escuridão ainda mais sinistra com pequenos pontos de fogo ou com luz da nossa lanterna.

Os personagens também estão muito bem apresentados e trazem emoção para as cenas do jogo. As cinemáticas também estão muito bem apresentadas.

A trilha sonora é outra cereja para colocar no bolo, ela dá contornos épicos para as situações e te colocam dentro do universo do jogo. A dublagem também está bem feita, mas é uma pena que nosso personagem não fale.

Infelizmente, assim como a versão original, Dragon’s Dogma: Dark Arisen não possui nem ao menos legendas em português, o que pode prejudicar a experiência para muitos jogadores ou até mesmo afugentar alguns deles, pois entendimento da narrativa é crucial em um RPG.

Opinião

Dragon’s Dogma: Dark Arisen é um deleite para quem curte RPG, e se você gosta das temáticas medievais e fantasia, vai gostar ainda mais. O jogo traz uma história interessante, um combate divertido e cheio de opções, além de inimigos incríveis e muito bem desenvolvidos dentro do contexto da narrativa.

Se prepare para visitar lugares incríveis e para uma jornada com contornos épicos, um jogo praticamente obrigatório para os amantes de um bom RPG.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money