fbpx

Os jogos de estilo Walking Simulator costumam ter histórias bem interessantes e ainda possuem ambientes e gráficos que realmente chamam a atenção. O estúdio polonês The Astronauts conseguiu fazer um trabalho incrível nesses dois aspectos em The Vanishing of Ethan Carter.

A história não é narrada apenas por seu personagem, mas por todo o ambiente que o rodeia. O jogo não nos pega pela mão e nos leva para os pontos de interesse que farão a história progredir, você precisa se virar e descobrir tudo sozinho, o que aumenta significativamente a imersão, já que a narrativa é construída através de mecânicas de investigação, dentro de uma atmosfera de muito suspense.

The Vanishing of Ethan Carter é totalmente focado na narrativa e se propõe a mexer com os sentimentos do jogador. Será que ele consegue esse objetivo?

História

The Vanishing of Ethan Carter é um jogo de mistério em primeira pessoa que coloca a ênfase na sua história, na exploração e na descoberta. Seu personagem será Paul Prospero, um detetive fascinado pelo ocultismo que recebe uma perturbadora carta do menino Ethan Carter. Dando-se conta do perigo em que Ethan se encontra, Paul dirige-se à sua casa em Red Creek Valley, onde a realidade tem contornos bem mais sinistros do que ele havia imaginado.

A estrutura do jogo logo se apresenta como algo que não é para qualquer jogador, pois desde o começo ele não te mostra o que fazer ou para onde ir, você deve se aventurar e tentar descobrir sozinho o que aconteceu na pacata cidade. Explorar Red Creek Valley é algo realmente prazeroso, pois os ambientes são belíssimos e cheios de lugares interessantes para serem descobertos, além de uma série de documentos que explicam um pouco mais a narrativa que se desenvolve.

A história de The Vanishing of Ethan Carter é envolvente, misteriosa e profunda, que realmente consegue chamar a atenção do jogador e atiçar a sua curiosidade para investigar cada canto e descobrir o que está acontecendo com Ethan e as pessoas ao seu redor.

Jogabilidade

The Vanishing of Ethan Carter tem jogabilidade em primeira pessoa, onde seu personagem pode andar, correr, abaixar e interagir com determinados objetos e documentos, além disso, grande parte da progressão do jogo acontece através de puzzles e, principalmente, investigações. Não existem inimigos, pois o grande foco do jogo está na exploração e narrativa.

O grande destaque está nas mecânicas de investigação, onde você precisa analisar partes do cenário para conseguir juntar as pistas corretas do que aconteceu naquele local. Depois de juntar as peças corretas, você entrará em modo de investigação onde será transportado para o momento do acontecimento, lá você deverá colocar as cenas na ordem correta para que consiga visualizar tudo o que aconteceu. Isso só é possível graças aos poderes sobrenaturais de Paul Prospero, que depois de cada investigação concluída fica mais perto de saber onde está Ethan Carter.

Além da versão padrão do jogo, a versão para Xbox One de The Vanishing of Ethan Carter conta com um novo modo, que ganhou o nome de Free Roam. Ele permite que os jogadores vejam os pontos de vista e os sons de Red Creek Valley em seus próprios termos, sem que tenham que se preocupar com pistas ou assassinatos. É feito para quem quer apenas explorar os cenários e curtir os ambientes do jogo.

Gráficos e Som

Um dos aspectos que sempre chamaram a atenção em The Vanishing of Ethan Carter são os seus gráficos, que são realmente belíssimos e muito bem detalhados. Sejam nos amplos ambientes externos ou nos ambientes internos mais sombrios, o jogo impressiona pela alta qualidade técnica. O jogo faz o uso da tecnologia avançada de fotogrametria para criar ativos digitais com qualidade visual, usando varreduras 3D de objetos da vida real.

Além disso, no Xbox One X o jogo possui resolução completa em 4K, trazendo ainda mais qualidade visual ao jogo, que realmente consegue impressionar. O jogador pode escolher jogar em 4K, mas também em 1080p e 1140p, com 30 fps travado ou com framerate dinâmico. Em todos os modos temos um jogo belíssimo e impressionante no Xbox One X.

O Xbox One padrão também apresenta um desempenho bom, mesmo que em algumas partes possamos ver claramente que as texturas não carregam direito.

A parte sonora do jogo é mais modesta, com bastante ênfase nos sons e ruídos do ambiente. A dublagem é boa, e as vozes não comprometem, trazendo uma boa sensação para os diálogos. A trilha sonora é quase inexistente, mas quando aparece, é realmente bem colocada e funciona bem dentro do contexto.

A bola fora ficou por conta da falta de legendas em português, pois para um jogo que é focado na narrativa, isso pode afastar muitos jogadores que não dominam o inglês ou o espanhol.

Opinião

The Vanishing of Ethan Carter oferece uma experiência interessante, com uma história cativante, uma jogabilidade fluida e descomplicada e ainda apresenta gráficos belíssimos. O jogo não pega o jogador pela mão e nos pressiona para descobrir o que está acontecendo na marra, o que aumenta bastante a imersão.

Se você procura por um jogo intrigante e que te pressiona na investigação e na exploração dos ambientes, e ainda te coloca dentro de uma atmosfera recheada de suspense, não pense suas vezes e se aventure na jornada proposta em The Vanishing of Ethan Carter. O jogo é curto, com média de 4 horas, mas é definitivamente é uma experiência especial.

Entenda nossas notas

O jogo será lançado no dia 19 de janeiro, mas já pode ser pré-encomendado na Xbox Live.

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money