fbpx

Fear Effect Sedna é a sequência de Fear Effect 2: Retro Helix que foi lançado no começo dos anos 2000, era um jogo de ação com muitos puzzles e um dos primeiros a utilizar o Cell Shading como técnica para os gráficos. O jogo tinha temas polêmicos para época, como os beijos entre as suas protagonistas.

A franquia voltou ao foco ao dar sequencia em Fear Effect Sednasó que ao invés da ação em terceira pessoa com câmera fixa semelhante a Resident Evil, o jogo muda seu estilo para câmera isométrica. Para quem não conhece é uma visão de cima do personagem, usada em jogos da série Diablo, por exemplo.

HISTÓRIA

Hana vive com Rain em Hong Kong e aceita um trabalho para recuperar uma peça de um museu localizado em Londres, ao mesmo tempo Glas seu antigo parceiro esta em busca da mesma peça, e a história de ambos se encontrará em algum ponto.

A história de Fear Effect sempre misturou misticismo e altas doses de espionagem, e Fear Effect Sedna mantém essa mesma pegada. Então os fãs da série terão aquele ar de nostalgia, mas logo vão ter saudades dos jogos antigos por causa da jogabilidade que é um pouco cansativa.

JOGABILIDADE

Fear Effect Sedna possui controles simples mas que podem causar estranheza aos jogadores novatos, o jogo parece ter sido projetado para mobiles pela simplicidade, a visão isométrica também causa essa percepção, mas esse tipo de visão atende ao que o jogo se propõe, que é uma visão tática do combate. Claro que a essência furtiva ainda foi mantida, mas a parte tática está bem presente, como, por exemplo, posicionar seus personagens em partes estratégicas, enquanto um personagem ativa uma porta, o outro fica atrás de um caixa pronto para atacar.

Os botões são bem simples, da para gravar os comandos rapidamente, com poucos minutos eu já estava criando táticas para surpreender os inimigos.

Uma das melhores coisas de Fear Effect que eram as abordagens furtivas foram mantidas, você pode passar por muitos trechos sem ao menos dar um único tiro.

Durante o jogo você vai poder jogar com mais de um protagonista, jogando com mais de um durante a fase, podendo criar táticas, ou alterando entre momentos específicos para cada personagem, isso tudo de acordo com a história. Existem também fases especificas para cada personagem, e essas fases abordam as habilidades em destaque de cada um deles

Stealth sempre foi uma parte essencial da série

PUZZLES DE ARRANCAR OS CABELOS

Fear Effect Sedna possui puzzles complexos, herdado dos jogos antigos, e que são bem elaborados, onde o jogador tem que interpretar muitas vezes o local, procurar placas, entender o mecanismo, tudo muito bem feito, mas que as vezes são complexos demais, tirando o prazer do jogador. Os puzzles fazem parte da essência de Fear Effect mas não precisam ser tão difíceis e constantes.

Acredito para um jogo nesse estilo, deveria focar menos nos puzzles e mais na ação tática.

Aquele quebra cabeça raiz.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos feitos em Cell Shading nunca perdem sua beleza, com muitos efeitos de iluminação e sombra. O jogo se passa em ambientes noturnos, mas que ainda assim traz cores vibrantes, com muito Neon. As cutscenes são bem legais, assim como as animações de morte, pois em cada uma delas temos uma animação diferente.

Fear Effect Sedna não possui legendas em português e nem áudio em nosso idioma, e isso é um pouco chato pois já nos habituamos a ter pelo menos as legendas.

As músicas de temática cyberpunk continuam bem presentes no jogo, assim como seus efeitos sonoros, que mostram que o jogo preservou suas raízes.

O visual cartunesco foi mantido.

CONCLUSÃO

Um jogo mediano com uma câmera que não combinou muito bem, puzzles divertidos mas que se o jogador não pegar uma colinha na internet vai penar para descobrir. Isso por um lado é bom, pois é desafiador, mas por outro lado vai te fazer perder a cabeça e se tiver outro jogo mais legal, vai acabar na famosa pilha da vergonha.

Fear Effect Sedna é apenas um aperitivo para o prato principal, daqui a pouco vai ser lançado o remake do primeiro Fear Effect, e logo Fear Effect Sedna vai ser esquecido. Ele possui ótimas idéias colocadas em prática, mas a mudança na câmera e o fator do baixo orçamento, pesou bastante, bem que a Square Enix podia dar uma maior atenção ao jogo.

Ainda assim é bom ver que a franquia é muito querida por muita gente, e vamos ver o que o futuro reserva para ela.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store

 

 

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money