fbpx

Okami HD é a versão remasterizada do jogo original lançado para Playstation 2 em 2006. Chegando pela primeira vez na família Xbox, Okami traz toda magia de um dos jogos mais bem conceituados da Capcom. Veja agora o que fez de Okami um fenômeno cult da década passada.

Uma bela aventura no Japão Feudal

Okami inicia contando a lenda Shiranui, um lobo branco, e Nagi, um guerreiro, que estão em uma luta contra a temível serpente de 8 cabeças Orochi. Um século após a batalha lendária, Orochi retorna e amaldiçoa todo o Japão. Cabe a Amaterasu, Deusa do Sol reencarnada em uma descendente de Shiranui, salvar o Japão da maldição de Orochi.

É preciso purificar locais amaldiçoados por Orochi

O jogador viajará por vários belos cenários do Japão e encontrará diversas figuras curiosas. Como o medroso descendente de Nagi, Susano, ou Issun, um minúsculo artista. O jogador encontrará também inimigos vorazes e astutos, que só podem ser derrotados com os poderes divinos da Deusa do Sol.

O poder da adoração

Nem tudo se resume a batalhas em Okami. Com a reencarnação em um lobo, Amaterasu precisa de pontos de adoração para ficar mais poderosa. Existem muitas formas de ganhar pontos de adoração que não seja batalhando. É interessante que como controlamos um lobo, podemos ganhar adoradores animais e humanos.

A purificação é um show a parte

Ajudar aldeões, alimentar animais ou purificar áreas amaldiçoadas por Orochi, são as principais formas de ganhar pontos de adoração. Esta última é de longe a mais bacana de ganhar pontos. Quando o jogador purifica uma área, uma animação de uma bela vegetação se formando inicia, mostrando um novo cenário que dificilmente você imaginaria que existia ali.

Amaterasu pegando poderes emprestados de outros deuses

Ao receber a quantidade necessária de pontos de adoração, o jogador pode aumentar pontos de vida, tinta celestial, bolsa de moedas, entre outras melhorias. E acredite, será preciso todo poder necessário para enfrentar os inimigos do jogo.

Jogabilidade

Quando terminei Okami no Playstation 2, sempre brinquei falando que o jogo era “The Legend of Zelda da Capcom“. Uma década depois ainda possuo a mesma opinião. Os jogos possuem muitas semelhanças. Grandes campos para exploração. Locais inacessíveis, até que você ganhe uma nova habilidade que permite alcançá-lo.

Nem todos os deuses são amistosos

Falando em habilidades, Amaterasu possui uma grande variedade de poderes emprestados de outros deuses. Durante a aventura, o jogador encontrará constelações de outros deuses animais. Vento, fogo, água, amanhecer, anoitecer e mais. Esses poderes podem ser usados graças a um pincel mágico que lembra o Shodo, a arte de escrita japonesa. Assim como no Shodo, em Okami o jogador desenhará símbolos que representam algum poder. A meia lua para anoitecer, um círculo para amanhecer ou simplesmente pintar sobre um objeto quebrado para ele retornar a sua forma original. O pincel mágico de Amaterasu é essencial na aventura.

O poder do pincel celestial

Okami HD mantem a jogabilidade fluída do original, assim como alguns defeitos. No caso o mais chato é a câmera, que irá atrapalhar o jogador em algumas ocasiões. Em batalhas não é possível marcar um inimigo, o jogador precisa controlar a câmera manualmente. É nessa hora que começa a frustração. A câmera ou não se move rapidamente ou trava em algum ponto.

Gráficos e Som

Okami envelheceu muito bem, obrigado. Muito por conta do estilo usado para criar o jogo. O cel shading caiu como uma luva para o estilo único de arte japonesa. É como jogar dentro de uma pintura. O auge da beleza do jogo é quando você purifica uma árvore sagrada. As flores de cerejeiras voando pelo cenário, lagos e campos de flores se formando. A sensação é extremamente satisfatória.

Prepare-se para batalhas épicas

A parte sonora é outro ponto alto. Músicas compostas por instrumentos tradicionais japoneses, como o taiko (tambor), koto (harpa) ou Shakuhachi (instrumento de sopro). Assim como em The Legend of Zelda, os personagens apenas emitem sons engraçados no lugar de falas.

Infelizmente, a Capcom não fez o dever de casa e Okami HD não possui nem legendas em pt-br. Então quem não tiver domínio da alguma língua estrangeira, dificilmente irá tirar proveito da bela história do jogo.

Opinião

Okami HD traz de volta tudo aquilo que transformou o jogo original em um clássico. Mesmo após uma década, o jogo é ainda uma ótima experiência para novatos ou aqueles que querem reviver a aventura de Amaterasu.

Chegando pela primeira vez na família Xbox, Okami HD é um jogo que precisa ser experimentado por todos.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money