fbpx

Se existia alguma dúvida sobre a aposta da RARE em Sea of Thieves, esse questionamento desapareceu no Closed Beta. O jogo se mostrou divertido, com ótimas mecânicas, lindos gráficos e, principalmente, com grandes possibilidades de conteúdo para manter os jogadores presos dentro dele. O jogo é a grande cartada da RARE para o Xbox One, que aposta na experiência cooperativa e na temática de piratas.

Sea of Thieves fará você juntar seus amigos para desbravarem os mares em busca de aventura. Nele, vocês se juntarão como uma verdadeira tripulação pirata e terão que juntar esforços para realizar tarefas para melhorar e defender seu barco, além de deixá-lo preparado para atacar navios inimigos. Essa é premissa de Sea of Thieves juntar os amigos para viverem uma vida de piratas com atividades que variam desde cuidar do navio a entrar em batalhas e explorar ilhas.

Jogabilidade e combate

A jogabilidade de Sea of Thieves é ao mesmo tempo complexa e intuitiva, o jogo possui mecânicas que à primeira vista parecem complicadas como encontrar o destino com uma bússola, ajustar posicionamento de Velas e ainda administrar recursos do seu navio, mas tudo ocorre tão naturalmente dentro do jogo, que até mesmo o que poderia gerar dificuldade, traz um nível extremo de imersão dentro do jogo, além de garantir boas risadas.

Cooperação e comunicação são essenciais, pois se não derem as coordenadas certas para quem está no comando do navio, ele pode colidir com rochas, o que pode gerar buracos que devem ser tapados com rapidez, pois pode afundá-lo. Além disso, a água que entrou precisa ser retirada com baldes. Se todo esse processo não for feito rapidamente e com a ajuda de todos, o navio certamente afundará.

O jogo oferece aos jogadores três opções de navio: para um, dois ou quatro jogadores. Um sistema que visa beneficiar todos os tipos de jogadores.

Outro ponto muito importante de Sea of Thieves é o seu combate. E ele se desenrola basicamente de duas maneiras. Contra a IA do jogo que está presente nas ilhas onde exploramos em busca de tesouros e contra outros jogadores e seus navios. O jogo nos fornece um canhão de mão, uma sniper e uma espada, cada uma traz uma experiência e uma possibilidade de gameplay diferente. São armas rústicas, mas que combinam com a proposta do jogo. A jogabilidade com as armas pode parecer travada inicialmente, mas se torna natural no decorrer das sessões.

Mas o grande caos no combate e na vida dos piratas de Sea of Thieves ganha vida na forma das batalhas com navios. Não é apenas o seu navio que está em jogo, mas todos os tesouros que você conseguiu juntar em suas viagens de exploração. Ao assumir o comando de um dos canhões, você deve aprender na marra como usar a armas. Não há instruções ou alguma indicação para mostrar onde o seu tiro vai atingir, cabe a você determinar e levar em consideração variáveis como velocidade, direção, distância, movimento do navio e o vento.

Caso tudo dê errado você será enviado para um navio fantasma onde irá aguardar um tempo para poder retornar para o seu navio, ou caso, ele tenha sido destruído encontrar uma sereia para ela te transportar para o novo navio que será usado.

Exploração

Mas o grande destaque de Sea of Thieves, além da sua esplêndida água, da qual falaremos depois, é o seu sistema engenhoso de exploração. Você inicia sua jornada em um Outpost, onde existem os líderes da Facções, você deve se dirigir a ele para pegar viagens em busca de tesouros. Algumas dessas viagens são gratuitas e outras devem ser compradas com a moeda do jogo, que você conquista ao vender baús do tesouro para esses NPCs. Essas missões envolvem achar tesouros que estão enterrados nas ilhas e são mostrados no mapa da missão com o símbolo de um X. Você deve se basear na geografia da ilha e na direção da bússola para achar o local. Outras missões envolvem charadas que devem ser resolvidas para achar o local do tesouro.

Esses mapas também vão aumentando a dificuldade de acordo com o seu nível na facção. Quanto maior seu level, mais missões aparecem para você, e mais complexas elas irão ficar. Em primeira instância, pode parecer um sistema repetitivo, mas a maneira como ele se desenvolve é extremamente divertido. Algo que pode ser ainda mais promissor na versão final do jogo, com mais missões e até mesmo batalhas contra o temido Kraken.

Existem diversos tipos de baús em Sea of Thieves, que são o grande gerador monetário do jogo, cada um com um valor diferente de troca. Ao achá-los caveiras aparecem para tentar te eliminar e não deixar o baú sair da ilha. Depois devemos levá-los para o navio, mas cuidado, pois existem tubarões na água para te eliminar. Por fim, devemos levar para o Outpost e vender para o NPC que te deu a missão. Sempre de olho para que outros jogadores não apareçam e roubem seu tesouro.

Além desses baús normais, existem os amaldiçoados. Um deles o Chest of Sorrow, chora de verdade e suas lágrimas podem afundar o barco. Os jogadores precisam ficar atentos para retirar toda essa água do navio, para não serem afundado pela maldição das lágrimas. Outro baú é o Chest of a Thousand Grogs, que deixa aquele que o está carregando extremamente bêbado, o que dificulta o seu carregamento e pode gerar vômitos inconvenientes.

A exploração do jogo também é engrandecida com uma prisão no barco, onde você e os demais companheiros podem decidir prender alguém da tripulação que não esteja se comportando.

Vale lembrar que mesmo que você queira jogar com outros jogadores, mas não tenha nenhum amigo disponível, o jogo possui sistema de matchmaking, e ainda que você não queira se comunicar com voz, Sea of Thieves oferece ferramentas com frases pré-definidas que facilitam a comunicação para todos os jogadores. A ideia é que todos consigam jogar e se divertir sem barreiras.

Gráficos e Som

Graficamente, Sea of Thieves se apresenta com simplicidade, mas interage de maneira bem interessante e eficiente com o universo do jogo. Mesmo sendo simples e com o estilo cartonizado, que é marca registrada da RARE, os cenários são muito lindos. Seja durante a noite, com sol forte ou no meio de uma tempestade, o jogo impressiona com a sua qualidade e desempenho. De noite fiquei impressionada com a luz da lua refletindo no oceano e detalhando as ondas, assim como a iluminação dos navios. Ou o sol iluminando tudo e deixando os cenários cheios de vida e detalhes, dando um show a parte durante o pôr do sol e seu brilho alaranjado. A iluminação do jogo traz realmente um belo trabalho.

Mas nada se compara com a água de Sea of Thieves! É o trabalho mais impressionante do mundo dos games neste quesito. A RARE disse que todo esse cuidado não é por acaso, pois eles trabalharam com foco total nas águas do mar, pois como é o que os jogadores mais visualizam durante suas aventuras, isso tinha que ser perfeito, para trazer um sentimento máximo de imersão. E os desenvolvedores conseguiram alcançar o seu objetivo, pois o mar do jogo é realmente um espetáculo a parte, uma grande visão que dá gosto de ficar contemplando.

Os sons emitidos pelo mar, pelos ventos e próprio navio, principalmente quando está afundando, são incríveis. Um trabalho de sonorização realmente incrível. Pelo menos por enquanto, os NPCs não possuíam vozes ou algum tipo de interação com o nosso personagem, mas acredito que isso existirá no jogo final.

Quanto a trilha sonora, ela fica por conta dos nossos instrumentos musicais, que trazem canções pré-definidas e que cabem muito bem com as diversas situações do jogo. Não se sabe ao certo se haverá uma música de fundo, mas acredito que do jeito que está a imersão fica mais aguçada, pois temos que realmente prestar atenção no que existe ao nosso redor.

Opinião

Muitos falam que a Microsoft não possui muitos exclusivos diferenciados, que só foca em jogos de tiro ou corrida, mas Sea of Thieves chegou para mostrar que isso não é verdade. O jogo traz uma proposta inovadora, extremamente divertida e que abre um leque quase que infinito de opções para atualizações constantes de conteúdos e adição de eventos, algo muito importante em jogos com foco no online. A experiência multiplayer do jogo é recheada de diversão e imprevisibilidade, algo que realmente anima a juntar os amigos para se aventurarem pelo mundo de Sea of Thieves.

O balanço final do Closed Beta foi extremamente positivo, pois o jogo não só mostrou que sua premissa de diversão em alto mar com altas doses de pirataria com os amigos é muito bem construída, mas também que o seu potencial é gigante, basta ver a visibilidade absurda que o jogo conseguiu durante o teste.

Ao que parece a Microsoft encontrou o grande tesouro para a sua biblioteca de jogos com Sea of Thieves e a RARE está conseguindo entregar toda a diversão online que prometeu desde o anúncio do jogo.

Sea of Thieves será lançado no dia 20 de março de 2018. O jogo já está disponível para pré-venda na Xbox Live, por R$ 199,95.

Clique e confira na Microsoft Store

Vale lembrar que o jogo será adicionado ao Xbox Game Pass no mesmo dia do seu lançamento, assim como todos os jogos exclusivos do Xbox One.

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money