fbpx

Mulaka é um jogo de aventura 3D baseado na cultura indígena da tribo Tarahumara, originaria do México.

Confira nossas impressões desta jornada às raízes do povo mexicano.

A missão de Mulaka

Mulaka é baseado na antiga tribo dos Tarahumara, um povo conhecido pela sua resistência e incríveis habilidades de corrida. Os jogadores assumem o papel de Mulaka, um jovem Tarahumara em uma jornada espiritual, na qual ele precisa acabar com a corrupção que está se alastrando pelas terras de seu povo. Armado com uma lança, o jovem guerreiro precisa dar cabo de espíritos malignos e outras criaturas mitológicas da tribo Tarahumara, enquanto ajuda os necessitados.

A história não é das mais originais, mas serve muito bem como plano de fundo para o jogo. Como em muitos jogos do gênero aventura, Mulaka ganha habilidades conforme avança em sua jornada. Algumas habilidades são dadas por deuses, enquanto outras por NPCs que encontramos pelo caminho. Ao final, Mulaka pode ser considerado um verdadeiro Sukuruame, titulo dado a poderosos guerreiros shaman.

Jogabilidade

Mulaka tem todos os elementos de um bom jogo de aventura – exploração, quebra-cabeças e combate. A estrutura do jogo é baseada fortemente nestes elementos.

Os jogadores irão explorar vastos cenários diversificados. Mulaka atravessará desertos, cânions e florestas para acabar com a corrupção que assola seu povo.

Em meio a esses cenários, o jogador passará por alguns quebra-cabeças, mas o mais marcante é um “mini-jogo” onde é preciso guiar um córrego. Sério, essa parada está em todas as fazes. Felizmente, a dificuldade vai aumentando enquanto avançamos no jogo.

Como todo guerreiro, Mulaka é provido de várias habilidades de combate. O guerreiro possui ataques fortes e fracos, que podem ser combinados para criar combos devastadores. Mais para o final do jogo, é possível até mesclar seus ataques com a habilidade de transformar-se em animais.

Tudo seria muito bacana, se os comandos do jogo não fossem tão imprecisos. O tempo de resposta atrasado prejudica na criação de combos. O hitbox, área de colisão dos ataques, do jogo também é confuso. O melhor exemplo é quando você precisa realizar o mini-jogo de guiar o córrego. O jogador precisa bater em rochas para mudar o curso da água. O problema é que dependendo de onde você bate, a rocha não muda seu curso, não importa quantas vezes você bata, obrigando o jogador a procurar a posição exata de onde é preciso bater. Agora imagine isso em caso de chefes, onde é preciso atacar algumas vezes em alguma área específica? Pois é.

Gráficos e Sons

Os gráficos de Mulaka são bem básicos, com figuras poligonais bem coloridas. Mas não se engane, o jogo pode surpreender com belos cenários. Já não pode se dizer o mesmo do jovem Mulaka, que carece de expressões ou detalhes, tornando difícil criar qualquer sentimento de empatia com o personagem. Por ser um jogo de gráficos simplórios, é comum de se esperar uma alta performance. Mas por algum motivo o jogo não atinge os 60fps, o que é frustrante.

A parte sonora em geral é bem relaxante, mudando de ritmo quando entramos combate. Não espere por nada memorável.

Infelizmente, o jogo não está localizado em pt-br.

Opinião

Mulaka é um interessante mergulho na cultura mexicana. Com belos cenários e uma boa quantidade de conteúdo a ser explorado, o jogador poderá se divertir com um bom jogo de aventura.

Em contrapartida é preciso ter ciência de que Mulaka carece de um refinamento na jogabilidade. O atraso na resposta dos comandos podem frustrar o jogador durante combates e até mesmo na exploração dos cenários.

Entenda nossas notas

Clique e confira na Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money