fbpx

Pela primeira vez nos jogos inspirados no famoso anime Sword Art Online não temos o herói Kirito como o protagonista, mas sim um avatar criado pelo jogador para entrar de cabeça no mundo de Gun Gale Online (GGO) e trazer a mecânica de jogo de tiro em terceira pessoa para a série. Essa é a premissa de Sword Art Online: Fatal Bullet, o jogo da Dimps e da Bandai Namco que também se propõe a simular a ideia de um enorme mundo online, como um verdadeiro MMORPG, mas que, infelizmente não oferece essa opção.

Será que Sword Art Online: Fatal Bullet irá conseguir finalmente agradar tanto os fãs do anime quanto conquistar novos jogadores? É o que vamos descobrir nessa análise.

Sejam bem-vindos ao Gun Gale Online

A história de Sword Art Online: Fatal Bullet é fácil de acompanhar, tanto para quem já conhece o anime quanto para quem nunca ouviu falar, pois como toda obra japonesa, tudo é explicado nos mínimos detalhes, tanto nas cutscenes quanto nos inúmeros diálogos. Eles são tantos que às vezes até cansa e você pensa: “Quando que eu vou jogar?” (haha)

O jogo traz para a sua narrativa o arco Gun Gale Online do anime Sword Art Online, que mostra o jogo de tiro que é o novo destaque entre os VRMMORPG, que são jogos que utilizam a imersão virtual total dentro dos jogos através aparelhos que lembram capacetes, e aqui ganharam o nome de AmuSphere. Porém, começam a ocorrer uma série de mortes misteriosas com os jogadores no mundo real, o que leva Kirito para investigar o que está acontecendo e quem é o tal de Death Gun que parece estar por trás dos acontecimentos. Mas apesar de todo esse mistério, você é apenas um novo jogador que acabou de entrar no jogo e faz amizade com essas pessoas, que te deixam ficar a parte de todas essas situações. Ou seja, apesar de todo o drama de fundo, você quer apenas aproveitar o jogo com a sua amiga de infância Kureha.

O principal objetivo dos jogadores é conseguirem chegar na mais nova expansão do jogo, que ganhou o nome de SBC Flugel. Todos estão realizando o maior número de missões e masmorras possível para conseguir ficar mais forte e enfrentar o conteúdo mais difícil do GGO e para isso uma série de alianças são feitas para que possam ser o primeiro esquadrão a vencer o novo conteúdo e se destacar entre os jogadores.

Parece um objetivo bobo, mas que é muito bem desenvolvido, principalmente no que diz respeito às relações entre esses amigos do esquadrão. Algo que também mostra a realidade de quem costuma jogar MMORPG, e quer terminar aquele conteúdo mais difícil com os amigos.

Dessa vez, você não poderá assumir o controle de Kirito ou dos outros personagens de Sword Art Online, mas pode contar com eles para crescer dentro do Gun Gale Online e também aumentar a sua amizade com eles.

Algo bem interessante na estrutura da narrativa de Sword Art Online: Fatal Bullet é que conforme a trama avança você realmente se sente envolvido com esses personagens, que não são apenas avatares de um jogo virtual, mas também possuem seus dramas na vida real, o que torna a sua relação com eles mais pessoal e impactante.

Também é interessante ter que reagir a todos conforme você ganhar visibilidade dentro do jogo e mais pessoas passam a ficar de olho em você, assim como o comportamento de alguns amigos mudam. Uns passam a mostrar ciúmes, outros admiração e em alguns casos até mesmo paixão e obsessão.

Depois de avançar bastante na história será desbloqueado o Modo Kirito, onde o personagem jogável será o grande herói do anime e não o nosso avatar. Ele foi claramente pensado para agradar os fãs do anime, pois mostra os acontecimentos do arco Gun Gale Online da obra, como o duelo entre Kirito e Death Gun no Bullets of Bullets. Você ainda pode usar seus créditos do jogo principal e realizar missões com o Kirito, pois mesmo que seu avatar não participe desse modo, ele está interligado com o jogo principal e tem influência direta para um dos três finais de Fatal Bullet.

Conhecendo melhor os seus amigos

Como em um bom RPG Sword Art Online: Fatal Bullet também trata das relações entre os personagens, e para isso existem diversos diálogos para aproximar o seu personagem dos demais e assim criar uma verdadeira sensação de estar conhecendo e se relacionando com outras pessoas, como aconteceria em um jogo online.

Um desses personagens importantes é a IA ArFA-sys que funciona como um companheiro especial para você levar para as missões e que também pode ganhar laços de amizade com você. Ela é totalmente customizável, e você pode equipá-la com armas, roupas, pontos de experiência e habilidades. Ela pode até mesmo receber uma mesada sua para gastar conforme você configure e até mesmo investir os seus créditos.

Além do querido personagem Kirito, que é o grande protagonista do anime, o jogo traz um ótimo elenco, que certamente irá agradar aos fãs da obra japonesa. Podemos contar com Asuna, Sinon, Klein, Leafa… E o melhor de tudo é que todos podem participar do seu grupo para a realização das missões, ajudando nosso personagem e aumentando a afinidade com ele. Com exceção da ArFA-sys, eles não podem ser customizados, cada um possui uma configuração e classe padrão, que não pode ser modificada. Mais uma tentativa de dar a sensação de que estamos em um verdadeiro jogo online, que até funciona bem, mas que aumenta ainda mais a sensação de que tudo poderia ser melhor em Sword Art Online: Fatal Bullet se existisse a real opção de jogar tudo com os nossos amigos.

Jogabilidade

Sword Art Online: Fatal Bullet é um RPG com a jogabilidade de um jogo de tiro em terceira pessoa, tudo pensado para trazer o máximo da sensação de estar dentro do Gun Gale Online. Para tal, os jogadores possuem no seu arsenal diversas pistolas, escopetas, metralhadoras, rifles de assalto, lançadores de foguetes, lançadores de granadas e, é claro, que espadas. Sim temos sabres de luz aqui também!!!

A movimentação do jogo é muito boa, seja para mirar ou se locomover com rapidez pelos cenários e para encarar os inimigos. O jogo traz uma curva de aprendizado bem simples, que é amigável para os novatos.

Todos os inimigos possuem pontos fracos que devem ser explorados pelos jogadores para conseguirem um dano mais massivo. Eles se movimentam de maneiras bem imprevisíveis, o que pode atrapalhar a mira, mas caso você esteja tendo trabalho em mirar, o jogo oferece um modo com assistência, que não é tão certeiro quanto a mira manual em si, mas pode ajudar na adaptação com as armas. Além disso, mesmo que não sejam muitos variados, os inimigos do jogo trazem muito desafio e constantemente você irá bater de frente com inimigos muito, mas muito mais fortes do que você, o que te fará voltar por muitas vezes nos mapas iniciais para melhorar o seu level.

E chegamos em mais ponto importante do jogo: o grind ou farm. Para conseguir avançar na história e conseguir nível para enfrentar os desafios, você terá que voltar várias e várias vezes nos mapas para caçar tesouros e matar determinados inimigos, algo que é bem comum nos jogos de MMORPG, mas que parece uma escolha arriscada para um jogo single player. Nas jogatinas online juntamos os amigos para esse grind e nem vemos a hora passar, mas fazer isso sozinho? Não é tão divertido.

As armas podem ser melhoradas com upgrades e até mesmo novas habilidades, que adicionam danos de fogo, eletricidade, veneno e etc, e até mesmo ataques especiais. Além disso, essas habilidades também podem adicionar uma série de buffs para o seu grupo e debuffs para os inimigos. Sword Art Online: Fatal Bullet também traz uma série de dispositivos que podem ser adicionados ao menu do seu personagem, trazendo granadas, minas, kits médicos, e por ai vai.

Opções de jogabilidade e progressão não faltam no jogo, o que faz com que cada jogador possa criar um personagem realmente único.

A ideia do MMO fica só no nome

Toda a franquia Sword Art Online é baseada na ideia de um MMORPG virtual que leva os jogadores de verdade para dentro do jogo, onde jogam com suas mentes, sem controles. Fatal Bullet não foge a essa regra e tenta ao máximo trazer a sensação de que realmente estamos dentro de Gun Gale Online. O problema aqui foi a escolha estranha dos desenvolvedores de apenas darem a sensação de que estamos em um MMORPG e não oferecerem essa experiência na prática. Uma escolha duvidosa e que certamente pode ser encarada como uma perda grande de oportunidade. Se você pensava em pegar o jogo para jogar tudo com os a amigos, irá ficar desapontado.

Sword Art Online: Fatal Bullet possui um modo multiplayer que se divide em Cooperativo e Competitivo, mas que sofre com poucas opções de conteúdo. No modo Cooperativo você recebe missões PvE para até quatro jogadores, onde precisamos eliminar um Boss para ganhar alguns recursos no final. E não espere por inimigos especiais, são os mesmos da campanha single player, mas com uma quantidade maior de pontos de vida.

Já no campo Competitivo temos o modo PvP, que consiste em duas equipes de 4 jogadores que competem para infligir mais dano a um Boss, dentro de um limite de tempo. Os jogadores também podem se eliminar, mas o que define a vitória é o dano infligido ao Boss. Assim como no modo PvE não existe mudança de objetivos, o que muda é apenas o Chefe e a arena onde ele aparece.

O lado positivo é que existe espaço para crescimento, pois o modelo escolhido pode ser facilmente expandido com novas missões, eventos especiais e até mesmo Chefes totalmente novos. O que é bom e pode aumentar o longevidade do título.

Gráficos e Som

Graficamente, o jogo não decepciona e traz um mundo bem interessante com o uso da Unreal Engine 4. Sword Art Online: Fatal Bullet começa com mapas não muito interessantes e que sofrem com falta de mais detalhes e elementos neles, mas conforme outros mapas são abertos podemos vê-los crescendo em beleza e com ideias mais inspiradas. As dungeons também oferecem bons designs, mas é uma pena que exista uma repetição demasiada. O grande ponto positivo fica por conta dos efeitos das armas e habilidades especiais que realmente impressionam com os seus detalhes.

Os personagens também são muito bem desenhados e detalhados, e foram trazidos com fidelidade do anime, algo que certamente irá agradar aos fãs. Os inimigos normais também são bem interessantes, mas pouco variados. Já os inimigos únicos são realmente variados e interessantes e dão gosto de enfrentar.

As telas de loading são um tanto quanto exageradas, pois elas são muitas. Elas nem são tão demoradas, mas o fato de elas aparecerem praticamente em qualquer lugar que fomos entrar ou quando uma situação de diálogo for iniciada quebra demais o ritmo do jogo.

A trilha sonora é muito boa, tanto na hora que estamos apenas explorando ou conversando com as pessoas, quanto como estamos em batalhas, sejam elas mais simples ou contra inimigos especiais. Cada tema chega na hora certa e traz uma boa sensação para o que estamos vivendo dentro do jogo.

O áudio está em japonês, com as vozes originais do anime. Mas podem ficar tranquilos, pois os menus e as legendas estão todos em português do Brasil, o que é sensacional.

Opinião

No final fica uma estranha sensação com Sword Art Online: Fatal Bullet, pois ele traz uma real sensação para o jogador de estar em um MMORPG, mas não permite que os jogadores tenham essa real experiência, o que deixa um grande sentimento de oportunidade perdida. Certamente, se o jogo permitisse que os jogadores realizassem todo o conteúdo do jogo juntos, seria um grande sucesso entre os jogadores, assim como ocorre com Monster Hunter World.

Ainda assim o jogo é bem divertido com uma jogabilidade muito boa, que traz grandes desafios para os jogadores e uma história interessante que mostra bem como são as relações dentro de um jogo online desse tipo. Uma obra que deve ser conferida, principalmente para os fãs do anime, e que já pode ser considerado como um grande avanço dentre os jogos já feitos focados na obra.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money